Pular para o conteúdo
Início » Gamedev » Microsoft irá lançar SDK do Kinect para PC

Microsoft irá lançar SDK do Kinect para PC

Google News


Enquanto a Sony insiste em ser aquela tiazinha chata processando Deus e o mundo, a Microsoft tem mostrado bastante jogo de cintura nos últimos meses quando o assunto é o hackeamento dos seus aparelhos. O Kinect, lançado em novembro do ano passado, rapidamente foi hackeado e logo surgiram dezenas de demonstrações do que era possível fazer com o acessório no PC. Mesmo antes disso, a Microsoft já havia se pronunciado sobre a possibilidade do Kinect ter uma versão oficial para computadores, mas com a enxurrada de material que surgiu em tão pouco tempo, esta possibilidade foi se tornando cada vez mais real.

E finalmente saiu o anúncio de que nos próximos meses (na primavera do hemisfério norte) estará disponível para download o SDK oficial do Kinect para Windows. Este kit de desenvolvimento é voltado para pesquisadores e entusiastas e será distribuído em uma versão não-comercial que dará acesso a pontos-chave do acessório, incluíndo controle direto do sensor e acesso ao seu sistema de áudio.

Só não ficou muito claro se isto significa somente que o SDK não será pago ou que desenvolvedores não poderão utilizá-lo em aplicativos pagos, mas já foi anunciado também que uma versão comercial deverá ser lançada no futuro (porém a dúvida ainda existe, já que este era o mesmo modelo de negócios que o XNA teria no seu lançamento, com uma versão paga mais completa).

Para o entusiasta, a grande diferença deve estar na possibilidade de acessar recursos que talvez ainda estejam indisponíveis através dos hacks e, é claro, na documentação da Microsoft que é sempre excelente. No meio acadêmico, essa abertura pode ter um impacto mais importante, já que não soa muito natural desenvolver uma pesquisa científica em cima de um produto não-oficial, hackeado. Tanto é que uma busca no IEEE Xplore retorna um único artigo utilizando o termo Kinect (claro que também não deu muito tempo para publicar algo desde o lançamento do Kinect no fim do ano passado). Com o suporte oficial e o acesso integral às ferramentas do sensor, talvez comece a surgir uma quantidade maior de material de pesquisa usando o Kinect.

Via: Microsoft Blog e Microsoft Research.

4 comentários em “Microsoft irá lançar SDK do Kinect para PC”

  1. No XNA GameFest Brasil deste ano, eles disseram que a SDK será lançada na GDC, que ocorre normalmente em maio… e disseram que vai ser free como é o XNA…

  2. Alexandre Soares

    Na boa, uma coisa é vc haquear um acessório para ele utilizado no PC, o que vai levar a Microsoft a vender mais acessórios, coisa que não é subsidiada. Outra coisa é haquearem um hardware para utilizarem jogos piratas o que é prejudicial a empresa.

    Acho que a notícia poderia ter sido passada sem essa infeliz comparação, como se fosse a mesma coisa, diria até q esse comentário até apoia a pirataria.

    1. Nesse caso eu estava me referindo ao caso do desbloqueio do Windows Phone 7, mas cortei essa parte do texto e o comentário sobre a Sony pode ter ficado meio solto. Não só eles trataram com respeito os responsáveis pelo jailbreak, como estão conversando com eles pra buscar novas maneiras de levar aplicativos homebrew para aparelhos com o WP7.

      Mesmo assim, em ambos os casos os aparelhos estão sendo usados pra rodar software não autorizado (não necessariamente pirata). No caso do Kinect, a Microsoft poderia argumentar que os hacks prejudicariam as vendas de um SDK oficial e sair processando todo mundo. Ao invés disso, ela novamente tratou a comunidade com respeito e agora está oferecendo ferramentas oficiais, algo parecido com o que aconteceu alguns anos atrás com o lançamento do XNA que permite que qualquer um programe jogos pro Xbox 360.

      1. Alexandre Soares

        Eu só falei o que disse pois todo mundo ve como vilão a pessoa que entra com processo contra o outro, quem entrou com processo é pq ve um direito seu sendo violado, só isso.

        Assim como vc já deve ter lido em diversos coments meus eu sou totalmente favorável que a pessoa faça o que quiser com o console que é de sua propriedade, ele tem de ser punido por ter jogos piratas e não por ter um console com aplicativos não oficiais. Aliás eu até considero que esse licenciamento para jogos/aplicativos em console pode ser considerada venda casada, o que é vedado pelo Código de Defesa do Consumidor.

        Por fim, só pra não ficar me alongando, só achei que no texto aquilo realmente soou esquisito.

Não é possível comentar.