A NVIDIA anunciou hoje (13), antes da Game Developers Conference 2025 (GDC), diversas novidades e melhorias sobre as suas tecnologias de renderização neural NVIDIA RTX. Os anúncios incluíram notícias sobre os shaders neurais que chegarão à prévia do Microsoft DirectX em abril, DLSS 4 chegando à importante marca de compatibilidade com mais de 100 jogos e softwares/aplicações, o lançamento oficial do RTX Remix junto com uma nova demo jogável de Half-Life 2 RTX, atualizações com suporte ao Unreal Engine 5 para RTX Mega Geometry e RTX Hair no Kit NVIDIA RTX, e a estreia dos NPCs autônomos com a tecnologia NVIDIA ACE em dois jogos.
Confira mais detalhes:
NVIDIA e Microsoft dão as boas-vindas a próxima era dos jogos com a inovadora tecnologia Neural Shading
NVIDIA e Microsoft anunciaram que o suporte para a tecnologia Neural Shading estará disponível na prévia do DirectX em abril, aproveitando todo o poder dos Tensor Cores das GPUs NVIDIA GeForce RTX dentro dos shaders gráficos utilizados no desenvolvimento de jogos.
A renderização neural (Neural Shading) representa uma revolução na programação gráfica, combinando Inteligência Artificial com técnicas tradicionais de renderização para aumentar significativamente as taxas de quadros, melhorar a qualidade da imagem e reduzir o uso de recursos do sistema. O SDK NVIDIA RTX Neural Shaders permite que desenvolvedores treinem seus dados de jogo e código de shader em um PC com IA RTX, otimizando as representações neurais e os pesos dos modelos com Tensor Cores. Isso aprimora consideravelmente o desempenho das técnicas de renderização neural, possibilitando uma renderização em tempo real mais rápida e eficiente.
Kit RTX chega ao Unreal Engine 5
A NVIDIA lançou hoje (13), o suporte da Unreal Engine 5 para RTX Mega Geometry e RTX Hair por meio do NVIDIA RTX Branch.
O NVIDIA RTX Kit é um conjunto de tecnologias de renderização neural que possibilita a ativação do Ray Tracing em jogos com o auxílio de IA, a renderização de cenas com geometria imensa e a criação de personagens de jogos com visuais fotorrealistas. As novas GPUs GeForce RTX Série 50 da NVIDIA apresentam um avanço significativo na aceleração do Ray Tracing para cabelos e pelos, com a introdução de uma nova esfera varrida linearmente (linear swept sphere, ou LSS), uma primitiva 3D utilizada na aproximação de pelos e cabelos. Essa nova primitiva representa um passo em direção à renderização de humanos digitais de alta qualidade em tempo real, ao substituir as primitivas triangulares por esferas que podem representar fios individuais de cabelo com maior precisão e desempenho
Durante a CES, a NVIDIA demonstrou o potencial da renderização neural por meio de uma impressionante demonstração tecnológica, chamada Zorah. Na GDC, uma versão atualizada da demo, desenvolvida na Unreal Engine 5, apresentará os avanços mais recentes em renderização neural, incluindo a utilização do RTX Mega Geometry, RTX Hair, ReSTIR Path Tracing e ReSTIR Direct Illumination.
NVIDIA RTX Remix oficialmente lançado com DLSS 4 e RTX Neural Shaders, demo jogável de Half-Life 2 RTX disponível em 18 de março
Há um ano, a NVIDIA lançou o RTX Remix em Beta Aberto, uma plataforma de modding revolucionária que permite que jogos clássicos sejam remasterizados com as tecnologias RTX. Hoje (13), a NVIDIA está lançando oficialmente uma versão aprimorada do RTX Remix, apresentando DLSS 4 com Multi Frame Generation, uma série de novas tecnologias RTX Neural Rendering e inúmeras atualizações pedidas pela comunidade, permitindo que os modders entreguem remasterizações impressionantes com qualidade de imagem ainda melhor e taxas de quadros mais altas.
Para demonstrar as capacidades do RTX Remix e o poder das mais recentes inovações RTX, os jogadores que possuem uma cópia do aclamado título Half-Life 2 poderão baixar gratuitamente uma versão de demonstração de Half-Life 2 RTX no Steam a partir de 18 de março. Destacando o trabalho realizado em Ravenholm e Nova Prospekt, Half-Life 2 RTX está sendo desenvolvido por quatro das principais equipes de modding de Half-Life 2, que trabalham juntas sob o selo da Orbifold Studios. O jogo contará com Ray Tracing completo, ativos remasterizados, DLSS 4, NVIDIA Reflex, RTX Neural Radiance Cache, RTX Skin e RTX Volumetrics.
Mais de 30.000 modders já testaram o RTX Remix, utilizando IA para aprimorar centenas de títulos clássicos e proporcionar a mais de um milhão de jogadores a experiência de mods impulsionados por RTX Remix.
A aplicação oferece diversas melhorias baseadas em IA, como:
- Ativos PBR em 4K — materiais em alta resolução com texturas detalhadas e efeitos de iluminação realistas, que podem ser criados com as ferramentas de IA generativa integradas ao RTX Remix. Além disso, o PBRFusion 3, um novo modelo de IA desenvolvido pelo modder “Night Raven”, aproveita a API do RTX Remix para se conectar ao ComfyUI em um fluxo integrado.
- NVIDIA DLSS 4 com Multi Frame Generation para taxas de quadros mais altas.
- Neural Radiance Cache — o primeiro shader neural projetado para melhorar a qualidade visual dos jogos como nunca antes.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!