Pular para o conteúdo
Início » Blogosfera » Jornalismo sério ou com brincadeiras de vez em quando?

Jornalismo sério ou com brincadeiras de vez em quando?

Primeiramente, leia este post do Continue, que fala sobre a seriedade do jornalismo dos games. Antes de mais nada, como vocês devem saber, eu não sou nenhum jornalista. Tenho formação acadêmica de sistemas de informação, o que não me arrependo, já que com isso foi até mais fácil criar um blog, por ter contato com tecnologia. Mas não escondo que já tive vontade (ainda tenho um pouco) de fazer jornalismo, já que seria mais fácil pleitear uma vaga numa revista como a EGM Brasil e a Superinteressante.
Quanto à discussão, tudo depende. Um site estritamente jornalístico e formal, sem opinião própria (UOL Jogos, por exemplo) não deveria fazer isso. Pode até citar uma matéria falando das mentiras de alguma empresa (como a Blizzard), mas nunca mandar uma mentira qualquer. Já um blog a situação muda: como são opiniões, ser sério demais acaba sendo careta. Eu mesmo, apesar de me considerar um pouco careta, também me divirto com alguns posts (ok, este blog não é só sobre games. Posto outras coisas também). Quando estava no Meiobit Games, postei uma brincadeira com o tamanho do Metal Gear Solid 4 no X360. O pessoal nem deve ter ligado muito, já que somos informais (também podendo postar textos que nenhum site sério postaria, como este). Nos blogs a gente acaba sendo mais sincero e parciais. Os leitores também sabem disso.
Mas a gente não deve passar dos limites. Se postássemos só bobagens o tempo todo, o blog seria humorístico e não sério. Quem fosse ler não levaria a sério as informações, mesmo que tivesse um dia de informações sérias. Pode até ter uma pitada de humor, desde que as informações sejam sérias e confiáveis.
Por fim, apesar da minha vontade de ser jornalista, uma parte maior da minha consciência quer fazer desenvolvimento de jogos e é nisso que estou me focando atualmente. Continuarei falando de games, mas o meu foco no tempo livre será estudar esta área com mais afinco, treinando desenho, modelagem e outros.

Relacionados e Publicidade