Pular para o conteúdo
Início » Halo » Impressões – Halo: Combat Evolved Anniversary (Xbox 360)

Impressões – Halo: Combat Evolved Anniversary (Xbox 360)

Halo Combat Evolved Anniversary

Numa daquelas oportunidades que eu não arrumo todos os dias, eu joguei o Halo: Combat Evolved Anniversary no Xbox 360 de um amigo. Para ser um editor melhor, e para poder comentar melhor por aqui, eu tenho sempre em mente que queria jogar o máximo de games que eu pudesse, no máximo de plataformas que eu conseguisse ter acesso, para poder ter uma mente mais aberta, e não xingar franquias sem propriedade e baseado no achismo. Tecnicamente, o Select Game é um blog multiplataforma, mas a gente acaba puxando um pouco mais para o PS3, por ser o console que eu possuo atualmente. Mas acho que se tivesse um Xbox 360 também eu poderia ser mais eclético e ter mais possibilidades de games e de opiniões. Jogos como o Infinite Undiscovery, Tales of Vesperia, a série Halo, a série Forza e a série Gears of War estão nos games que eu jogaria com certeza no console, com as séries sendo o top do top dos exclusivos do console na minha opinião. Mas enfim, estou desviando do assunto. O assunto neste post é Halo: Anniversary, e eu fiquei impressionado com o que eu vi.
A série Halo começou no primeiro Xbox e depois foi lançada nos PCs, trazendo um game de tiro futurista e muito elogiado pela crítica e pelos jogadores. A série está entre as principais séries de games da Microsoft, e sempre manteve uma certa exclusividade nas plataformas, com os últimos saindo apenas no Xbox 360. O primeiro teve uma versão para PC, Mac e Xbox, e em 2011 ganhou um remake com gráficos de ponta, para quem não tinha jogado o primeiro na época que saiu. Anniversary foi o primeiro game da 343 Studios, hoje o estúdio que ficará responsável pela série e que recentemente lançou o Halo 4, depois de 4 anos de de desenvolvimento. Eles também farão 2 outros games da série Halo, mas é bem provável que ele sair em uns 2 ou 3 anos, e provavelmente seja lançado só na próxima geração de consoles.

halo anniversary

Outro detalhe que vou comentar antes: não sou nenhum especialista na série. São as primeiras impressões de um iniciante na série, e impressões de quem jogou algumas poucas vezes no Xbox 360 nos últimos anos. Então não estou familiarizado com as nuances da plataforma. Dito isso, continuemos.
Primeiramente, eu fiquei impressionado com o visual do game. A primeira missão é dentro da nave espacial “The Autumm” (Outono), uma nave que aparentemente usou algum recurso de hiperespaço e surgiu do nada na órbita de um planeta, sendo seguido por alguns inimigos. O game é legendado em português, o que ajuda bastante no entendimento do enredo para quem não é familiarizado com o inglês. A órbita do planeta tem uma espécie de anel, e tanto o chefe da tripulação quanto a inteligência artificial Cortana ativam planos de contingência para enfrentar a ameça, enquanto que eles descongelam o Master Chief, o último sobrevivente dos super-soldados Spartan-II e o personagem principal da maioria dos games da série. O cara com a armadura verde e o visor amarelo, que terá a missão de levar a inteligência Artificial Cortana para fora da nave, pois ela tem a localização da Terra, e por isso não pode cair em mãos erradas.
Durante os testes de visão característicos de muitos games, eu reparei que a localidade em volta é bem colorida, um pouco diferente dos games normais de tiro que, em sua maioria, tem paletas meio acinzentadas por conta deles serem ambientados em ambientes urbanos e dentro de uma guerra qualquer. Os gráficos são potentes, mas que mostraram mesmo a potência visual quando eu acionava a visão retrô, que mostra o game com os gráficos do primeiro Halo. A diferença é brutal, e nem me sentiria compelido a jogar com este estilo artístico, preferindo os gráficos atuais, que tem texturas vibrantes, modelos dos personagens bem-feitos e cenário embasbacante. Talvez os únicos game de tiro que conseguiriam concorrer de igual pra igual com o visual de Halo são o Battlefield 3 e o Medal of Honor: Warfighter, por eles terem sido feitos na Frostbite Engine 2. Mas acho que, por ser um exclusivo e pelo game ter sido otimizado apenas para esta plataforma, nem esses aparentam ser tão bonitos quanto este Halo. Fico imaginando o visual de Halo 4, mas enquanto o meu amigo não adquire o Halo 4 para eu poder ver, pelo menos senti o gostinho de jogar algum game da série sem compromisso.

Halo Anniversary   Halo Anniversary

A minha progressão foi pequena, me limitando apenas na primeira missão, com o Master Chief dando cabo de uma invasão alienígena que tinha 2 inimigos diferentes: uns nanicos com uma voz fininha, e uns inimigos azulados e com tamanho “normal”, que tem uma espécie de colete especial de energia e alguns deles ficavam atrás de escudos azulados. Não foi difícil me acostumar com a jogabilidade, mas por desconhecer os botões do joystick do Xbox 360, acabei indo na tentativa e erro quanto ao uso de certas habilidades, e acabar decorando alguns movimentos básicos, como atirar e usar melee nos inimigos azulados, para destruir o escudo e metralhar o cara. A munição também foi bem farta na primeira fase e sempre aparecia algum pente dos inimigos, e normalmente eu sempre metralhava sem dó os oponentes, tentando mirar na cabeça.
O Master Chief também tem uma barra de energia do escudo, e uma barra extra, que é a vida real do personagem. Quando a energia do escudo acaba, começa a usar a barra de vida mesmo, e nessas horas eu me protegi para recuperar a energia do escudo (pois as barras de vida não se recuperam automaticamente), até achar medkits com recuperação de energia. Também teve locais que eu encontrei um escudo extra (de cor verde) que não recuperava automaticamente, mas dava uma proteção extra para o personagem.

halo anniversary

No final da fase o Master Chief foge com alguns soldados sobreviventes dentro de um módulo de fuga, indo na direção do anel que estava em órbita. O anel tinha uma espécie de vegetação própria e gravidade, contendo vida e uma espécie de vegetação. Somente o Master Chief e a Cortana sobrevivem, e ao sair da nave aparecem naves inimigas e outros inimigos. Terminei minha progressão nesse ponto, e tecendo uma opinião rápida o enredo aparenta ser bem interessante. Claro que, após os testes, eu adquiri a Revista Oficial do Xbox 360 que tem um poster com a “Linha do tempo da série” e vi que a lore do universo Halo é muito interessante, cobrindo 1 bilhão de anos dos principais acontecimentos do universo sob a ótica da série. A Bungie e a Microsoft conseguiram criar um  universo crível e futurista, apesar de não concordar muito com certos acontecimentos. Para quem gosta de games futuristas a série Halo é promissora, mas eu bem que iria curtir jogar todos os games para ficar por dentro da série.

2 comentários em “Impressões – Halo: Combat Evolved Anniversary (Xbox 360)”

  1. Uma correção, a série nasceu no Xbox e somente muitos anos depois apareceu no PC, que viu somente os dois primeiros títulos da franquia, diga-se.

Não é possível comentar.