Nas últimas semanas vi diversos criadores de conteúdo comentando mais sobre a questão do powercreep em Honkai Star Rail, e o meu medo é das coisas continuarem piorando, ainda mais com a versão 3.0 chegando na próxima semana, e do que o futuro nos reserva.
Mas o que é o power creep? Pelo que eu entendi, o power creep ocorre quando personagens antigos não conseguem mais dar conta de conteúdos atuais de end-game, e que as produtoras de jogos de gacha querem que os jogadores continuem gastando dinheiro, e com isso está sendo cada vez mais necessário tentar os personagens atuais ou forçar um pouco a barra, comprando mais tiros nos banners.
Isso sem ter garantias de que o jogador pode conseguir aquele personagem ou cone de luz (que são as armas dos personagens), ou o jogador pode até estar no “garantido”, mas ainda assim se o jogador não estiver no “pity” (perto de conseguir) ele pode acabar gastando além da conta. E a questão é: até que ponto a gente teria de levar isso, ou talvez desistir de focar no end-game, e só jogar os eventinhos.
Veja alguns vídeos sobre o assunto, com o mais recente deles bem interessante, postado no canal The Critical Points.
Teve até um vídeo recente do ZZZ, da nova personagem Evelyn, e que ela já poderia ser o powercreep da 11. O ZZZZ (Zenless Zone Zero) é outro jogo da Hoyoverse.
Nas últimas semanas eu cheguei finalmente no ponto onde eu acabo focando em builds dos personagens. Eu já consegui vários personagens já no level 80 e diversos personagens limitados (de 5 estrelas) e vi que mesmo tendo os personagens recomendados nos sites para as composições, não ter boas builds não ajuda a conseguir ir bem em alguns modos de jogo.
Por exemplo a Memória do Caos. A MOC anterior eu até consegui avançar até o andar 10, mas não tive 3 estrelas nos andares e desencanei de tentar mais vezes. Já na MOC atual eu consegui passar do andar 5 com 3 estrelas (talvez devido a alguns andares terem fraquezas contra fogo) e a Fugue ajuda bastante, mas como ainda não tinha boas relíquias, e os rastros não estavam upados, os personagens ainda não performam melhor.
E aqui mora outro problema, que acaba potencializando a frustração do power creep: o tempo de investimento nos personagens, e do risco deles ficarem defasados e não conseguirem completar o end-game.
Por exemplo: para conseguir upar os rastros é necessário fazer cálices, para conseguir determinados itens. E tem uma limitação diária de Poder de Desbravamento. Então leva bastante tempo para o personagem estar melhor nessa parte e depois vem a questão das relíquias: elas tem de estar no nível 12 para o 15, e ter sorte delas terem bons stats. Mas para upar as relíquias é necessário ter créditos e as vezes o jogador tem de farmar isso também, caso eles acabem.
Então cheguei no impasse e vi que alguns end-games do jogo podem não valer a pena para mim, para evitar me frustrar, ou ir até onde der. Só que isso são jades perdidas, pois os end-games são renovados a cada 40 dias. No momento que escrevo esse artigo falta pouco mais de 1 semana pra mudar o “Sombra Apocalíptica”, e nesse ponto eu só consegui fechar o segundo andar de 4, pegando todos os pontos necessários. Então provavelmente eu não devo conseguir pegar tudo.
E também tem o “character check”, um termo que vi um jogador comentando em um vídeo de um youtuber brasileiro recentemente. Curto esse termo pois é o que ocorre hoje no end-game do Honkai Star Rail: tem de ter certos personagens para ter alguma chance.
E uma personagem que posso usar de exemplo é a Ruan Mei. Ela teve um re-run meses atrás, e provavelmente quem começou a jogar durante o patch ou depois pode nem ter pegado ela. Já que as vezes o jogador não acompanhava as análises dos youtubers e não tinha ideia que a personagem poderia ajudar em times de quebra. Resultado: eu não peguei ela, tento me virar com personagens 4 estrelas como a Asta e a Pela (esta última agora está sempre no meu grupo com a Acheron, por não ter o Jiaqiu) e já percebi gente espantada quando comentava em grupos do Discord que eu não tenho a Ruan Mei.
E isso limitava bastante para montar bons times. E isso se torna um enorme problema para quem é free to play ou começou a jogar o game recentemente. Pois a Hoyoverse quer que os jogadores gastem dinheiro nos jogos, mas aqui no Brasil, com a situação econômica atual, se torna bem complicado. Eu mesmo só consegui renovar e bênção diária de login em janeiro no Honkai Star Rail quase 1 semana depois da bênção anterior ter acabado e a bênção de login do ZZZ está perto do fim, pois vou acabar focando os gastos na próxima Honra dos Inonimados. Pois é um valor mensal que, apesar de ser interessante a primeira vista (por reduzir o tempo necessário de farm, além de ter mais Jades/Policromos para dar mais tiros), pode não estar valendo tanto a pena no final das contas.
Agora é ficar de olho em como que será o andamento da 3.0 em diante. Os jogadores ficam bem animados com os novos anúncios e personagens, como a Castorice (que ganhou um novo vídeo recentemente), mas fica sempre tenso ter de lidar com os recursos limitados de cada versão. Teve jogador que comentou comigo que o patch mais recente do Star Rail teve menos tiros e até concordo com ele.
E é bem tenso eu ter de skipar a Vaga-Lume (que está atualmente e me fez começar a jogar, e até quase comprei um cosplay completo da personagem, para fazer crossplays), mas vi que poderia ser mais lógico focar na Herta e em novos personagens no Honkai. Pois os re-runs, que apesar de serem bem úteis, será que os personagens agregariam ? Tentar pegar uma Feixiao ou Jade hoje em dia ajudaria a completar os conteúdos de end-game ? E se o power creep chegar nelas também? A Hoyoverse poderia planejar melhor esses end-games para que jogadores iniciantes e intermediários possam completar, mesmo pra ter um pouco mais de jades. Mas o problema é dela perder faturamento, mas antes ter menos faturamento, do que perder os jogadores que tenham potencial de pelo menos comprar uma bênção de login ou a Honra dos Inonimados.
Por fim é eu continuar indo até onde der nos end-games, e focar meu tempo no jogo fazendo os eventos e conteúdos de história, e jogar outros jogos depois.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!