Ocorreu nesta quarta-feira, 26 de julho, um evento de “theorycrafting” de Hearthstone: Titãs. A nova expansão será lançada na próxima semana e diversos criadores de conteúdo em todo o mundo tiveram a chance de testar os novos cards, testar decks, ver as receitas, etc. Eu tive acesso a uma conta de teste e as partes que mais acho interessante ao participar desses eventos (já que meu tempo ainda é meio curto) é de ver as novas “receitas” de decks de cada classe e ver como são os lacaios dourados.
Já que para o teste eu tive acesso temporário a uma conta de teste com tudo liberado, até pra ter uma gameplay visual mais interessante nas transmissões dos criadores de conteúdo.
Aqui vi que algumas receitas parecem ser bem interessantes, junto com as mecânicas dos Titãs, que são lacaios lendários poderosos, que o jogador pode usar uma das 3 habilidades ao invés de atacar. Depois ele escolhe uma das 2 que restaram e assim por diante
Por exemplo teve alguns que me chamaram bem a atenção nos testes. Aqui menciono 3: o Prócer, o Norgannon e V-07-TR-0N Supremo:
Em uma receita de Mago, por exemplo, eu consegui copiar o Prócer. Como o oponente já tinha usado uma das habilidades, consegui usar outra:
Já o do Norgannon, como ele dobrava a habilidade, o jogador copiou ele, baixou o segundo e teve um momento que ele conseguiu causar 20 de dano!
Já com o V-07-TR-0N Supremo, eu consegui copiar ele com a Ini Tempespiral e dava pra causar um pequeno estrago no oponente, se tiver Construtor Laboratorial, que copia a si mesmo no final do turno:
A expansão terá a mecânica de Forjar, onde o jogador move o card de volta pro deck, gasta 2 de mana e “melhora” o card. O que me deixou um pouco confuso é que aparentemente o card volta pra mão, e achei que ele voltaria pro deck igual a mecânica de Trocável. Pode demorar um pouco pro jogador perceber isso.
Outra receita de deck que me chamou a atenção (mas que não sei se vai performar muito bem quando a expansão sair, já que tem um card de counter que neutralizaria o deck completamente) é o de Autômatos, da classe Sacerdote. O jogador vai ter de saber escolher bem quais cards jogar pra multiplicar os autômatos no deck, para que cada autômato chegue mais potente que o anterior, além de aumentar o poder dos que tem na mesa.
Então cards como o Redemoinho (também de Sacerdote) podem quebrar o deck completamente, já que o oponente pode usar ele e destruir todos os autômatos. Mas na prática acho que não seria muito fácil couterar esse deck, já que mesmo com controle de mesa o jogador pode conseguir bastante autômatos, aumentando seu exército.
Das expansões mais recentes pra cá tivemos a cada expansão uma moldura especial temática, trazendo apenas a arte do card, e informações em uma caixinha menor. Visualmente é bem interessante, e acho que essa parte ainda continua bem tímida e “meio premium” para os jogadores, diferente do Marvel Snap, que tem visuais diferentes nos cards, tanto na loja e nos passes de temporada. Só que acho que poderia ter mais cards com as molduras, e mais chance deles aparecerem nos pacotes de cards.
Aliás, como sugestão minha: esse tipo de arte do card poderia ser recompensa das conquistas internas de temporada. Assim daria um incentivo extra para os jogadores de tentarem as conquistas, mesmo em expansões seguintes. Similar às recompensas de aventuras, onde os jogadores tinham novos cards pra coleção. E ter “skins” de cards do Conjunto Essencial geraria mais engajamento, ainda mais em eventos temáticos.
Agora é esperar pelo lançamento de Titãs e ver como que vão performar os novos decks. Talvez durante a temporada deve ter uma nova temporada do Imprevisível, novo modo de jogo que terá expansões específicas a cada temporada, e com isso os jogadores vão ter um desafio extra em escolher os cards dos decks. Nessa parte as redes sociais e portais temáticos cobrem bem os decks da galera e o meta, e é sempre interessante ver gameplays diferentes nas partidas.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!