Faltou um bom senso enorme na Sony esta semana, ao começar a exigir login de conta da PSN para jogar o Helldivers II no PC. O jogo se tornou o maior sucesso dela na plataforma, onde tinha mais de 100 mil jogadores simultâneos no Steam, e agora tá tudo indo pro pó.
Já que, após a decisão deles exigirem login da PSN, o jogo começou a receber o “review bomb”, quando jogadores começam a postar análises negativas na página do jogo. Foram mais de 100 mil reviews negativos em poucos dias e agora a Sony tirou o game da loja do Steam em 170 países, em outra decisão altamente controversa.
Segundo o VG247, a PSN só está disponível em 69 países. Ou seja: quem mora em outro país não conseguiria jogar ou teria de criar uma PSN fora do seu domínio de residência. E criar com endereço falso poderia até causar um banimento do jogador da conta da PSN, gerando outro transtorno pro jogador, e do risco dele perder centenas de horas investidas no jogo.
Além disso, aparentemente o Steam também está oferecendo reembolso, mesmo para quem jogou mais de 2 horas o game. A Valve pelo menos tem bom senso.
Aqui no Brasil o jogo continua a venda no Steam, saindo por R$ 199,50.
Segundo o Gamesradar, a decisão veio da Sony, e não dos devs do Helldivers II. O gerente de comunidade Twinbeard comentou o seguinte:
“Em primeiro lugar, a decisão é da Sony, não nossa. Em segundo lugar, ainda não temos todos os detalhes sobre questões relacionadas à região. Estamos procurando a Sony para obter mais informações.”
O jeito é esperar por uma mudança de posicionamento da Sony. Mas a imagem dela já caiu bastante depois dessa. Mataram o que poderia ser uma enorme mina de ouro, por conta do game ter um battle pass, e ter outros cosméticos na loja.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!