Pular para o conteúdo
Início » Arte Digital » Impressões – Tablet Genius 5×4

Impressões – Tablet Genius 5×4

Recentemente adquiri com um colega meu um tablet usado da Genius 5×4. Sei que a maioria vai recomendar uma Wacom, mas como eu sou blogueiro pobre e estou apertado financeiramente, tive de arrumar uma mais barata para saber como é a experiência. Sempre quis testar um, para saber se eu não iria me arrepender de fazer um investimento alto em algo que eu não conhecia. Sorte que um colega meu tinha um, não estava usando e negociei com ele 😀
Depois que instalei o mesmo (instalação do driver, espetar a USB e colocar pilha na caneta…) fui logo abrindo o Gimp para testar o acessório. Sei que também muitos vão recomendar o Photoshop como software, mas como só uso o Gimp (ele atende as minhas necessidades muito bem), então fui testando ele direto.
Uma coisa que vi no post do Continue sobre o assunto é que o tablet realmente substitui o mouse para as suas atividades. Então eu poderia simplesmente usar apenas ele no lugar do mouse para usar o computador, mas convenhamos: mesmo se eu fosse um exímio desenhista, tentaria deixar o meu cérebro separado: em atividades normais eu vou usar o mouse e quando for desenhar, vou usar o tablet. Para algumas tarefas, o mouse é mais rápido, mais intuitivo e todo PC tem.
Mas é uma análise de um tablet. Vamos continuar. Uma coisa que a Cindy teve dúvida e postou no meu blog foi sobre a sensibilidade da pressão da caneta no tablet. Isso tem no Gimp, que funcionou perfeitamente bem. Obviamente eu posso não usar muito o recurso agora, já que inicialmente vou tentar apenas contornar os meus traços nos meus desenhos que posto no meu blog pessoal (aí não preciso de sensibilidade nenhuma!), para depois tentar alguma pintura digital.
Mas o pior fator do tablet é o tal do delay. Já li comentários na net de que esta marca poderia ter esse problema, o que aconteceu aqui. Mas não sei se isso é problema do tablet (da marca ser assim ou um problema deste tablet que estou usando) ou se é o meu computador. Explico: se você fizer um traço muito rápido, o ponteiro do mouse atrasa. Até mesmo traços mais curtos o mouse dá uma pequena atrasada e não sei se isso é do tablet ou do meu PC ser limitado, com 512 MB de RAM e com o Gimp aberto (que, dependendo do tamanho e detalhes da imagem pode deixar o PC lento, por causa da quantidade enorme de memória que e edição da imagem pode consumir…). Isso pode atrapalhar na hora de desenhar, já que o tempo de resposta deveria ser imediato.
Outra coisa a considerar é o preço do mesmo. Nesse ponto tenho de agradecer ao André Kishimoto, me mostrou uns links de tablet com preços excelentes. Eu iria comprar uma nova aqui em Varginha por 430 reais da Genius, do mesmo tamanho que a minha, para depois comprar a Wacom. Depois que vi esse preço eu simplesmente não acreditei e se tivesse comprado aqui antes uma nova (a que adquiri custou 100 reais) seria a maior burrada comercial da minha vida, ao ver uma Wacom com um preço bem parecido (e não o absurdo que o Submarino cobra pelo tablet Bamboo da Wacom) com a da Genius. Se forem comprar, pesquisem bem e procurem referências com amigos e/ou pela internet. Dependendo você pode conseguir um bom negócio com um preço decente.
Por fim, para quem desenha ou modela, ter um tablet pode ser uma mão na roda que facilita muito. Para desenvolvimento de jogos, o tablet se tornou um acessório obrigatório na parte artística, apesar de que em empresas médias e grandes é mais fácil encontrar uma Cintiq do que uma Wacom. Aliás, Cintiq acaba sendo o sonho de consumo dos desenhistas digitais, em virtude das suas características.

Relacionados e Publicidade
Marcações: