Pular para o conteúdo
Início » Games Online » Nova lei na China exigirá aos jogos online mostrar a probabilidade das loot boxes

Nova lei na China exigirá aos jogos online mostrar a probabilidade das loot boxes

Google News

O governo chinês sancionou uma lei que deverá impactar muitos jogos com componentes online em todo o mundo. A partir de 01 de maio de 2017 será exigido mostrar nos jogos informações como o nome, propriedade, conteúdo e a possibilidade de drop de qualquer item disponível para venda. A lei também pedirá às produtoras que deixem essa informação visível com clareza nas lojas internas do jogo, e isso afetará tanto jogos gratuitos e pagos.

As produtoras também deverão divulgar publicamente os resultados dos conteúdos das caixas dos consumidores no site oficial, e manter um registro guardado para inquéritos do governo. O registro deverá ser mantido por 90 dias, e quando for divulgar essas informações, as empresas deverão assegurar em proteger a privacidade do usuário. Ou seja: terá de ser resultados sem citar dados dos jogadores

Este sistema se torna um duro golpe em muitas empresas que adotam sistema de lootboxes para distribuição de itens exclusivos, desde montarias e aparências e outros itens. Muitos jogos adotam esse tipo de prática com resultados insanos para os jogadores e taxas baixíssimas de drop rate, pois quase sempre a probabilidade de vir uma montaria bacana (por exemplo) é tão baixa que “força” o jogador a comprar mais e mais caixas. Em jogos ocidentais posso citar alguns exemplos com resultados distintos:

Lootboxes de Overwatch: no jogo tem as caixas de itens que são concedidas aos jogadores ao passar dos níveis, e apenas recentemente, com o Modo Arcade, que tivemos a possibilidade de conseguir mais caixas com vitórias. Só que as caixas são vendidas nas lojas digitais, e quando temos um evento sazonal, diversos jogadores compram mais caixas para tentar vir aquela skin bonitona, tendo um gasto enorme por parte do jogador. Pelo menos a taxa de drop é mais realista e vinha mais skins/itens épicos, e quando vem repetido o jogo reconverte em grana, pro jogador comprar depois uma skin dentro do jogo.

Packs de Hearthstone: No jogo de cartas gratuito da Blizzard temos um modelo parecido com as cartas lendárias que vem nos packs, e recentemente muitos jogadores reclamaram que a taxa de drop delas caiu consideravelmente na expansão mais recente, isso após diversos jogadores terem comprado 50 packs na pré-venda e divulgarem os resultados e vídeos, conseguindo no máximo 2 a 3 cartas lendárias. Eu consegui uma carta lendária após a abertura do 10º pack da expansão, isso por ter comprado os packs com gold ingame fazendo as missões diárias nas últimas semanas.

Treasure Box - Neverwinter

MMOs com loot boxes de montarias/pets: alguns jogos online adotam esse tipo de sistema, com uma montaria bonitona, às vezes alguns pets, e muitos itens com buffs de experiência ou mesmo reagentes de crafting, com uma taxa de drop nunca divulgada. Posso citar alguns jogos como o Neverwinter, Archeage e, recentemente, o The Elder Scrolls Online, onde a Zenimax assegurou que terá apenas itens cosméticos. Só que a comunidade criticou a iniciativa do MMO medieval nos fóruns e comentários em outros portais, como o Massively.

Existem inúmeras discussões sobre taxas de drop em itens em fóruns como o Reddit, com jogadores citando que uma montaria de Neverwinter teria uma taxa de drop de 0.3%, um valor baixíssimo, mas que não impede os jogadores de comprarem caixas ocasionalmente. Em Archeage um jogador chegou a abrir quase 1000 (!!!) caixas nos servidores de teste, vindo com 9 Celestial Kitsune, uma montaria de raposa bonitona do MMO.

Archeage - Celestial Kitsune Mount

Ou o jogador pode comprar com Loyalty Tokens que os jogadores com Patron/assinaturas recebem, mas aí seria necessário jogar todos os dias por uns 3 meses e juntar a quantidade necessária para comprar uma montaria.

É aquele negócio: um jogo é gratuito, mas a produtora tem de conseguir dinheiro pra manter o jogo no ar, e com isso as produtoras adotam esse tipo de prática, ou mesmo colocam limitações nas contas gratuitas. Poucos slots de personagens, inventários com pouco espaço, dificultar o acesso a determinados conteúdos avançados do jogo, entre outras práticas adotadas…as pessoas ainda pedem um World of Warcraft gratuito/free to play, mas em um jogo que tem todo o conteúdo liberado para os jogadores, acho que seria difícil a Blizzard manter o jogo no ar só com a venda de meia dúzia de montarias e pets que ela disponibiliza na loja online (e não tenho nenhuma loot box).

Por fim, é difícil saber como que será a questão dos jogos online na China, hoje um dos maiores mercados de jogos do gênero. Isso irá impactar diretamente no faturamento das empresas e forçará a uma mudança de paradigma, mas nada impede da produtora divulgar uma coisa e continuar adotando outra dentro do jogo. Mas é aquele negócio: o governo pode acabar fazendo um teste de força bruta com um jogador anônimo e se os resultados ficarem diferentes do informado, eles podem autuar a empresa com alguma multa pesada. Ou mesmo a produtora não lançar os jogos na China, mas talvez essa lei pode acabar sendo aplicada em outros lugares.

Overwatch Loot Box