Algum tempo atrás a Square-Enix colocou no site oficial de Final Fantasy XIII um contador regressivo de tempo, mostrando que quando o contador chegasse a zero, algo iria acontecer (duh!). Hoje aconteceu: saiu o primeiro vídeo decente do jogo, um dos mais hypeados de todos os tempos:
Neste vídeo mostrou o que todo mundo queria ver: sistema de batalhas. Hoje um dos alicerces principais dos RPGs é a sua mecânica de jogo, que possui batalhas contra outros seres vivos, sistema de experiência, etc etc. Pelo menos esse vídeo mostrou as batalhas e pelo que entendi, o sistema parece ser mais tradicional (e com um pouco mais de ação), sem aquele lance de passear livremente pelo cenário atacando os inimigos (sistema presente em Star Ocean 2 e no Infinite Undiscovery).
Já a parte gráfica e técnica é impecável. Animações praticamente perfeitas, animações faciais decentes, CGs impressionantes, etc etc etc!!! Fora a aparição de mais personagens principais (que farão parte do seu time)!
É claro que o único jeito de ver mesmo como é esse sistema de batalhas é jogar o demo, que sairá em Abril. Bem que a Square poderia fazer uma caridade e colocasse o demo pra download na PSN (mesmo se for pago). Seria bem fácil baixar e testar para poder ver mesmo o jogo rodando.
O game ainda não tem previsão de lançamento, mas no final do vídeo mostra que ele sairá ainda este ano no Playstation 3 (o Xbox 360 receberá depois). Mas é aquele negócio: jogos quase sempre tem adiamentos e com isso deve demorar bem até nós podermos adquirir o game. Espero estar vivo até lá!

Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!