Sim, leitores do Select Game, estivemos este final de semana no 26º Salão Internacional do Automóvel em São Paulo, para passar o dia com duas das paixões da gente, carros e videogames. Tem uma terceira paixão é melhor abafar, senão o pau de macarrão vai rolar solto aqui em casa.
Além de ser “o” evento para os aficionados por carro, este ano havia um “plus” a mais na ida ao Salão do Automóvel, já que havia a promessa de vermos Gran Turismo 5 por lá. Apesar do jogo em si não dar as caras por lá, e você vão entender daqui a pouco por que, ao menos, alguns carros do mundo de Gran Turismo estavam lá. Principalmente, o carro da Citroen feito para o jogo, ou inspirado no designer do jogo e algumas surpresinhas a mais.
O primeiro estande a juntar videogames e o mundo dos carros foi o da Livraria Saraiva, onde você podia escolher em duas filas se queria experimentar o F1 2010 em um cockpit de F1, ou experimentar o Gran Turismo 5 Prologue (sim, em toda o salão eram as versões prologue rodando), com TV 3D em um cockpit estilizado. Ou mesmo brincar em alguns “arcades” alguns outros jogos de corrida, como ModNation Racers.
A grande vedete do Salão, ao menos para o fanáticos por videogames e principalmente por Gran Turismo, era o carro que a Citroen havia construído especialmente para o Gran Turismo 5. A promessa era, além de mostrar o carro, que tem um visual incrível, divulgar o jogo na área onde estava o carro, com vários cockpits para experimentar o jogo em 3D. Mas mais um vez, a decepção de descobrir que era a versão Prologue que estava rodando ali.
Em um bate-papo com o pessoal que estava cuidando da área onde era possível jogar, perguntei o porque de estar rodando ali o Prologue e não uma versão demo, ou o próprio Gran Turismo 5 e o atendente me disse que era porque o jogo não estava pronto ainda e não tinha sido lançado, por isso a Sony não levou o jogo. Poxa Sony, pisada de bola, fazendo propaganda do jogo e não liberam nem um versão beta pra deixar a gente louco de vontade.
Mas o jogo estava marcando várias presenças por ali. Estava dando aquela espiada básica no estande da BMW, e olhando as maravilhosas máquinas dele, quando lá no canto do estande, meio que escondido, eu encontro mais um carro com o logo de Gran Turismo e lógico que já disparei as fotos do carro.
Já no estande da Maserati, tinha um carro por ali, que chamou a minha atenção pela coincidência no nome dele, ou será que tinha a ver com o jogo.. não sei dizer, mesmo porque o carro se chamava Gran Turismo S e pelo designer da letra dava pra confundir com 5 sim. E também entrar ali, que era junto com o estande da Ferrari, tem que ter cacife.
Mas não era só Gran Turismo e F1 2010 que tínhamos ali. Na estande da Chevrolet tinha também um joguinho de simulação que conforme se girava o volante na simulação do carro, o ambiente em que ele estava também girava, e era até bem bacana.
Cada vez mais, eventos deste porte tem provado que videogames também são brinquedos de marmanjos e que o mundo da velocidade e os jogos andam juntos. E tinha muito mais para o pessoal ver. Muito de cultura gamer, e muito dos carros que adoramos jogar em nossos consoles ali para vermos e nos divertimos.
Fiquem agora com uma amostra de algumas coisas bacanas por lá. Inclusive, quem for dar uma passada por lá, dê um visitada no estande da Kia Motors, pois tem um carro que se transforma num robô por lá, com apresentações programadas, o que é muito bacana de se ver.