Atualização: Hoje em dia é recomendado usar o WindowsBuilder, para criação de telas em Java desktop com Swing. Saiba mais no site oficial.
Artigo original (feito em 2010):
Esta semana decidi voltar a mexer com Java. Já estou cansado do Visual Basic e preciso voltar a ficar atualizado com pelo menos o básico da linguagem da Sun (que foi comprada pela Oracle). E uma das ferramentas que vou precisar mesmo usar é o Visual Editor, um editor visual para o Swing. Todo mundo sabe que o Eclipse não foi feito pra ser programado de forma, já que hoje o Java é mais usado em ambiente web do que desktop. Ainda assim acho que pode ser interessante montar aplicações desktop na linguagem, já que nunca se sabe o dia de amanhã, e como eu to quase fechando um sistema freelancer, tenho de fazer uma aplicação com “telinhas”. Um sistema comercial básico.
Então vamos deixar de enrolação e vamos direto ao assunto: como configurar o Visual Editor na versão mais atual do Eclipse. O sistema operacional usado é o Windows XP, a versão usada neste tutorial é a 3.5.1 (Galileo) e o VE é o 1.4, baixados do site da Fundação Eclipse. As duas ferramentas (e as outras necessárias para o bom funcionamento do plugin) são gratuitas, o que torna esta uma excelente alternativa para o desenvolvedor de sistemas comerciais. Após baixar o Eclipse, o Visual Editor e descompactar a IDE, vamos agora instalar o VE. Só um lembrete: feche e salve todos os seus projetos, já que no final da instalação o Eclipse poderá pedir pra atualizar.
1 – Com o Eclipse aberto, vá em Help –> Install New Software:
2 – Vá então no botão Add e depois escolha Archive, para pegar o zip do Visual Editor.
3 – Selecione o VE e depois clique em Next. Ele irá mostrar quais os arquivos de dependência serão baixados. Vá em Next novamente, aceite os termos de utilização e depois espere ele baixar os arquivos.
4 – É provável que o Eclipse peça pra reiniciar.
5 – Quando o Eclipse reiniciar, você pode testar a instalação do plugin. Crie um projeto no Java e depois escolha a opção New –> Visual Class. Na próxima tela, coloque um nome qualquer, procure a árvore Swing, escolha Application e vá em Finish.
6 – Depois de alguns minutos, o Eclipse pode ficar parecido com isto:
Se aparecer, quer dizer que você teve sucesso em instalar o plugin. Hoje está bem mais fácil incrementar o Eclipse, o que ajuda bastante o desenvolvedor que quer instalar rapidamente uma ferramenta adicional.
Agora é só criar as suas aplicações comerciais em Java e ganhar dinheiro com elas!
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!