Alguns dias atrás, na parte da noite, eu fiz algo improvável e sem nexo: eu andei vasculhando a PSN japonesa vendo games e tentando deduzir quais jogos do PSOne tinham lá pra vender. É claro que eu não iria comprar nenhum deles, mas uma coisa me surpreendeu bastante: eu vi algo relacionado com o Xenogears custando 600 Yenes. Então eu quis entrar em desespero: meu, é Xenogears. Será mesmo o jogo completo? Será que estou diante de um dos melhores RPGs de todos os tempos?
Só que aí eu decidi caçar informações na net e eu achei algo relacionado…no meu blog pessoal! É, eu posto tanta coisa de games que muito fato isolado acabo esquecendo. E esqueci que o jogo foi mesmo para a rede. Está lá, disponível, por alguns yenes (convertendo dá uns 7 dólares, mas seria vendido por 10 na PSN EUA). Aí eu fico chateado: a Sony faz direito na PSN japonesa com trocentos games e faz besteira na americana. Na questão dos clássicos, a rede americana perde em quantidade: são poucos jogos disponíveis e raramente vemos mais games lá. Será que é tão difícil converter um jogo já lançado e americanizado num console pra rede americana? Bem que poderia lançar ao mesmo tempo nas PSNs um jogo qualquer que já tenha tradução oficial na versão dos consoles.
O jeito é sempre ter esperança de que RPGs orientais saiam em maior quantidade. Se sair o Xenogears e o Final Fantasy VIII será compra certa na PSN EUA depois do lançamento desses games especificamente.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!