70 reais por mês. Este é o valor que eu teria de pagar para poder acessar a seção de estatísticas de audiência do meu blog dentro do Jetpack.
O plugin do WordPress é um dos mais populares e faz parte do ecossistema da Automattic, a dona do WordPress. O sistema de CMS é hoje o mais popular do mundo e milhares de desenvolvedores oferecem plugins com opções pagas com mais recursos. Mas alguns recursos extras a gente não tem mais condições de pagar.
Por exemplo, essa seção de estatísticas. Desde que o Google começou a forçar ainda mais o uso e a migração pro Google Analytics 4, eu usava a parte interna do Jetapck pra saber quantas visitas eu tinha nos posts. Mas até mesmo isso agora não vou mais conseguir, já que o Select Game, em si, não conseguiria pagar o custo mensal disso.
Já que o valor que ganho atualmente no Adsense não passa de 30 CENTS por dia, por ter menos de 1000 visitas por dia. E aumentar esse valor se tornou quase impossível por não ter mais a audiência do Google Discover.
A cada dia que passa percebo que a atividade da criação de conteúdo pessoal vai aos poucos entrando em declínio, gerando um desânimo enorme para quem cria conteúdo por hobby. O Google agora não considera mais as nossas postagens pro Discover e tenho receio de como será após o mesmo Google lançar a sua SGE, o “chat gpt” que deve ficar no topo das buscas. Pois se o leitor já tiver uma resposta na hora, ele não irá percorrer o feed de audiência.
Parece que a gente está sendo sufocado pelos algoritmos de alcance a cada dia, e recursos básicos estão cada vez atrás de camadas pagas. Por mais que eu apoie e concorde que os devs tenham seu sustento financeiro, algumas coisas poderiam ser gratuitas e ter preços justos também, e ver a situação financeira de cada editor, de cada portal, de cada cliente.
Além disso, diversos editores começaram a reclamar no forum oficial. Tem pelo menos mais de 10 tópicos criados nos últimos dias, de editores frustrados com essa mudança, atingindo também sites que não tem propaganda alguma nas páginas. Espero que pelo menos os responsáveis pelo plugin vejam as threads e corrijam isso.
E agora com essa mudança do Jetpack, está cada dia mais difícil até de manter o plugin ativo aqui. Pois ainda dependo de alguns recursos, como o sitemaps de notícias. Mas nesse ponto até fiquei com vontade de estudar a plataforma e criar um plugin pra eu gerar o sitemaps aqui separadamente, e abandonar de vez o Jetpack. Pois as outras opções que tentei achar e testar também não me agradaram, e plugins de SEO, como o Rank Math e o Yoast só tem a parte de sitemaps de notícias atrás de camadas e plugins pagos.
Pelo menos até o momento o plugin oficial de Web Stories continua gratuito e recebendo updates, mesmo com um tempo mais entre as atualizações. Espero que os principais plugins de WordPress continuem gratuitos, pois tá cada vez mais difícil ser criador de conteúdo independente. E dependendo das situação a gente está pagando do bolso para produzir conteúdo em blogs com novos textos e “pagando para trabalhar”. Até a gente acabar desistindo de vez.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!