Início » Logotipos de sucesso de jogos

Logotipos de sucesso de jogos

Joystick de videogame - Foto

Existem centenas ou mais empresas com logotipos de marcas famosas, para quase todas as gamas de produtos disponíveis no mercado.

Sob uma competição tão densa, é difícil criar individualidade para uma marca, mesmo com um design de logotipo famoso.

O marketing online tornou tudo ainda mais complexo.

Para anexar a identidade visual de uma empresa e de suas marcas – um logotipo é uma obrigação.


Todos os detalhes devem ser pensados com atenção e cuidado para que ele faça o devido sucesso nesse mercado. É importante estar atento à tipografia, às cores, linhas, figuras usadas e, claro, ao conceito total do seu game afinal a ideia é que ao
ver a imagem a pessoa associe imediatamente ao seu jogo.

Os maiores fabricantes de consoles e desenvolvedores de jogos têm alguns dos logotipos mais conhecidos que milhões de pessoas em todo o mundo sabem de cor e associados a uma série de boas lembranças.

Vejamos alguns dos logotipos de videogame excepcionais e como eles mudaram ao longo dos anos.

PlayStation Logo

No final dos anos 80 e início dos anos 90, a Sony estava muito perto de fazer uma colaboração com a Nintendo para trabalhar na criação de um console de jogo.

Eles tinham uma tiragem limitada de 200 protótipos, e o console foi apropriadamente chamado de Nintendo PlayStation.

No entanto, as duas empresas não conseguiram encontrar uma solução eficiente para dividir o dinheiro, resultando na saída da Sony e na criação do lendário Sony PlayStation.

No entanto, o logotipo do Sony PlayStation passou por várias fases de mudança e desenvolvimento antes que os executivos finalmente concordassem com o agora icônico logotipo vermelho, amarelo e azul do PS.

O logotipo foi alterado novamente em 2009 e agora apresenta um ícone inteiramente preto, com uma fonte ligeiramente alterada, particularmente o “a” de dois andares se transformando em um “a” de um só andar.

Assassin’s Creed

Assassin’s Creed causou um grande rebuliço no mundo dos jogos quando foi lançado pela primeira vez em 2007 e agora abrange mais de nove jogos diferentes, com alguns sendo exclusivos do console e a grande maioria também podendo ser jogados em PCs.

A explicação do enredo para a origem do logotipo do Assassin’s Creed, ou insígnia do Assassin, como é chamada no jogo, foi usada principalmente para marcar as entradas para Assassin Bureaus, Assassin Tombs e diferentes sedes de Assassin.

O próprio logotipo representa um crânio de águia retratado por trás, e a tradição do Assassin’s Creed afirma que representa coragem e liberdade, enquanto os desenvolvedores afirmam que a águia, uma ave de rapina, resume perfeitamente a natureza aérea e predatória dos assassinos.

PokerStars

O site mais renomado quando o assunto é poker passou recentemente por um upgrade no seu logo onde foi separado a palavra “Poker” da palavra “Stars” pelo naipe de espadas vermelho e uma estrela branca no centro. O logotipo é tão famoso que foi usado no capacete de Rubens Barrichello e reconhecido facilmente por todos. Essa é a principal característica de um bom logotipo.

E além de jogos de poker no Pokerstars, se você está apaixonado por jogos de bingo ou loteria, também pode verificar as raspadinhas.

Hoje em dia encontramos diferentes tipos de raspadinhas e na web temos ainda mais variedades e chances de ganhar. A raspadinha online tem a mesma regra que uma tradicional e seus recursos diferenciados atraem cada vez mais jogadores. O jogo passou a ter versões online em meados de 2010. As raspadinhas online no Brasil ganharam sua popularidade já durante muitos anos. Além de ser conveniente e fácil, as raspadinhas são um dos jogos de casino mais divertidos. Você também pode apostar em incrementos altos ou baixos, o que garante diversão para todos os bolsos. Os cartões das raspadinhas são visualmente atraentes e de alta qualidade. Isso garante a melhor experiência de jogo, tanto para um jogo descontraído ou mais sério.

Nintendo

Desde o advento dos jogos Game and Watch, seguidos pelo NES Family Computer e a criação do fenômeno mundial Donkey Kong e Super Mario, a Nintendo trabalhou seu caminho para se tornar um nome bastante conhecido.

Hoje, a marca é bem conhecida e amplamente popular, acumulando hordas de seguidores fiéis com o passar dos anos.

Marcas desse tamanho dependem fortemente de seus logotipos e os consideram ativos essenciais que permitem que vários produtos e serviços sejam reconhecidos instantaneamente.

Seu renomado logo “racetrack” da Nintendo, incluindo a linha vermelha que circunda o nome, existe desde os anos 80 e ao longo dos anos mudou apenas na cor, mantendo a tipografia original que remonta aos anos 60.

No entanto, a Nintendo nem sempre teve esse logotipo específico.

Desde que foi criado em 1889 e abrangendo um período de 75 anos, o logotipo da empresa foi feito soletrando o nome da empresa usando kanji, que tem sido usado até hoje como nome comercial formal da empresa.

Foi só na década de 1960 que a Nintendo começou a usar a escrita romana, que é legível e compreensível para o público ocidental.

No final da década de 1960, a empresa já terá alterado mais de uma dúzia de logotipos diferentes e, no início dos anos 1970, mudou seu logotipo para uma abordagem mais minimalista, consistindo nas letras N e G circundadas por uma linha branca.

Finalmente, em 1982, a empresa adotou seu logotipo de pista de corrida de marca registrada e o incluiu em seu jogo de arcade de maior sucesso, o Donkey Kong.

Minecraft

Minecraft é um típico jogo sandbox que permite aos jogadores criar uma grande variedade de contrações usando cubos texturizados.

Ganhou bastante popularidade quando foi lançado em 2011 e é atualmente o segundo jogo mais vendido, logo depois de Tetris.

Embora existam quatro logotipos documentados para o Minecraft, o primeiro foi feito em 2009 e nunca foi realmente usado.

O primeiro logotipo usado é aquele feito de paralelepípedos (como visto no jogo) e simplesmente escrito Minecraft.

Em 2011, o segundo logotipo do Minecraft foi lançado no Minecon e parecia semelhante ao primeiro, exceto pela letra “A” formando uma face Creeper.

O mais recente logotipo do Minecraft foi um simples retoque feito pela Microsoft e apenas um pouco difere do segundo.

Skyrim

Por último, mas não menos importante, é claro, Skyrim.

Este épico jogo de RPG de mundo aberto é o quinto episódio da série Elder Scrolls.

O logotipo do Skyrim mostra um dragão de prata com a asa direita ligeiramente quebrada, colocado em cima de um fundo preto ou de uma capa semelhante a um livro escura. A história detalhada do jogo afirma que o selo (logotipo) é chamado de The Seal of Akatosh e que existe há pelo menos alguns milhares de anos no jogo.

Conclusão

Como você pode ver, todos esses logotipos de videogame têm histórias de fundo bastante diferentes, mas muito interessantes.

Enquanto alguns simplesmente representam a empresa em questão, outros estão profundamente ligados aos jogos por meio da tradição e do uso frequente no jogo. Não importa como as empresas os usaram, esses logotipos de jogos se tornaram tão conhecidos que você só precisa dar uma olhada antes de descobrir o que é.

Isso representa a marca e o marketing no seu melhor e, no final, há muitas informações ocultas por trás de cada logotipo mencionado neste artigo. Certifique-se de fazer pesquisas adicionais para descobrir fatos ainda mais interessantes sobre seus jogos e criadores de jogos favoritos.

Relacionados e Publicidade