Guild Wars 2 é um MMO realmente foda. Estou jogando com alguma regularidade nas últimas semanas e alguns elementos do jogo são maneiros, como o sistema de crafting, conquistas por conta (e não por personagem) e a melhor parte, que são os eventos e quests públicas e dinâmicas, que aparecem aleatoriamente no mapa (e outras em locais específicos para ajudar a população) e quem estiver perto pode entrar na área e cumprir a quest, sem precisar conversar com algum NPC nem nada. Também tem a nova “mania do momento” dos jogadores, que são as “rotações dos world e group bosses”. Enquanto o jogador fica nos mapas fazendo alguma coisa, se ficar de olho no chat a galera indica algumas vezes a localização dos “chefes de área” e uma galera se junta para derrotar ele rapidamente, fazendo um ciclo pré-determinado de lutas. Tem desde um troll numa caverna até mesmo a “cereja do bolo”, um shadow behemoth gigante e todo fragmentado que aparece no meio de um pântano, numa raide montada na hora por quem está perto, que gera ítens interessantes e equipamentos próximos do nível da área em questão.
Mas vamos à notícia do momento para os jogadores do game online! Segundo o site oficial (via Massively) o próximo update terá o retorno de um dragão morto-vivo cheio de estórias pra contar! Aliás, estórias não, o bichano deve ser foda. Segundo o Massively, Tequatl the Sunless é o tenente morto-vivo das forças de Zhaitan e, aparentemente, o jogador enfrenta ele e o derrota em algum momento do enredo do jogo, talvez em um momento que eu ainda não cheguei por estar com personagens em nível baixo. O dragão retorna novamente mais rápido, forte e mortal, e não se sabe se ele será derrotado novamente. Confira o trailer:
Outras adições são: novas runas para o WvW (World vs World, o sistema de PvP do jogo, onde os jogadores de um servidor enfrentam outros jogadores de outro server em arenas gigantes), uma nova habilidade no PvP e o sistema de “Looking For Group”, onde os jogadores podem fazer buscas para encontrar outros jogadores e montar um grupo para fazer dungeons e não ficar ao redor “gritando” para encontrar mais gente (algo relativamente comum para raides no World of Warcraft quando os jogadores procuram gente no “chat de comércio nas cidades”, mas que pode diminuir um pouco com o sistema de raides flexíveis no novo patch). Incrível como era um elemento que eu não tinha pensado nisso: os dungeon finders estão presentes em diversos jogos e ajudam os jogadores a encontrarem jogadores aleatórios para entrar numa dungeon qualquer. Por ter feito apenas “quests solo” de enredo e ter acompanhado os jogadores nos “world bosses” das áreas iniciais (juntando com a galera que está perto da aparição dos bichos) eu não cheguei a ver se tinham dungeons mais elaboradas e com mais gente, no mesmo estilo do World of Warcraft e do Final Fantasy XIV.
Os chefes também estarão mais desafiadores, como o Megadestroyer, o Golem Mark II e o Fire Elemental. Provavelmente são world bosses das áreas mais avançadas do game ou chefes de dungeon, por não ter visto eles ainda. O update será lançado no dia 17 de setembro, e em outubro teremos a primeira Season do WvW.
Um detalhe que eu andei lendo é que eles querem sempre lançar novos updates pros jogadores voltarem a Tyria, e diminuir a evasão de jogadores que podem não ter mais o que fazer no jogo. Guild Wars 2 não tem sistema de mensalidade, mas tem uma lojinha interna onde o jogador compra “gemas” com dinheiro real e pode comprar ítens extras ou skins para o personagem. Quanto mais jogadores online, mais chances deles ganharem alguns trocados a mais e conseguirem manter o ciclo de desenvolvimento constante com novas atualizações, além de estar vendendo bem para os padrões dos MMOs: 3,5 milhões de cópias desde o lançamento. Provavelmente o jogo pode ter causado algum estrago na quantidade de assinantes do World of Warcraft, por muitos terem migrado, mas ainda acho que não teve um impacto significativo. De qualquer jeito, recomendo o game para quem curte o gênero e nos próximos meses deve aparecer uma análise por aqui, pois ando jogando a conta-gotas e sem muita pressa.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!