Esta semana saiu na PSN Store japonesa a demonstração de Metal Gear Rising Revengeance, novo game da série com o jogador sendo o Raiden, aquele loiro que apareceu tanto em Metal Gear Solid 2 quanto no Metal Gear Solid 4, já como um ninja ciborgue. Até aí seria tudo as mil maravilhas, mas segundo esta notícia do Siliconera e diversos relatos dos jogadores ocidentais, a demonstração, que tem 3458 MB de tamanho, vem com trava de região. Apenas quem tem um console japonês conseguirá executar a demonstração no videogame.
Acaba causando revolta do jogador, que perdeu o seu tempo para baixar uma demonstração e depois de instalar vai descobrir que não vai conseguir rodar por conta de uma questão administrativa da Konami. É a primeira demonstração para o console que tem travas, e acredito que o motivo da trava tenha relação com a versão ocidental de Zone of The Enders HD. Pela coletânea vir com a demonstração do Rising, então muitos jogadores poderiam desistir da compra, já que acaba sendo um incentivo a mais para adquirir. Nós contactamos a assessoria da Konami no Brasil para saber mais sobre isso, e atualizaremos o post, caso eles nos mandem alguma informação relacionada.
Apesar de ter jogador que apoie a trava por região, eu sou contra, pois muitos jogadores tem conhecimentos em japonês e conseguem ter acesso às demonstrações que aparecem por lá. Eu mesmo já baixei a demonstração do Tales of Vesperia na PSN japonesa e consegui jogar, mesmo não ter entendido muita coisa por não saber japonês. No Rising não teria tantos problemas, e espero que a versão final do game não tenha travas. Muitos jogadores pensam em optar pela compra da versão japonesa por conta da dublagem. Mas só esperando o lançamento pra ver.
Metal Gear Rising Revengeance será lançado em 19 de fevereiro de 2013 para Playstation 3 e Xbox 360. Caso queira saber mais sobre o game, confira as nossas impressões.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!