Depois de várias informações a conta-gotas durante as últimas semanas, agora vamos ao que realmente interessa sobre o Final Fantasy XIII: informações relevantes. Muitas informações! Pra começar vamos a mais uma scan japonesa com o nome de mais um vilão. Na verdade, uma vilã, onde os tradutores “sugeriram” o nome de Jill Nabato para a mulher (e o nome é provisório, já que pode mudar pra versão americana). Ela apareceu no trailer americano do jogo, e abaixo tem a “foto 3×4” dela), junto com mais informações e imagens:
Ela tem o mesmo cargo do Yaag (o cara com cabelos prateados): tenente-coronel do reino de Cocoon, a cidade em forma de planeta que fica flutuando no céu de Pulse, que é o verdadeiro mundo do jogo. E sobre a cidade, temos novas informações do enredo. Segundo o colega blogueiro Daniel Trezub, parte do enredo se concentra nos Fal’cie, que “são como deuses que construíram o mundo fortificado de Cocoon para proteger os humanos do Pulse, o mundo exterior. Os Fal’cie selecionaram alguns humanos para serem seus servos e lhes deram alguns poderes. Esses servos são conhecidos como L’cie. O jogo conta as relações entre essas várias pessoas e os resultados das ações misteriosas dos Fal’cie” (segundo o Trezub). Pelo que eu percebi nos trailer, numa hora o Snow (o personagem loiro) disse algo como “vou derrotar os Fal’Cie”, então eles podem ser os verdadeiros vilões do jogo. Ou eles podem ser controlador por uma entidade poderosa e que será o chefe final do RPG, já que na maioria dos finais dos Final Fantasy o chefe final é um monstro badass cheio de frescuras.
Também serão revelados em breve mais dois personagens, sendo que um deles é filho do Sazh e uma garota que “usa um vestido e uma mini-saia rosa”. Bom, apesar de não ter conhecimentos de moda eu acho difícil uma mulher usar as duas vestimentas ao mesmo tempo e com isso eu fiquei curioso em saber como será o character design dessa personagem. Como os japoneses são mestres em criar roupas extravagantes e cheias de fru-fru para os seus personagens em games de RPG, com certeza teremos algo diferente e potencialmente estranho. Agora quanto ao filho do Sazh, eu me surpreendi bastante e não esperava que um personagem principal tivesse um filho e que pode fazer parte do seu grupo de batalhas.
Agora vamos a parte técnica. Primeiro que, segundo o Trezub, a dublagem americana está completa, mas ainda falta refazer as “animações faciais e lip-sync“. Na questão das legendas o jogo terão sons em inglês e japonês, mas as legendas serão apenas no idioma específico de cada versão. Também poderá ter suporte a outros idiomas, mas acho improvável que eles façam uma tradução para o português.
A versão japonesa do jogo no PS3 está com 90% completo e no Xbox 360 está com 70% completo, e a equipe de desenvolvimento está tentando colocar o game em 3 DVDs para a versão do X360, mas acredito que o jogo possa acabar ficando com 4, contra 1 disco Blu-Ray da versão do PS3. Eu já esperava que a equipe teria dificuldades em comprimir os dados da versão do console da Microsoft, e hoje sabemos que as cenas em CG estão bem maiores em tamanho de armazenamento do que antes. Antigamente como os consoles eram otimizados pra TVs comuns (hoje chamadas de SD) então não era necessário uma resolução grande pras animações. Mas como hoje as resoluções são maiores, então o tamanho de cada animação em CG (em megabytes) acaba sendo maior. E também segundo o Finalboss, Yoshinori Kitase, produtor, disse que os games serão praticamente idênticos na questão técnica, tendo poucas diferenças. Isso é normal, já que em jogos como o Resident Evil 5 não existe diferenças visíveis entre os gráficos. Veja uma declaração do cara:
Já que são dois hardwares diferentes, podem haver algumas diferenças sutis se você comparar duas screenshots lado a lado. Mas a equipe está sendo muito cuidadosa na compressão de dados e dos gráficos, por isso elas são exatamente parecidas
Sobre o sistema de batalhas, segue trecho do Gameblog, onde o texto foi escrito pela Flávia Gasi:
No seu descritivo, o pessoal do site IGN avisa que as texturas estão incrivelmente detalhadas. Além disso, há um sistema de “postura” do personagem, que pode ser alterado para Overwhelm, Aggression ou Peacemaker. Este, foi adicionado para dar mais profundidade estratégica na hora das pelejas, mas o que foi visto foi somente uma alteração de Inteligência Artificial durante a luta. Talvez, a Square resolva demostrar o novo sistema de forma mais abrangente durante a próxima feira de games: a Tokyo Game Show.
Cada personagem poderá ter somente uma invocação, algo que difere de todos os jogos da saga, e a demo focou-se em revelar Odin (grande conhecido dos jogadores de RPG). Lightning, a personagem principal, pode montá-lo e usar a sua arma durante a batalha; o que significa um pouco de ação durante a invocação, já que você não fica passivamente assistindo a uma animação.
Foi o que a gente comentava aqui antes com os textos do Odin. Agora os personagens poderão participar da invocação, e isso significa montar nelas ou mesmo ter alguma outra interação específica (sendo que tem 2 formas). Das invocações, até agora sabemos que terá o Odin, Ifrit, Shiva, Carbuncle e Siren, sendo que temos apenas imagens de batalhas do Odin e da Shiva (com interações dos personagens). Também já vi um trecho da Vanille (a ruiva) invocando o Carbuncle numa CG de divulgação do jogo e a Siren sendo invocada sozinha, em sua primeira forma. Não sei se cada personagem terá a sua invocação específica (a Lightning usará apenas o Odin, por exemplo) ou se poderemos trocar a summon do personagem, e isso só descobriremos ao jogar a versão final.
A parte básica do jogo, não contando sidequests e possíveis batalhas contra chefes com HP astronômico, terá em torno de 50 horas, um número razoável para um game desse porte. Então se você não curte games longos, Final Fantasy XIII não é um game para você! É claro que como este é o primeiro Final Fantasy para o X360 e PS3, os troféus e conquistas demandarão pelo menos de 3 a 5x mais tempo pra completar tudo, e com certeza será uma das minhas principais metas gamers quando eu começar a jogá-lo. Platinar o game poderá ser quase impossível, mas eu irei tentar!
Na questão de lançamentos, segundo o Gametuga e o Eurogamer a Square planeja lançar o game no Japão no inverno de 2009, que corresponde os meses de dezembro de 2009 a março de 2010. As versões européia e americana poderão ser lançadas na primavera de 2010, que corresponde aos meses de março a junho no hemisfério norte. As versões ocidentais do Xbox 360 e Playstation 3 sairão simultaneamente, diferente do que todo mundo acreditava desde então. Na questão de demos a produtora ainda está planejando como fará isso e que será via download. E o demo será uma versão completamente nova e diferente da versão japonesa que veio no filme Final Fantasy VII Advent Children Complete. Espero que eles lancem logo este demo, já que ainda estou bastante hypeado e é um dos games que mais quero jogar na atualidade.
A gamescom está acabando hoje e não vimos nenhum trailer novo, o que deve ser mostrado na próxima Tokyo Game Show, que será nos dias 24 a 27 de setembro deste ano. Ou seja: daqui a 1 mês o mundo dos games apontará seus olhos para o Japão, para mais informações relevantes da nossa maior diversão: os videogames.
[Via Joystiq (imagem de topo do post), Final Fantasy XIII.net (scan), Hardgamer, Gametuga e nos links do texto]
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!