Em se tratando de cinema, não adianta falar que é moda: existem trocentas locadoras na maioria das cidades onde dá pra alugar filmes em DVD e algumas ainda devem ter o ultrapassadíssimo VHS. Eu mesmo ainda mantenho um vídeocassete aqui que é ligado 1 vez por século, já que eu não assisto mais filmes neste negócio e não tenho mais paciência e saco pra ver filmes antigos que eu gravava em fitas (que passava nas emissoras). Um DVD hoje é o canal pra ter imagem e som de qualidade, mas isso quando você tem uma TV comum. Numa LCD até os DVDs mais atuais ficam parecidos com as fitas VHS, já que só com filmes em alta definição dá pra aproveitar melhor um equipamento desses.
Mas o assunto do post são mesmo as locadoras. Depois que eu terminar este post estarei indo em uma perto da minha casa, onde alugarei um dos poiuquíssimos games de Ps3 que o dono tem no catálogo. Dentre eles temos Assassin’s Creed, Uncharted e GTA IV, que são as 3 opções mais óbvias de se alugar. O dono não tem mais games já que a procura é muito pequena e, obviamente, os games são muito caros pra se adquirir.
Para um gamer que não tem muita grana e/ou não quer gastar dinheiro e se arrepender com algo que ele não goste, as locadoras são uma mão na roa. Não só as que alugam, mas também as que tem um console para jogar. Ano passado tinha uma locadora que dava pra jogar no Xbox 360, mas a localização dela é tão insana que ficava inviável ir lá toda hora, fora que o preço pra jogar por hora não é muito convidativo. Depois surgiu outra onde o dono é um conhecido meu e que também conserta consoles (o cara manja pra caramba disso), tendo um Xbox 360. Ele também já me mostrou um PSP (joguei o God of War – Chains of Olympus) e um DS (joguei o Castlevania mais recente. O jogo é FODA).
As vantagens desse estabelecimento é ter, primeiro, um lugar pra conversar com gente que goste do mesmo assunto. É a mecânica de bolhas: ter alguém pra compartilhar opiniões pessoalmente é interessante, além de poder também conhecer e jogar os últimos lançamentos. Eu já joguei vários games como o Gears of War, Ninja Gaiden 2, Infinite Undiscovery, Tales of Vesperia e outros. Sei que jogar lá não traz a mesma imersão de jogar em casa, em virtude de que existem ruídos como barulho ambiente, todo mundo conversando lá, e outros. Então o melhor mesmo é alugar pra trazer em casa, por ser mais barato e por poder testar de verdade um jogo com o seu joystick de preferência. Sei que muitos torcem o nariz quando xingo um certo joystick de um certo console verde, mas convenhamos: se numa locadora tivesse um mesmo game pro Xbox 360 e pro PS3 com certeza iria no do PS3, pelo controle ser parecido com os antigo Dual Shock que a gente possui 😀
Então estarei indo daqui a pouco lá e to pensando em jogar o Assassins Creed primeiro. Sei que no Twitter o Glacial e o Diego andaram reclamando que o jogo é muito repetitivo e tals. Mas como seu que ele é mais curto que um GTA IV, dá pra jogar de 1 a 3 finais de semana, como fazia com o primeiro Splinter Cell. E estoui curioso em saber como é mesmo esse jogo, já que se eu gostar, ele deve ser um dos primeiros que irei importar, em virtude do jogo ser antigo e potencialmente mais barato.