No próximo dia 17/12 será lançado no Japão o Final Fantasy XIII, e com certeza poderemos ter alguma histeria coletiva dos donos do console da Sony. No Japão o X360 ficará de fora do lançamento, e as lojas já estão praticamente preparadas pro clima do jogo.
Tabela de conteúdos (Índice)
Veja algumas fotos (tiradas deste blog japonês):
Temos também duas artes do Yoshitaka Amano, um dos ilustradores oficiais da série:
Agora vamos a um pequeno comercial que tem algumas cenas inéditas. Pelo que dá pra perceber (e isso sempre esteve presente nos vídeos anteriores mas nunca tinha me dado conta) a Square chegará no estado da arte nas CGs, e sabemos que são poucas as empresas que conseguem um nível tão elevado nesse tipo de arte:
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Galeria de imagens de Final Fantasy XIII
Imagens do jogo que andaram saindo nas últimas semanas. Temos renders da Vanille, do Cid e várias imagens inéditas de Final Fantasy XIII, vindas de vários sites, além de imagens do último trailer:
Mais detalhes do Final Fantasy XIII: Summons, missões e mais
Segundo algumas scans que vi anteriormente do Final Fantasy XIII, o nome do representante de Cocoon (a cidade-casulo que fica flutuando no céu) é Galenth Dysley (o velho que tem roupas brancas). O cara ruivo é o Rygdea. Sobre o Cid, eu andei lendo por aí que ele tem uma certa simpatia para com os I’cies (a condição atual dos protagonistas), e por isso pode ser que ele não seja tão mau quanto a Jihl. Sobre o enredo, esta semana saiu o esperado review da Famitsu com alguns detalhes, e o jogo ganhou a nota 39 de 40 pontos possíveis:
Sobre essa nota, eu achei ruim, já que a revista já deu nota máxima pro Bayonetta. Se é pra seguir a mesma lógica (já que pra mim o jogo não merecia tudo isso, se for analisar o demo) então o RPG da Square deveria também receber a nota máxima. Bom, vai entender o gosto dos japoneses…de qualquer jeito alguns brasileiros não ligarão muito pra isso e irão arriscar o zeramento na versão japonesa mesmo.
O review diz que até a metade do jogo o mesmo será linear, mas eu fico pensando se depois disso a tal da liberdade citada seja apenas pra explorar dungeons (como acontece com os Final Fantasy anteriores). Ou talvez essa liberdade seja nos eventos do jogo, onde eu possa fazer uma ordem diferente de locações a cada zeramento (sendo que no máximo devo fazer até 2). Isso descobrirei apenas jogando, o que deve acontecer em março de 2010, a data do lançamento da versão americana para Playstation 3 e Xbox 360.
Também saiu também alguns detalhes do review do Final Fantasy XIII da Dengeki, outra revista japonesa, que deve sair no dia do lançamento japonês. Antes de continuar, veja a capa da revista, que possui uma das melhores artworks/renders que já vi até agora:
Segundo eles (via Hardcore Gaming), Final Fantasy XIII usará um disco Blu-Ray de dupla-camada (25 GB de mínimo de dados. 50 de máximo!), teremos as melhores batalhas da série (e pelo que a gente já viu elas serão bem estratégicas e teremos bastante ação, mesmo num sistema de turnos), certos troféus podem render temas especiais para a dashboard do PS3 (por exemplo um onde você tem de derrotar 100 de um certo inimigo), não haverá telas de loading entre as batalhas, na tela de status as faces dos personagens se movem (algo inédito pra mim) e um dos editores queria dar uma nota maior que a máxima da revista (atualmente em 100 pontos).
Quanto aos troféus, será a primeira vez que teremos um jogo onde os troféus servirão pra alguma coisa a mais do que apenas ter status e guerrear por aí. É claro que os troféus de ouro trarão um status a mais, mas temas pra XMB pode ser um incentivo a mais pra variar um pouco o tema clássico que a maioria de nós usa no console.
Já o site Andriasang trouxe muitas informações interessantes (onde irei citar algumas): poderemos reiniciar uma batalha (caso ela não tenha ido até o final); teremos como setar a velocidade delas em standard ou slow (já que apesar do sistema de turnos a ação não irá estacionar enquanto estiver escolhendo alguma opção de batalha) e cada personagem terá a sua summom (não podendo trocar ou ter muitas, como nos jogos anteriores).
Sobre as summons, no demo da Tokyo game Show dava pra acionar elas quando quisesse, mas na versão final o ato de invocar será limitado. Na matéria citou-se, por exemplo, que a cada 10 batalhas você poderá acionar a summom, mas isso pode mudar dependendo do estilo do jogo e talvez da sua evolução.
Sobre o sistema de missões de caça (possíveis spoilers aqui!) não teremos muitas, e metade delas (digo de novo: metade delas) serão mais fortes que o chefe final do jogo. Então é bem provável que quando estivermos mais avançados, o ato de aceitar uma missão poderá render um desafio a mais, e por isso cada batalha será parecida com a batalha final do game em desafio e dificuldade.
È claro que nos Final Fantasies anteriores muitos chefes secretos são mais fortes que o chefe final (Omega Weapon no VIIII, Yiazmat no XII), mas neste existe a possibilidade de você o re-enfrentar mais de uma vez. Se precisarmos enfrentar eles várias vezes pra platinar, teremos aí muitas horas a mais de jogo. Aliás, eu to querendo muito saber como serão os troféus. Sei que isso pode estragar surpresas do enredo e/ou locações, mas eu não ligo muito pra isso. Só acredito que o Final Fantasy XIII não será mais difícil que o Demon’s Souls.
Mais detalhes podem surgir em breve. Este mês será o mês do Final Fantasy XIII no Japão.