Recebi esta semana um folheto do Fábio Vinícius Binder com infos da nova turma do curso de Especialização em Jogos Digitais. Eu não sei se é o mesmo curso daquela pós na Unicenp (uma das primeiras do país e que sempre tento divulgar quando posso), mas pela carga horária e dias de aula (aos sábados) parece que este curso surgiu da pós. Independente disso, para quem mora em Curitiba (ou mora fora mas tem condições de se deslocar até lá) é uma ótima oportunidade pra fazer um curso de ponta:
Sim, eu me surpreendi com o XNA e iPhone/iPad na grade. É aquele negócio: hoje estamos vendo muitas produtoras brasileiras desenvolverem para o dispositivo da Apple. Já entrevistamos o pessoal da Mother Gaia Studios e a Behold Studios e vira e mexe surgem novos games para a plataforma criados por brasileiros. Isso só tenderá a crescer.
Quanto ao XNA, não preciso dizer que é uma das minhas primeiras alternativas pra aprender uma nova ferramenta. Desenvolver para PC e Xbox 360 com uma ferramenta gratuita é algo bem interessante, ainda mais pra quem não tem Mac pra desenvolver pra iPhone. Mas o Android também está aí, claro, mesmo sabendo que a AppStore dá mais dinheiro atualmente.
DirectX e OpenGL é mais voltado para o mercado internacional. Como o Gilliard Lopes disse essa semana no Double Jump (e ele trabalha na divisão da EA que faz o Fifa) uma das especializações mais procuradas pela indústria dos EUA são profissionais capacitados em computação gráfica. Aí as melhores ferramentas são engines em C++, OpenGL e DirectX.
Para mais informações do curso (data de início e preços) veja o site oficial.