Levou 5 meses pro Bing rejeitar novamente o meu pedido para conseguir cadastrar o Select Game lá, e poder aproveitar da parte de notícias. O Bing vem para ser uma alternativa ao Google, mas com o market share atual deles, eles ainda tem de se esforçar demais e ainda assim não acho quer vão conseguir avançar tanto na preferência dos usuários.
E para os editores, o sistema de webmaster tools continua bem atrás do Google Search Console. Apesar da audiência de lá ajudar um pouco nas visitas, foi menos de 2% da audiência total nos últimos 30 dias.
E o PubHub, o recurso que poderia ajudar pequenos editores, além do tempo enorme de aprovação, também menciona que “enviamos por email os problemas”, e só vou poder recadastrar o site depois de 1 mês. Eu não recebi email algum até hoje, e nessa parte eles poderiam ser mais transparentes sobre os motivos de rejeição, e mostrar isso na tela mesmo do Webmaster Tools, ao invés de enviar um email.
É falta de sitemaps ? O site tava fora do ar no dia? Tem alguma coisa errada na parte técnica? As editorias que eu cubro hoje em dia não são permitidas ? Porquê demoraram 5 meses pra rejeitar um portal ? Tem tantos portais no mundo pedindo pra entrar pra demorar tanto ? Perguntas que espero que um dia possam responder, já que não acho que tenha uma fila enorme de solicitações, e ainda ter de esperar 1 mês pra enviar um novo formulário.
Tenso que infelizmente a gente ainda tenha de depender mais do Google, que pelo menos percebeu que sem os pequenos editores o buscador pode entrar em declínio.
É uma pena perceber que o Bing poderia fazer um pouco a diferença. O Bing poderia ter iniciativas interessante para ajudar os pequenos editores, mas não vejo isso acontecendo de fato. Eles poderiam ter iniciativas de notícias, que certamente ganharia uma repercussão positiva, mas até mesmo o Webmaster Tools deles nem ganha publicidade. A gente só descobre a existência disso pelas redes sociais de especialistas de SEO.
E também percebi que o Bing só corteja os grandes portais, para fazer as parcerias de conteúdo e usar as matérias e posts no formato sindicalizado, aparecendo os conteúdos no MSN.com. Até testei por algum tempo um app deles que simula o Google Discover, mas o feed é tão confuso e poluído que não vale nem a pena mexer com ele para ler notícias. Nesse ponto o Google continua muito a frente, exceto que o Google continua banindo os editores do Google Discover sem nem explicar porquê. No final das contas a criação de conteúdo se torna só um hobby mesmo, que aos poucos os editores deixam de fazer, já que a cada dia que passa não vale mais a pena separar tempo pra isso. Pelo menos nos portais e blogs, e crescer nas redes sociais não é algo trivial.