Pular para o conteúdo
Início » Engines » Mais sobre engines

Mais sobre engines

Continuando o post de ontem, decidi procurar mais referências sobre engines, mas neste post o foco são as engines freewares/opensource/gratuitas e artigos relacionados. Bom, muitas equipes tem dúvidas sobre qual a engine que eles podem utilizar em seus projetos. Cada linguagem possui engines próprias e é recomendado escolher uma engine de uma linguagem que os programadores já conhecem. Se eles conhecem C++ a fundo, obviamente podem usar uma engine desta linguagem, como o Ogre 3D. Ou, se sabem Java, podem tentar se aventurar pelos celulares ou mesmo usar o jMonkeyEngine, que está se tornando uma alternativa interessante sobre isso.
O primeiro lugar que a equipe deve procurar informações é no site Devmaster. Lá tem muita informação sobre engines/ferramentas e muitos detalhes de cada uma. Ou então acompanhar os fóruns de discussão e ver quais as engines mais usadas. Hoje, Ogre 3D, Irrlicht e Crystal Space são as mais usadas. Tem também o 3D Game Studio, que não é necessariamente uma engine (considero como uma ferramenta completa) e em Java tem-se a jMonkeyEngine, o Java 3D e o JME (Java Mobile, que também é conhecida como J2ME), por exemplo. Além dessas, tem também o Dark Basic e o Blitz Basic, que não posso afirmar muito sobre isso, em virtude do meu desconhecimento atual nestas ferramentas.
Continuando as minhas pesquisas, existem alguns artigos interessantes que os desenvolvedores tem de analisarem antes de escolher uma engine. A escolha de uma é crucial para o desenvolvimento e deve ser pensada com muito carinho. Afinal, se você ver depois que a engine que você está usando não tem aquele recurso que você planejou (se você planejou primeiro antes de sair desenvolvendo) e outra tem, trocar de engine no meio do projeto pode ser inviável, já que o jogo terá de ser refeito.
Bom, chega de textos e vamos aos artigos:
Desenvolvimento de Jogos 3D: Concepção, Design e Programação
Motores para Criação de Jogos Digitais: Gráficos, Áudio, Interação, Rede, Inteligência Artificial e Física
Dois artigos extensos, que fala de praticamente tudo: engines gráficas, áudio, física (citando a Havok e a ODE), IA, etc.
Arquiteturas para Jogos Massive Multiplayer
Bom, apesar de não falar muito sobre engines, mas sobre arquiteturas usando jogos multi-player. Recomendado pra quem quer fazer MMO (aliás, se você for tentar, leia isto antes de seguir num projeto desses!)
Plataformas para Desenvolvimento de Jogos para Celulares
Aqui mostra um comparativo entre as ferramentas para games de celulares. Recomendo usar o Java, que parece ser a alternativa que mais está crescendo atualmente no mundo.
Por fim, se mais alguém quiser complementar este post com informações, fique a vontade!

Relacionados e Publicidade
Marcações: