Enquanto a Sony insiste em ser aquela tiazinha chata processando Deus e o mundo, a Microsoft tem mostrado bastante jogo de cintura nos últimos meses quando o assunto é o hackeamento dos seus aparelhos. O Kinect, lançado em novembro do ano passado, rapidamente foi hackeado e logo surgiram dezenas de demonstrações do que era possível fazer com o acessório no PC. Mesmo antes disso, a Microsoft já havia se pronunciado sobre a possibilidade do Kinect ter uma versão oficial para computadores, mas com a enxurrada de material que surgiu em tão pouco tempo, esta possibilidade foi se tornando cada vez mais real.
E finalmente saiu o anúncio de que nos próximos meses (na primavera do hemisfério norte) estará disponível para download o SDK oficial do Kinect para Windows. Este kit de desenvolvimento é voltado para pesquisadores e entusiastas e será distribuído em uma versão não-comercial que dará acesso a pontos-chave do acessório, incluíndo controle direto do sensor e acesso ao seu sistema de áudio.
Só não ficou muito claro se isto significa somente que o SDK não será pago ou que desenvolvedores não poderão utilizá-lo em aplicativos pagos, mas já foi anunciado também que uma versão comercial deverá ser lançada no futuro (porém a dúvida ainda existe, já que este era o mesmo modelo de negócios que o XNA teria no seu lançamento, com uma versão paga mais completa).
Para o entusiasta, a grande diferença deve estar na possibilidade de acessar recursos que talvez ainda estejam indisponíveis através dos hacks e, é claro, na documentação da Microsoft que é sempre excelente. No meio acadêmico, essa abertura pode ter um impacto mais importante, já que não soa muito natural desenvolver uma pesquisa científica em cima de um produto não-oficial, hackeado. Tanto é que uma busca no IEEE Xplore retorna um único artigo utilizando o termo Kinect (claro que também não deu muito tempo para publicar algo desde o lançamento do Kinect no fim do ano passado). Com o suporte oficial e o acesso integral às ferramentas do sensor, talvez comece a surgir uma quantidade maior de material de pesquisa usando o Kinect.
Via: Microsoft Blog e Microsoft Research.