Pular para o conteúdo
Início » Artigos » O melhor videogame de todos os tempos é…

O melhor videogame de todos os tempos é…

…aquele que você gosta mais de usar! Sei que esta resposta parece clichê demais, mas depois de ter lido este texto do Próxima Fase, fiquei tentado a escrever sobre isso. Hoje tem sempre aquela guerra: compre o Playstation 3 por isso, isso e aquilo. Compre o Xbox por isso, isso e aquilo. Compre o Wii por isso, isso, aquilo. OK, os três videogames são bons e gostaria de ter eles, mas escolhi um deles. Escolhi o Playstation 3 por causa dos exclusivos e pela vantagem da PSN free, onde não preciso pagar muita grana. OK, 120 reais por ano pela Live é pouco, mas a PSN é free e pelo que andei vendo me atende perfeitamente. Ontem mesmo joguei com o neplesh o Resident Evil 5 em modo cooperativo e foi uma experiência ótima: nunca tinha jogado pela internet antes e isso dá uma vantagem a mais para o game, apesar de ter gente que não goste deste recurso. E joguei de graça, no demo do jogo que baixei algumas semanas atrás. Jogar com/contra outras pessoas é muito melhor que jogar contra rotinas de programação de inteligência artificial.

Hoje tem gente que me pergunta: qual videogame comprar, será que vale a pena esse? Eu chego e tento sempre comentar as vantagens e desvantagens. Sei que muitos podem me criticar, mas vou ser realista: a maior vantagem do Xbox 360 e do Wii aqui no Brasil contra o PS3 é o mesmo poder ser destravado: a maioria dos jogadores não estão nem aí pra Live ou em ter uma opinião correta de que “tem de comprar só games originais”. No ano passado eu sempre pensava: vou comprar o console destravado que é mais barato, vou destravar, vou jogar aquele tanto de games só pra me divertir, mas eu via que era errado. Que se eu destravasse e desse 3rls iria perder o investimento caríssimo.

E por isso o PS2 reina absoluto: custa barato e você encontra jogo quase de graça. É errado isso? É, mas mesmo com impostos baixos o povão continuará comprando games assim. Não quero dizer que isso não mude: apenas quem é bem informado está preocupado com isso. Eu mesmo quero ter só uma coleção de games originais. Mas eu sou realista e sincero: admitir que nunca comprei games piratas é contar uma mentira sem precedentes: eu dependia dela pra poder me divertir. E quando era criança e/ou adolescente nunca me preocupei com isso. Só achava os games originais caros pra caramba. Ainda acho, pra falar a verdade.

Mas o Flausino comprou o PS3!!! E ele num é destravável! Com certeza comprei e não me arrependo da compra: a cada vez que eu ligo ele e vejo que posso baixar demos e conteúdo de forma legalizada, jogar online, colocar o Metal Gear Solid 4 original no console e saber que eu tenho um produto de alta qualidade é outra coisa. Mas às vezes penso nos colegas que tem o Xbox 360 destravado e não estão gastando tanto dinheiro quando o que eu vou gastar em alguns meses (ainda não tenho muitos games. Só o Metal Gear e mais uns 4 que peguei com um amigo na PSN). É difícil pensar nisso mas é a opção que escolhi: escolhi o console da Sony pelas suas vantagens, que são muitas. Também considero o Xbox 360 e o Nintendo Wii videogames bons. Mas é aquele negócio: para um gamer de classe média baixa, ou vai de Playstation 2 ou escolhe um videogame desta geração por ideologia: chegar e dizer qual é melhor é muito difícil.

O melhor videogame é aquele que o jogador tem e que goste de jogá-lo. Ninguém conseguirá responder essa pergunta, já que não cabe a nós persuadir o jogador: temos apenas de informar e opninar, apesar do fanboysismo que a gente acaba colocando nos nossos textos. Afinal, cada um tem a sua opinião e cabe ao jogador escolher o que é melhor para ele. Acima de tudo, tem a diversão. É a diversão que está em primeiro lugar quando ligamos aquele videogame e passamos algum tempo na frente da TV, jogando.

Relacionados e Publicidade