Estou jogando God of War III neste momento, e já comecei direto no nível Hard, e estou percebendo que apesar de algumas dificuldades, estou avançando no jogo, ralando em um poucos pontos realmente. E comecei a pensar comigo mesmo, os jogos estão ficando mais fáceis para se tornar acessíveis a grande maioria, e o desafio de se descabelar jogando está sendo deixado de lado?
Um dos pontos, na maioria das conversas que tenho com amigos a respeito é que se o jogo é muito dificil e desafiador, como Demon’s Souls, por exemplo, a grande maioria sequer vai chegar perto do final do jogo e curtir a experiência da história inteira do jogo. Outro ponto, é que fazendo jogo muito dificil, você acaba afastando a maioria dos jogadores, como, por exemplo, os jogos da franquia Ninja Gaiden para o NES, a grande maioria deixava de jogar por ser muito difícil.
Mas se começarmos a reparar a maioria dos jogos atuais, a impressão que eu tenho é que de alguma maneira os jogos estão “emburrecendo”, já que o Normal é o “Easy” e o Hard começa a valer como o Normal de antigamente, e pior, começar a surgir os nívels de dificuldade acima.
Claro que devemos contar que nossas habilidades aumentaram, ou aumentam a medida que jogamos mais, mas acho que é mais do que isso. Pegue exemplos da Nintendo, Zelda: Link to the Past do SNES, eu sofri muito tempo jogando pra conseguir finalizar ele, achar tudo que era necessário, e conseguir ter chance de enfrentar o chefe final de igual para igual, e se você pegar o Wind Waker, por exemplo, não trazia nem metade deste desafio.
Ou mesmo a franquia Final Fantasy, sempre desafiador, Final Fantasy VII foi um tormento para conseguir todos os itens e evoluções necessárias para enfrentar o Sephiroth no final e ter alguma chance, e você pega o Final Fantasy XIII, que além de linear, bastava você seguir em frente e no máximo “farmar” um pouco pra evoluir e enfrentar os inimigos mais poderosos sem muito desafio.
Por isso que títulos que exploram e devolvem o desafio acabam se tornando cult, são para poucos. Concordo que atrapalharia a narrativa deixar um jogo dificil demais, porque senão você não acompanharia a história como um todo, porque ficaria sofrendo em pequenos trechos, e concordo que não venderia tanto se não fosse acessível a qualquer um, mas ainda acho que estão facilitando demais.
E você, leitor do Select Game, o que acha? Você acha que os jogos estão ficando mais fáceis?