Quanto o Daniel Trezub disse em sua resenha no Continue que o game LittleBigPlanet é infinito, ele não estava brincando. Esta semana a Media Molecule divulgou que os jogadores já criaram mais de 600 mil fases! Ou seja, é impossível alguém jogar tudo e sempre surge coisas novas. Depois do pacote do Killzone 2, saiu até fases temáticas baseadas no game de tiro e com certeza podem sair mais. Sem sacanagem, mas o LittleBigPlanet pode ser um dos games com a maior longevidade da história, dada a sua versatilidade e pelo carinho que os produtores colocaram no desenvolvimento do jogo. Eles praticamente criaram um jogo 100% customizável, onde muitos usuários conseguem criar coisas que realmente surpreendem.
Hoje andei jogando bem o jogo e descobri muitas coisas. A primeira é que uma dica pra conseguir o primeiro troféu secreto deu margem para conseguir muita coisa no jogo. Normalmente quando jogamos uma fase conseguimos um número x de add-ons (stickers, materiais para criação de fases e materiais para setar o seu personagem) e aí é mostrado no mapa de fases a porcentagem completada de cada uma. O segredo é observar bem o cenário e quando você ver um objeto sem cor e com um pequeno adesivo, ele pode ser pintado pelo jogador:
No vídeo acima, a dica pra conseguir um troféu secreto. Isso na fase First Steps (Primeiros passos). Com isso em mente comecei a re-percorrer todas as fases pra ir completando 100% (o que é difícil) e com isso adquirindo mais itens e mais materiais para as fases. Algumas vezes é necessário a ajuda de mais jogadores, o que aumenta a amizade presente entre eles. Quando você joga uma fase qualquer, às vezes surgem mais jogadores de outras partes do mundo que se juntam e depois te seguem (ou você segue um deles). Aí quando você segue este jogador ele vira o “dono da festa” e pode escolher outras fases para jogar. Muitos deles aproveitam pra jogar a própria fase criada pra que a gente possa avaliar. Outras vezes algum amigo nosso já jogou uma fase mais criativa e aí pode nos puxar até essa fase. E acredite: tem fase baseada em TUDO: desde filmes como o Jurassic Park até mesmo fases baseadas no Resident Evil 5, God of War e no Dead Space. Algumas são muito bem feitas e outras são medianas e o melhor jeito de ver se uma fase é boa é ver a quantidade de jogadores que já viram ela e o número de estrelas (ou ver os favoritos dos outros jogadores). Quando terminamos uma fase de outro jogador dá para avaliar a fase, etiquetar ela com algum adjetivo (bom, ruim, criativo, colecionável, estranho etc etc) e postar um comentário. E tem fases onde até 30 mil jogadores já passaram, o que é um número MUITO ALTO.
Só que aí entra o primeiro problema de jogar online: o chat. Diferente do Daniel e do Gustavo Vasconcelos, eu não tenho um teclado USB e digitar se torna um martírio no controle (usando teclado virtual). Na verdade eu já tinha visto isso antes quando joguei o demo do Resident Evil 5 cooperativo com o leitor nephesh, mas só agora vi a importância de ter um teclado e agilizar a jogatina. Como estou bem endividado, aí terei de esperar um pouco pra comprar (OK, teclado num é tão caro, mas…), o que pode me prejudicar nas próximas incursões ao modo online do game.
Por fim, vou repetir o que todo mundo diz: quer um jogo com alta longevidade pro PS3? LittleBigPlanet. O preço do jogo é até curto dada a diversão que você poderá ter.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!