Pular para o conteúdo
Início » DS » Nintendo poderá bloquear lucros de Youtubers com vídeos dos seus jogos

Nintendo poderá bloquear lucros de Youtubers com vídeos dos seus jogos

Google News

Wii-U Joystick Gamepad Youtubers

Espero não ser o único que acha que estamos numa nova bolha de publicidade. Se antes a vez eram os blogs de qualquer tipo, hoje estou vendo muita gente criar canal do Youtube para criar uma graninha, o que não é nem um pouco errado (até eu penso em tentar às vezes, mas não tenho equipamentos necessários para fazer com regularidade). E com a popularização dos “Youtubers”, as donas dos próximos consoles da próxima geração estão de olho nesse mercado e irão inserir funcionalidades de gravação nos seus consoles, como a Sony e seu Playstation 4 e “talvez” a Microsoft no próximo Xbox (se os rumores se confirmarem). Os youtubers estão se multiplicando e os grandes estão ficando ainda mais populares, mas parece que teremos certas produtoras que enxergam isso com maus olhos.
Tipo a Nintendo. Segundo o Eurogamer, a empresa, através da ferramenta “Content ID Match”, irá identificar os jogos dela para “monetizar com a publicidade incluída nos vídeos ou até bloqueá-los em determinados países”, segundo o site Gamefront. A ferramenta permite que o vídeo continue no ar, mas sem o lucro do Youtuber, e aparentemente “só é aplicável a vídeos que excedam uma determinada duração.”. Sem essa parcela da publicidade os utilizadores do site de vídeos já começaram a comentar que não irão mais fazer vídeos de jogos da Nintendo, e eles argumentam que “só porque a Nintendo é proprietária do jogo que estão a jogar, não significa que seja proprietária do vídeo, que inclui os comentários do jogador e a sua forma de jogar.” A discussão é bem interessante sobre isso, mas não acredito que isso esteja nas “EULA” dos jogos em questão (sei que as produtoras não permitem aluguel, mas as locadoras de jogos ganharam mais popularidade com o PS3), e eu concordo com os Youtubers sobre os “direitos autorais” dos vídeos. Seria similar a um detonado criado por uma revista, que acaba usando conteúdo da produtora.
Agora, sinceramente acho que isso vai ser pior para a Nintendo, pois, apesar dos caras estarem tendo algum trabalho em jogar e fazer vídeos, é uma propaganda aos jogos dela. Se um determinado jogador curte algum jogo e fala bem no vídeo, outros jogadores começam a comentar, divulgar o vídeo em sites/fóruns e etc, gerando propaganda gratuita e positiva. Se eles não o fizerem, a “publicidade gratuita” (que nem é tão gratuita) pode diminuir. Talvez não faça tanta diferença na parte financeira da BigN, mas como o Wii-U vai mal das pernas no momento, qualquer comentário negativo acaba prejudicando ainda mais a situação. E acho que a Nintendo poderia fazer um acordo com o Google para ganhar alguma graninha dessa publicidade, sem precisar eliminar os ganhos do Youtuber e causar todos esses problemas. E até mesmo boicotes prováveis dos grandes canais como o Machinima pode ser bem danoso a logo prazo para a Nintendo.

3 comentários em “Nintendo poderá bloquear lucros de Youtubers com vídeos dos seus jogos”

  1. Ursinhomalvado

    É mesmo complicado, alguns confrontam outros contornam. A Nintendo preferiu confrontar seus jogadores e bloquear a publicação de vídeos. Sony (e provavelmente a Microsoft) optou por contornar e lucrar com isso. Ao colocar um vídeo gravado pelo PS4 na Internet ele estará em algum canal da própria Sony, sendo ela a ganhar dinheiro com publicidade (se houver). Haverá ainda a possibilidade de a Sony proibir os vídeos no YouTube dizendo que só é autorizada a publicação no seu próprio canal. Isto se for necessário, já que com a facilidade de publicar direto do console não haverá mais motivo para procurar este tipo de conteúdo no YouTube.

    1. Se os gameplays do Playstation 4 ficar limitados a uma “rede social gigante” e não sair para o Youtube, a Sony terá uma pequena mina de ouro nas mãos. Mas se for ver bem, os Youtubers tem recursos para gravar gameplay “para fora” do PS4 e com isso fica fácil continuar com essa prática fora do PS4.

      1. Ursinhomalvado

        Você perdeu o meu ponto.
        Primeiro, gravar direto no PS4 exigirá ZERO investimento do gamer. O console fará tudo sozinho e publicará o vídeo. Do outro lado, para “gravar por fora”, você precisa de uma placa de captura, coisa que não é barata. Se quiser capturar em HD a coisa se complica ainda mais.
        Não imagino que existam muitas pessoas por aí dispostas a gastar com placas de captura (sendo que legalmente a Sony pode fazer o mesmo que a Nintendo a hora que desejar – tornando o investimento inútil).
        Segundo, com toda a facilidade de fazer isto direto no PS4 vai ter muito vídeo sendo feito assim. A rede da Sony estará repleta de tudo, por que alguém iria ao Youtube? E a Sony ainda pode ela mesma ter um canal no Youtube e lucrar com a exibição dos vídeos se quiser.
        Tudo, é claro, é conjectura. Estou apostando que o serviço da Sony vai ser ótimo, prático, descomplicado. Coisa que até a vovó vai conseguir usar.
        O fato é que a Sony se deu conta que existe um público que tem interesse em assistir partidas online e se preparou para isto. É como qualquer outro entretenimento, o cara senta e assiste um game como se fosse uma partida de futebol, não se trata apenas de ver tutoriais ou walkthrough. Legalmente os direitos sobre as imagens são da Sony ou da desenvolvedora. Em função disto elas podem limitar o uso como quiserem. Você adicionar sua voz sobre o vídeo não faz o vídeo ser seu.

Não é possível comentar.