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HiRez remove as gemas das missões semanais de Smite

Parece que a maior motivação de fazer as missões semanais de “Smite” deixou de existir nas últimas semanas. Hoje fui procurar saber do porquê que as missões semanais só estavam dando o “Favor”, uma das moedas correntes do game onde o jogador usa para diversas finalidades, desde destravar novos personagens, aparências extras, ícones, etc. Quando comecei a jogar o game no beta do PS4, estava tendo o sistema de “missões semanais”, onde o jogador ganhava 30 gemas extras além das 50 gemas dos logins diários, o que ajudaria bem para destravar itens especiais, skins exclusivas ou mesmo usar as gemas para comprar a Season Ticket.

Smite - Missões Semanais

Só que no meio de março a produtora decidiu remover as gemas das missões semanais, mantendo apenas o ganho de Favor. A produtora alegou que estavam injetando muitas gemas na economia do game como um todo. Em compensação, eles chegaram a fazer um evento de bônus, com os jogadores podendo ganhar 90 gemas ao fazer 3 “primeiras vitórias do dia” (o chamado FTWOD) em um final de semana, fazendo o evento na sexta, sábado e domingo (ganhando 30 gemas em cada dia).

Claro que, como era esperado, a comunidade reclamou nos fóruns e no Reddit, já que sem as gemas, não faz mais sentido o jogador fazer as missões semanais. E agora a única maneira de conseguir gemas sem precisar apelar pra dinheiro real é no sistema de bônus de login, tendo de logar consecutivamente durante 7 dias, ganhando 15 gemas no Dia 6 e 35 no Dia 7.

Acredito que eles fizeram isso por conta de ter tido alguma “queda de faturamento” de maneira geral. Com mais gemas no mercado, o jogador gastaria menos, por conta de apenas acumular as gemas e usar elas para determinados fins, como comprar a Season Ticket ou mesmo os itens do evento “Rising Dawn“, que deu algumas skins exclusivas baseados no panteão japonês (como a skin kawaii da Neith).

Mas tanto o sistema de login diário e o de “primeira vitória do dia” são excruciantes no MOBA. Os jogadores mais iniciantes tem de ter muita sorte pra conseguir vencer uma partida com jogadores aleatórios (pegando grupo bom), algumas partidas são bem demoradas (estamos falando de um MOBA) e se o jogador ficar UM DIA sem logar no game, o bônus de login é resetado totalmente, tendo de recomeçar novamente.

Smite - Sistema de Logins Diários

Claro que a HiRez tem uma enorme quantidade de jogadores no MOBA e eles tem de se manter de alguma forma pro game continuar ativo, mas acho que poderia ter um sistema mais interessante e inteligente do que apelar pro login diário. Melhorar o sistema de missões semanais é um caminho interessante para incentivar o jogador a jogar, e quando o jogador começa a gostar do jogo, invariavelmente ele poderia se interessar em usar o sistema de microtransações do game. Mas quando nem tem isso e o jogo se baseia muito no modelo F2P, os jogadores acabam desanimando, ainda mais pela demora em destravar todos os personagens sem precisar apelar pra Founder Pack ou a Ultimate God Pack, que destrava todos os personagens atuais e futuros de Smite.

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