Com toda a questão envolvendo a IA gerativa, depois do surgimento do Chat GPT e de diversos serviços usando conteúdo das pessoas sem permissão, acaba se tornando uma polêmica da parte de direitos autorais. Diversos criadores de conteúdo querem se opor, principalmente artistas e blogueiros.
E agora a Meta, dona do Facebook, também está fazendo isso internamente, com dados do Instagram e do Facebook. Segundo o Jovem Nerd, “de acordo com os termos da plataforma, o modelo de linguagem será treinado a partir de “publicações ou fotos e legendas” postados nas redes sociais da empresa”. E meio que confirma algo que eu já andava vendo em diversos portais, que já previram que isso poderia acontecer, já que a quantidade de dados que a Meta poderia usar é enorme.
Mas tem uma maneira de impedir isso. A artista Chii divulgou um tutorial que você pode seguir.
Citando a matéria do Jovem Nerd:
É preciso ir no app ou site do Instagram, abrir a aba de Configurações, clicar na opção Ajuda e selecionar a Central de Ajuda. Assim, em uma nova página, surge o tópico em destaque “Sobre IAs no Instagram”.
Ao clicar, é mostrado uma página informativa sobre o uso de inteligência artificial na plataforma, cheia de informações sobre as ferramentas disponíveis. No caso, o desejado é clicar em “Saiba como a Meta usa informações para modelos de IA gerativa”. É importante que sua conta do Instagram seja conectada ao Facebook, para poder se opor.
Na página do Facebook, há diversas informações explicando o uso de dados dos usuários pela IA gerativa. Bem no final da página, no meio do texto, há um link afirmando que o público da plataforma tem “o direito de ser opor ao uso de informações que compartilhou nos produtos e serviços da Meta para o desenvolvimento e aprimoramento da IA na Meta”. Para facilitar sua vida, basta clicar aqui para acessar ao formulário no Facebook.
Ou seja: é mais uma preocupação pra gente se preocupar, fora que outras redes sociais, como o Reddit, já fizeram acordos com o Google para que o Google treine sua IA com as postagens dos subreddits. Além disso, também se torna uma área cinzenta de conflito de interesse entre o Google e o Reddit, já que nos últimos meses o site está sempre nas primeiras posições do buscador e está sendo usado largamente na “AI Overviews”, o “chat GPT do Google que já está em funcionamento nos EUA.
Artigos e Notícias de Games, Cultura Pop, moda, entre outros