“O end-game de Honkai Star Rail está se tornando ruim”. A frase anterior resume bem a minha frustração com o jogo da Hoyoverse. Um jogo que considerava tão promissor, com personagens tão carismáticos, que eu queria inclusive fazer cosplays (e crossplays) dos personagens.
Mas ao chegar no nível 80 e, quase 3 meses depois, não ter conseguido ainda terminar de buildar alguns personagens, prova que o jogo não é amigável para jogadores que começaram tem pouco tempo ou que não querem gastar tanta grana com o jogo. Ou o jogador se diverte sem pisar no end-game, fazendo apenas a história e eventos (e não pegando tantos personagens dos banners), ou ele tenta ir no end-game, se frustra, e pode inclusive parar de jogar.
E, consequentemente, parar até de pagar pela bênção diária e pelo passe da Honra dos Inonimados. Mas parece que a Hoyoverse não parece estar tão preocupada com a situação atual do end-game. Pois a Memória do Caos mais recente é provavelmente a pior que eu to tentando fazer, e prova que as coisas só pioraram de uns tempos pra cá.
Se antes eu tinha pelo menos alcançado o andar 10, agora nem to conseguindo fechar o sétimo andar. E Acho que terei de ir degrau por degrau ao invés de pegar um andar mais alto pra poupar tempo e fazer o sistema de “conclusão rápida” que tem na MOC.
A cada temporada de end-games do Honkai Star Rail, muitos jogadores e criadores de conteúdo perceberam uma “inflação” de HPs, para que os jogadores continuem tentando pegar os personagens mais recentes. Mas como tem o sistema do 50/50, e de perder o 50/50 também adiciona uma camada extra de frustração, é mais um fator pra deixar o jogo de lado.
Aliado a isso, esses dias eu respondi um questionário internamente de feedback, e não lembro de ter tido perguntas sobre os end-games, tendo apenas questionamentos sobre Amphoreus. E tem 3 end-games atuais são bem estúpidos: a Memória do Caos, a Sombra Apocalíptica e a Pura Ficção.
Todos eles pedem quase sempre personagens 5 estrelas, “bem buildados”, e que são de elementos que consigam causar mais dano. Mas mesmo com eles, fica extremamente difícil. Vou pegar o exemplo da minha conta: eu mal tenho personagens de vento pra enfrentar personagens que tem fraqueza a vendo, e acabei perdendo o 50/5 da Aglaea pra Bronya. A Bronya é até uma ótima personagem, mas eu teria de buildar ela do zero. Mas muitos recomendariam que eu tivesse pegado a Feixiao, que ficou por bastante tempo no meta. Mas eu acabei “skipando” a Feixiao quando teve o primeiro banner dela, e não teria Jades pra conseguir ela de novo quandot eve o re-run dela.
E mesmo que eu conseguisse ela (se eu tivesse tido muita sorte), eu teria de buildar ela também. Aí talvez eu teria de caçar cones de luz bem específicos, melhorar relíquias, melhorar rastros.
Eu estou tentando buildar os rastros/habilidades de pelo menos uns 10 personagens nos últimos 3 meses, e ainda não consegui terminar, justamente pelo sistema de “Poder do Desbravamento”, que é limitado. É limitado já que se o jogador quiser acelerar o processo, ele teria de gastar dinheiro real comprando uma moeda, e depois convertendo essa moeda em Jades.
E como ainda não terminei de buildar, nesse meio tempo ocorrem as trocas de temporadas, e apesar de ter diversos personagens-chave, ainda pedem as vezes personagens que ou o jogador skipou, ou perdeu o 50/50. Exemplos de personagens poderosos que são citados, mas que eu não tenho aqui: Vaga-Lume, Rappa, Feixiao, Sunday, Ruan Mei…que são personagens que fazem uma enorme diferença nas contas, e sem eles tem alguns chefes que se tornam quase impossíveis de conseguir triunfar. O Sunday eu acabei pulando pois queria a Fugue, mas por mais incrível que pareça, eu dei mais de 60 tiros no Sunday pra tentar pegar a Tingyun (sim, a de 4 estrelas), mas não iria dar tiros neles de início, e ele não veio. E ele faz uma enorme diferença em várias composições.
Fora que também tem os cones de luz 5 estrelas. Eu só fui atrás do cone da Herta 5 estrelas pois eu já estava no garantido e já tava no Pity, já que eu tinha perdido o 75/25 do cone da Acheron. A Acheron é uma ótima personagem, mas até mesmo ela não tava dando conta da MOC atual na minha conta. Não tenho o cone dela e com isso ela não performa tão bem.
“Ah, mas você não tá sabendo buildar” ou “Ah, mas você não tá sabendo jogar”. De fato tem um pouco a questão das relíquias, mas esse sistema deles é também bastante estúpido: tem de upar as relíquias até o 15, se num tiver stats bons das relíquias (e ter isso já em mente antes de upar elas) o personagem pode não performar bem. E aí o jogador tem o dilema: usar o poder do desbravamento pra melhorar rastros ou farmar relíquias ? E ainda tem de upar elas, consumindo créditos e relíquias antigas (que uma hora acaba e tem de farmar de novo nos Cálices). Todos os personagens que eu tenho ainda não estão com relíquias de nível 15, e seria muito demorado ainda melhorar isso, com o risco de simplesmente não da tempo.
E se a Acheron sofrer powercreep ? Se personagens como o Aventurine e a Robin (que são altamente recomendados e usados) não estiverem mais dando conta por conta dessa inflação de HP e poder, eu teria de:
1) ter sorte de conseguir o personagem do banner
2) ter de upar tudo de novo, de rastros, relíquias e talvez algum cone de luz
3) talvez tentar o cone de luz 5 estrelas do personagem, mas aí eu estarei sacrificando provavelmente o próximo personagem, que deve ser bem poderoso para ter vontade de ter o personagem na equipe, mas aí eu teria de recomeçar o processo.
A conta simplesmente não fecha. Quando perdi o 50/50 da Aglaea, eu pensei: vou parar de renovar a bênção de login (que hoje custa R$ 24,90) e vou parar de pagar o passe da Honra dos Inonimados (que tá por 50), pois não está valendo a pena tanto esforço e to vendo que o dinheiro não está servindo de nada. Aí curiosamente, depois de 12 tiros a Aglaea veio, e com isso eu comecei a tentar upar ela também. E pouco mais de 1 semana depois ainda não terminei nem de upar rastros, pois tenho de ir inclusive nos Ecos de Guerra. E a quantidade de itens pra upar rastros se torna bem elevada, e é difícil de conseguir fechar os nós.
E eu nem vou tentar o cone de luz dela, mas cheguei a tentar dar alguns tiros nos cones de luz da Aglaea e da Robin. Pois vai que a sorte poderia ajudar, não é mesmo ?
Todos os elementos de travas de end-game de Honkai Star Rail desencorajam o jogador. O jogo não deveria ter o 50/50. Tínhamos de ter pelo menos garantia pros personagens. Pras MOCs de nível final (andares 11 e 12): tire as recompensas delas de Jades e deixa só pros “jogadores pagantes” pra ficarem disputando nas redes sociais e canais do Youtube a quantidade de ciclos e de HQ. Pois pro jogador médio não importa: ele só quer jogar com seus personagens preferidos e se divertir, e quem sabe conseguir um pouco mais de Jades. Não acho que os jogadores queiram sofrer num end-game estúpido, fazendo como que a gente perca nosso tempo livre.
Enquanto isso, a concorrência percebe isso e deixa as coisas mais amigáveis. E a Hoyoverse só vai perceber melhor os problemas de end-game quando a galera deixar de gastar dinheiro no jogo. Mas como o jogo continua rendendo muita grana, tanto faz, né ? Pois os endinheirados conseguem também os Eidolons (que fazem muita diferença nos personagens), conseguem os cones de luz 5 estrelas… mas gastam uma grana enorme, que pode passar dos milhares de reais por mês. Lá fora pode não ser tão custoso, mas a realidade brasileira é bem diferente.
Enquanto isso to tentando fazer o andar 7 da MOC, mas um dos confrontos tem o principal tipo de fraqueza que tem em quase todos os inimigos é Imaginário. E aqui só tenho o Aventurine (que ajuda mais pra defesa), a 7 de Março e a Yukong. Claramente este andar da MOC pode ter sido feito para encorajar a tentar pegar o Mydei, que é do Dano Imaginário, ou ter sorte de conseguir o Welt no banner permanente.
Mas se a média de tiros da 3.1 for realmente em torno de 80 a 106 (segundo estimativas, isso para quem não gasta dinheiro no jogo), dificilmente vamos conseguir o Mydei, ainda mais depois dos elogios que a Tribbie recebeu dos youtubers que tiveram acesso antecipado dela, já que sempre existe o risco de perder o 50/50. E aqui o ciclo se repete e se repete, onde a gente não pode parar de jogar e ainda contar com a sorte de conseguir os novos personagens.
Espero que os buffs da 3.2 ajudem os jogadores a conseguirem ter mais opções pro end-game. Mas a Hoyoverse deveria nerfar os end-games ao ver que os jogadores não estão conseguindo fazer. Muitos jogos online fazem isso, e aqui é raro de ver eles fazerem ajustes e anunciarem isso pra comunidade. Falta ter isso pra termos pelo menos algumas chance.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!