Ontem foi mais um dia a ser comemorado no mundo gamer no Brasil. Algum tempo atrás a Sony anunciou que viria de forma oficial para cá, e ontem mais detalhes surgiram por aí e foram comentados por vários blogueiros. Resumindo tudo isso: a Synergex, uma das distribuidoras oficiais de games no Brasil, fez um acordo com a Sony DADC Brasil, divisão da fabricação de CDs e DVDs, para vender os games produzidos aqui. Segundo o UOL Jogos os games da linha Playstation terão preços reduzidos entre 30 e 35%, um valor bem significativo. E é aquele negócio: se a distribuidora não fizesse isso ela iria perder terreno, já que a distribuidora que a Sony escolhersse iria comer parte do mercado da Synergex pelo preço mais barato dos jogos. E é isso que a gente quer: jogos mais baratos.
Então eu abri a calculadora e comecei a fazer as contas. Hoje lançamentos custam na faixa dos salgadíssimos 270 reais (paguei 250 no LittleBigPlanet, só pra constar) e com a redução vai para 189 reais, um valor ainda alto mas bem mais barato. Já jogos mais antigos (não tão antigos assim, frisa-se) que hoje custam 200 podem ter uma redução significativa de 60 reais. Jogos originais custando 140 é um sonho, isso para games de Playstation 3. Já games pro Playstation 2 podem enfim chegar a casa dos 100 reais, mas isso é baseado num preço que hoje está em 160 reais. Para jogos muito antigos é um valor alto, já que eu adquiri o Splinter Cell – Chaos Theory do Playstation 2 por 60 (mas acredito que estava numa promoção), mas entre 150 e 100 reais, obviamente prefiro games custando 100 reais.
Resta saber quando que isso vai começar a ser refletido nas lojas. Rumores diziam que no começo do segundo semestre que a gente começaria a ver os primeiros games. O UOL Jogos disse que os primeiros games foram pra distribuidora Videolar, mas ainda não percebi nada nos sites e na mídia especializada. Eles não anunciaram games, mas “citaram vagamente Street Fighter IV e Pro Evolution Soccer” (o popular Wining Eleven). O jeito será aguardar ainda mais e continuar de olho no mercado brasileiro.
[Imagem via UOL jogos]
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!