Segundo o ex-funcionário Obbe Vermeij, ex-líder técnico da Rockstar, a IA pode reduzir significativamente os custos de produção do próximo jogo da franquia GTA.
Em entrevista ao podcast Kiwi Talks (via Combo Infinito), Vermeij explicou que ferramentas de IA já são capazes de gerar cutscenes completas com base em simples descrições. Cenas com personagens e diálogos podem ser renderizadas automaticamente, exigindo apenas ajustes posteriores.
Programadores antes representavam cerca de 1/3 das equipes, mas hoje ocupam apenas 10 a 15%, segundo Vermeij. O motivo? Motores gráficos modernos já integram tarefas como física, colisões e animações, reduzindo a dependência de código manual.
Com isso, talvez o GTA 6 acabe custando menos do que um GTA 7, que pode ser lançado só na próxima década.
E lembrando que também tem a questão das animações já criadas em outros jogos da empresa, que muitos aspectos dos jogos são reusados em outros projetos, acelerando o desenvolvimento e reduzindo custos. Ou mesmo a Take Two pode inclusive pedir auxílio pra outros estúdios.

Amante de games e cultura pop, desbravando a rotina da criação de conteúdo nas horas vagas. Tem PCs, consoles, mas também curte jogos online competitivos e de estratégia.






