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Material do curso Desenvolvimento de Jogos 2D com C# e XNA

Nos últimos meses eu participei de um curso de extensão à distância oferecido gratuitamente pelo CEDERJ sobre Desenvolvimento de Jogos 2D com C# e XNA. O CEDERJ oferece diversos cursos de extensão e aperfeiçoamento para professores, profissionais da área e graduados, e no caso deste curso específico a idéia era ensinar desenvolvimento de jogos voltado para o seu uso no ensino.

As aulas foram criadas pelo instrutor André Luiz Brazil e são ministradas por um tutor virtual, através de uma animação interativa em Flash. Todo o material das aulas também está disponível para consulta no formato .PDF. E este material pode ser reproduzido livremente, por isso achei que seria interessante compartilhar este conteúdo com os leitores do blog.

Desde já, aviso que o curso tem seus altos e baixos. Trata-se de um bom material para iniciantes (especialmente nos primeiros capítulos, onde são apresentados conceitos mais amplos sobre o desenvolvimento de jogos), mas pessoas mais experientes com XNA podem achar algumas escolhas do autor estranhas, como o não uso do Content Pipeline para o carregamento de texturas.

Ainda assim, é um material interessante. Durante o curso um jogo de naves é criado e são abordados todos os principais aspectos da criação de um jogo: leitura da entrada do usuário, criação de classes para representar os objetos, tratamento de colisões e etc. Segue o conteúdo das aulas e um arquivo extra com pequenos tutoriais de apoio:

As inscrições para as novas turmas de 2010 vão ser abertas no começo do ano e até o momento não há confirmação sobre o curso de XNA, mas é bem provável que ele continue. Quem tiver interesse (e cumprir os requisitos do edital), deve ficar de olho nesta página para ver se surgem novidades.

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