Pular para o conteúdo
Início » Arenanet » Guild Wars 2 – Arenanet elimina o “champion farm” dos mapas iniciais

Guild Wars 2 – Arenanet elimina o “champion farm” dos mapas iniciais

Guild Wars 2 - Veteran Giant Boar

Acabou a farra da “champion train”, um dos eventos mais visados por muitos jogadores que procuravam “dinheiro fácil” no Guild Wars 2. Desde que comecei a jogar (no final de agosto de 2013) os jogadores tinham descoberto um timer interno do game com uma sequência pré-determinada de eventos de “champions”, que são as versões mais poderosas de alguns inimigos. Por exemplo: no mapa inicial de Queensdale, o jogador poderia topar com um troll bem poderoso de uma caverna, um “Giant Boar” (representando os javalis, que são comuns na região), um “Oak” contaminado e o “líder dos bandidos”, este último situado no topo de uma caverna que é be mais fácil de chegar quando se tem 20 jogadores invadindo a localidade “ao mesmo tempo”. Em Queensdale levava em torno de 10 minutos para completar toda a rotação, e o timer da aparição dos inimigos recomeçava, reiniciando o ciclo de tarefas dos jogadores.

Só que a farra acabou. Na atualização principal do evento Festival of The Four Winds a Arenanet “converteu” os inimigos, de “champions” para “veteranos”, para que os jogadores possa ter uma experiência melhor no “core” do MMO. Com a conversão, a bag de prêmios foi eliminada, junto com as motivações dos jogadores mais experientes em realizar essas tarefas. Hoje decidi testar as mudanças e a rotação até que existe, mas apenas o Champion Rotting Ancient Oakheart que permaneceu na condição de “Champion”. Já os eventos de cada inimigo permaneceram, o que gerou uma situação incomum: no evento do Giant Boar (que aparecia um Champion da classe “Javali”) alguém poderia ativar o evento ao aceitar a ajudar o caçador Lodgemaster Carthage, que fica em uma taverna nas proximidades. Alguns dias atrás eu ativei o evento, acompanhei ele e venci o javali gigante, onde uns 2 outros jogadores também apareceram para ajudar. Quando se é um inimigo veterano, dependendo da build o jogador consegue derrotar rapidamente, diferente de um champion, que precisa de mais trabalho (mas já consegui solar um inimigo similar uma vez, usando a classe Elementalist e alternando entre ataque ofensivos (com fogo) e defensivos (magias de água/cura), e a luta demorou um bocado de tempo).
Com essa mudança de campeão pra veterano, a Arenanet eliminou uma das tarefas mais feitas pelos jogadores, forçando um êxodo geral dos mapas, onde muitos deles foram fazer a mesma tarefa na Frostgorge Sound, um dos últimos mapas do game e para personagens de nível 80, no extremo-norte da área jogável do MMO. A “rotação” ainda está funcionando lá, apesar de ter lido reclamações quanto a um possível “nerf” de ítens, recompensas e elementos (possivelmente inimigos) nos últimos meses, lendo as reclamações dos jogadores no chat dos mapas (e aliás, o chat nas áreas iniciais de Queensdale teve uma queda enorme de atualizações, com os jogadores falando bem menos por lá).
Uma alteração que a empresa poderia ter feito no lugar é alterar os timers dos inimigos, deixando eles “aleatórios”, mas acho que até nesse ponto poderia ser complicado, por conta de que muitos jogadores avisarem outros players no mapa. Quando avisei os jogadores do Champion Oak, rapidamente apareceram mais jogadores pra me ajudar a matar, diminuindo um pouco a dificuldade dos combates. Claro que não foi na mesma quantidade das épocas anteriores, mas acabaram aparecendo alguns, que provavelmente estavam nos arredores fazendo alguma tarefa.

Guild Wars 2 - Champion Rotting Ancient Oakheart

Outra questão que é bom comentar é que a empresa sempre irá coibrir, de certa forma, o “farm de gold”. Uma das principais fontes de faturamento da empresa é a loja de gemas, que fica dentro da interface da “Black Lion Trade House”, onde o jogador pode adquirir gemas com ouro ou com dinheiro real. Como a cotação é sempre desfavorável para o uso de ouro interno do game, eles tentam incentivar o jogador a querer gastar alguma grana adicional no game, já que, diferente dos MMOs de assinaturas e os Free-To-Play, aqui o jogador compra o game completo e não precisa mais pagar mensalidade. Guild Wars 2 não tem barreiras ou limitadores de eventos e de progressão, deixando todo o game liberado, e com isso a Arenanet insere sempre novos items adicionais na loja, tendo sempre alguns items temporários, como roupas exclusivas, miniaturas, promoções em outros itens de grande procura, e outros. O game também dificulta um pouco a obtenção de dinheiro, e durante 6 meses eu acumulei, de maneira normal, cerca de 60 golds. Gastei 40 nas últimas semanas pra abrir uma nova aba de espaços no banco, pra deixar os ítens de “craft” de ascended, que estão nos milhares. Pois antigamente, quando ia em dungeon eu tinha de vender os ítems na casa de leilões no meio da luta, tirando a minha concentração e sendo um transtorno a mais quando o inventário ficava cheio, não podendo carregar mais ítens melhores que eu adquirisse depois (apesar do game também ser difícil nessa parte, e apenas nas Fractals of The Mists que tem mais chances de conseguir ítens ascended).
Sem essa rotação, muitos players irão procurar outras tarefas, como visitar outros mapas que ele pode não ter visitado, ir no PvP ou no World vs World (onde jogadores de 3 servers se enfrentam em arenas gigantes) ou mesmo o evento temporário mais recente, o Festival of The Four Winds. Pelo menos em julho teremos o início da segunda temporada de eventos de enredo, e aí os jogadores poderão voltar das “férias” e são grandes as chances de vermos o início de uma nova guerra entre os heróis e o provável Mordremoth, o dragão ancião que a Scarlet ressuscitou alguns meses atrás.
Para saber mais, confira a nossa análise, com outras infos e opiniões deste que é um dos melhores MMOs dos últimos anos!