Ao ler na noite de hoje as diversas opiniões de alguns criadores de conteúdo que estiveram recentemente na sede do Google mostram que o Google, apesar de ter um interesse legítimo em ajuda criadores pequenos, aparentemente eles não sabem como resolver isso de maneira fácil. E é surreal pensar nisso, já que eles poderiam simplesmente varrer quais criadores de conteúdo estão comentando sobre o HCU nas redes sociais e analisarem o que está de errado no algoritmo da big tech.
Pois aparentemente o que está errado é o algoritmo. Nunca foi os conteúdos postados, e que a perda de alcance foi um efeito colateral das mudanças.
Mas um detalhe que eu percebo ao ler as opiniões e matérias sobre o assunto é que provavelmente os portais podem nunca se recuperarem. E para marcas estabelecidas que foram atingidas e sites antigos, significa praticamente o fim de tudo.E talvez a história da empresa pequena da Morgan simboliza bem isso: um case de sucesso do Google, mas que, quando chegou o HCU, o site dela foi atingido duramente.
E esses tweest dela também listaram bem o quão complicada está a situação, mas é mais uma visão dela, e não do Google, que a gente “deveria seguir em frente”. “Consiga um emprego”, “consiga novas fontes de tráfego”, “construa/crie um produto”, etc. E que todo o feedback que o Google coletou pode não ser usado em uma próxima atualização de core update. E sim no futuro.
Chega a ser esquisito eles terem marcado essa visita no mesmo dia da conferência de resultados financeiros do Google, onde a big tech teve lucros fortes no terceiro trimestre. Parece que eles queriam evitar que os visitantes pudessem fazer questionamentos ainda mais incômodos sobre essa questão financeira deles, mas pelo menos a galera que foi lá, dos criadores pequenos, soltaram o verbo: eles queriam respostas, deram todo o feedback da perda de alcance.
Junto a esse resultado da Alphabet, o Reddit também comunicou que eles tiveram lucro pela primeira vez na história, Também né: com a força do Google, eles estão recebendo um tráfego gigantesco da big tech. O Google já tava pagando para o Reddit 60 milhões de dólares, para assim a big tech possa ler e usar todo o conteúdo do site em seus produtos de IA generativa, e com o algoritmo ficando extremamente favorável, o Reddit agora está surfando na onda.
E com isso os criadores pequenos, que estavam prosperando, agora são sendo asfixiados dia após dia, sem ter nem informações do que fazer pra melhorar. Ou as informações continuam sendo bem escassas.
Torço pra ter uma nova atualização de core update ainda este ano, mas já ando perdendo a cada dia os poucos fiapos de esperança. Não está fácil ter ainda alguma motivação de criação de conteúdo, ainda mais com os valores ridiculamente baixos de Adsense, com medias de 40 a 50 cents de dólar por dia.
Por fim, os criadores que foram lá foram unânimes em comentar que a melhor parte foram conhecer os outros criadores de conteúdo. Pessoas “gente como a gente”, que estão no mesmo barco, e que torcem para ter recuperação algorítmica.
[Imagem de topo via Google Discovery]

Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!