Existem jogos que nunca vão cair no gigantesco limbo do mundo do games e muitos deles baseados em personagens de histórias em quadrinhos. E também temos grandes sucessos do passado, como X-Men II para Mega-Drive e Marvel Super Heroes – War of Gems de Snes ambos com histórias vindas direto dos quadrinhos. Estes jogos também podem derivar das adaptações destas histórias para o cinema como Spider-Man ou Superman Returns, porém também temos grandes decepções com esse tipo de título. Por exemplo o Blade para Psx e Ps2, que considero um desastre em minha opinião.
Por isso quando anuncim um jogo seguindo essa linha muitos jogadores ficam desconfiados. Então esperam um amigo comprar o game e perguntam como foi para pegar emprestado ou comprar. Quando anunciaram o Batman Arkham Asylum achei que seria mais uma bomba e os últimos jogos do homem-morcego não agradaram (principalmente os do Ps2), fora outras bombas do gênero.
Depois que peguei o demo na Xbox live tive que dar o braço a torcer. Além de um visual impressionante o jogo expõe os jogadores a uma aventura única, sombria e atmosférica, que os conduz às profundezas de Arkham, tendo uma jogabilidade apurada com movimentos leves e precisos. O jogo cria combates memoráveis misturando o bom estilo Street of Rage, ou seja, “pancada até não dar mais” com movimentos de espionagem.
Achamos que todo bom jogo de herói segue a seguinte linha: batemos primeiro e perguntamos depois, bem, ai é que vem a grande diferença de Batman Arkham Asylum nem toda história se resolve deste modo assim como em jogos de espionagem onde temos que usar mais a cabeça que os punhos nosso personagem deve se esconder nas sombras para passar por certos inimigos, mas também para descobrir certas pistas e para fazer vários ataques certeiros que não dão nenhuma chance de reação para os pobres bandidos de Arkham. Isso possibilita a criação de belíssimos combos. O jogo traz também o modo detetive onde o personagem auxiliado por um tipo de visão de raios-X acha pistas, pessoas e caminhos que o ajudam a seguir nas fases.
Em resumo mais uma vez eu adorei ter mordido a língua, pois Batman Arkham Asylum promete ser ótimo jogo do homem morcego e prova que as produtoras aprenderam a utilizar o melhor que esta geração de consoles tem para oferecer para os jogadores que adoram este gênero.
[Imagens via Eurogamer, UOL Jogos e Hardgamer]
Artigos e Notícias de Games, Cultura Pop, moda, entre outros