Em 2016, Pokémon Go foi um verdadeiro fenômeno mundial, angariando jogadores no mundo inteiro e popularizando jogos em realidade aumentada de uma forma única. Desde então, nenhum outro game conseguiu replicar esse sucesso, mas a Capcom está disposta a tentar explorar esses ares com uma de suas franquias mais populares. Em abril, a empresa anunciou Monster Hunter Now, novo título para dispositivos móveis que está sendo desenvolvido pela Niantic (estúdio responsável por Pokémon Go).
A proposta é bem parecida com a dos monstrinhos de bolso, com a diferença de que, ao invés de capturá-los, devemos derrotá-los em uma grande caçada selvagem, no mesmo estilo dos jogos originais. Segundo a Capcom, o objetivo é simplificar ao máximo toda a experiência de Monster Hunter e encaixar as atividades da série no cotidiano das pessoas, permitindo que elas saiam para caçar com seus amigos em qualquer lugar, coletem diferentes tipos de itens e personalizem seu caçador com equipamentos únicos.
Ainda não foram revelados grandes detalhes sobre o gameplay, mas no trailer podemos notar que o smartphone assume o papel do binóculo dos jogos. Ao encontrar o monstro “dentro do mundo real”, é possível iniciar uma batalha que ainda seguirá os moldes tradicionais da franquia. O jogador deverá controlar seu personagem pelo smartphone, e aqui o jogo já se transforma no Monster Hunter que conhecemos, com combate estratégico em tempo real.
O maior diferencial de Monster Hunter Now é a possibilidade de enfrentar criaturas com as pessoas que estão ao seu redor, estimulando as interações sociais entre jogadores. O foco continua sendo na cooperação, permitindo que os usuários criem grupos e troquem itens com facilidade. Não menos importante, o fator estratégico da franquia continuará vivo, então os caçadores precisarão se adaptar às circunstâncias e elaborar estratégias em tempo real, de acordo com o comportamento do monstro.
Pokémon Go foi um fenômeno justamente por conseguir reunir pessoas de todos os tipos, independentemente da classe social ou intelectual. O jogo até mesmo foi alvo de estudos em faculdades de psicologia. Monster Hunter é uma das franquias mais fortes da Capcom, com mais de 70 milhões de games vendidos ao redor do mundo. Isso significa que o novo título tem potencial de sobra para conseguir se transformar em um novo sucesso do gênero de realidade aumentada.
Monster Hunter Now será lançado em 14 de setembro para dispositivos Android e iOS. É possível se registrar no site oficial para ganhar alguns bônus exclusivos no lançamento do jogo.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!