Pular para o conteúdo
Início » Diversos » Microsoft acha que games educacionais são 'perigosos' para a indústria

Microsoft acha que games educacionais são 'perigosos' para a indústria

Google News

Hoje saiu uma notícia no Outerspace que me deixou um pouco chateado:
MS: Jogos educacionais são “perigosos” para a indústria
Aí temos algumas complicações. Ele disse que “as empresas que investirem na criação de jogos de grande valor educacional estarão apenas torrando dinheiro”. Nem sempre, já que se a gente souber criar bem um jogo educacional que possa divertir os usuários, a empresa não estará torrando dinheiro. O maior problema hoje é que a maioria dos desenvolvedores não sabem criar direito um jogo educacional, fora que a indústria não pode mostrar que certo game é educacional. Os jogadores hardcore acabam fugindo um pouco de games que sejam classificados como educacionais.
E ainda temos outros nichos de mercado. Eu estaria torrando dinheiro se eu lançasse um game que seria lançado apenas em escolas e que tivesse a capacidade de ensinar e de divertir? Eu posso usar os games como ferramentas de ensino! Eu posso colocar detalhes históricos em games divertidos! Eu poderia, por exemplo, explicar num curso superior detalhes da mitologia grega mostrando o God of War ou mesmo pedindo um game similar que mostre detalhes mitológicos e conceitos de história antiga!
Cada caso é um caso e a empresa tem de analisar bem a situação. Nem sempre a empresa está torrando dinheiro. Fora tantos games de ponta que vem ao mercado e que foram, essencialmente, torradores de dinheiro em potencial, não agregando em nada o mercado. Nisso a maioria nem acaba vendo quando fala sobre isso.
E não podemos esquecer dos games casuais. Hoje um game casual não precisa de tanto investimento e tempo e se tiver sido bem desenvolvido, também pode ser uma ferramenta ideal para ensino.
[Imagem via Retrobits]

Marcações:

5 comentários em “Microsoft acha que games educacionais são 'perigosos' para a indústria”

  1. Concordo totalmente, jogos podem ser lúdicos e educacionais, e ainda assim render bom dinheiro e desenvolver novas tecnologias.
    Eu lembro que um dos jogos ludo-educacionais que eu joguei e mais gostei foi Wrath of the Godfs, na época para o Windows 3.1. Jogo excelente, um adventure sobre mitologia grega e que usava atores filmados inseridos em cenários digitais.
    O jogo é tão bom que descobri ao procurar por ele como abandonware que ele ainda é vendido e, vejam só, como software educacional! Com certeza ainda está rendendo um BOM dinheiro.

  2. Leonardo, não tinha lido este texto antes, já que eu usaria o mesmo para comparações no meu texto acima. Só posso afirmar que em qualquer empresa sempre vai ter aqueles que serão a favor e aqueles que podem ser contra alguma coisa. Só espero que essa iniciativa dê certo.

  3. Pra mim,isso é uma declaração no mínimo infeliz.
    Muitos jogos ditos não educacionais muitas vezes dão uma aula de história como é o caso dos jogos como Call Of Duty ambientados na segunda guerra.A imersão é tanta que nos faz querer saber o que foi que rolou realmente na época retratada no jogo.E ainda tem outros como Civilization e Spore que dá uma noção de como se dá a evolução enquanto vc joga.

  4. Era mais fácil eles admitirem que não estão conseguindo criar bons jogos educacionais. Também concordo que existam empresas que não sabem criar estes tipos de jogos, mas a Microsoft falar uma coisa dessas já é d+.

Não é possível comentar.