Pular para o conteúdo
Início » Artigos » O novo PlayStation 4 (de codinome NEO), upgrades e o tiro no pé nos consumidores

O novo PlayStation 4 (de codinome NEO), upgrades e o tiro no pé nos consumidores

Google News

Há pouco mais de um ano eu chegava feliz na minha casa com um PlayStation 4 debaixo do braço. Tirando alguns arrependimentos como ter comprado alguns jogos em plataformas erradas (como o LittleBigPlanet 3 no meu segundo PS3, que morreu recentemente, e o Project CARS no PC, por ter tido interesse em jogar no PS4) eu fiquei bem feliz com a minha compra de console. Já estou na next-gen, que beleza! The Witcher 3, Bloodborne, futuramente o Uncharted 4…planos, planos e mais planos. As coisas iam bem, o console conseguia coexistir com o meu PC Master Race xing-ling-race que roda alguns jogos atuais em resoluções menores/menos fidelidade gráfica, e conseguia arrumar um ou outro jogo pro aparelho da Sony.

Só que nas últimas semanas, além da última parcela do console no cartão, também veio a cara de tacho, com os rumores do suposto “PS4.5 ou o “PS4K”, com planos de rodar games do PlayStation VR com mais qualidade do que no console atual, além do console ter mais fidelidade visual gráfica. Obviamente eu apoio toda a evolução tecnológica, ainda mais na área dos games. Tenho um PC e quero fazer um upgrade nele no futuro. Mas não acho honesto ver que o “tempo de vida útil” de um console de 2 anos de existência fosse ser tão curto.

Nessas últimas semanas surgiram tantos rumores de sites diferentes que a notícia ganha ares de verdade, ainda mais com o silêncio da Sony. Esta semana o Giant Bomb divulgou supostas especificações do novo aparelho, que terá mais velocidade de memória, mais processamento que o anterior, e o codinome NEO:

PS4 Original NEO
CPU 8 Jaguar Cores com 1.6 GHz 8 Jaguar Cores com 2.1 GHz
GPU AMD GCN, 18 CUs com 800 MHz AMD GCN melhorado, 36 CUs at 911 MHz
Memória 8 GB GDDR5, 176 GB/s 8 GB GDDR5, 218 GB/s

Com o hardware atualizado, os jogos poderiam ter taxas mais estáveis de frames por segundo, resolução 1080p e suporte a 4K, mas os jogos em si não seriam obrigados a ter 4K nativo. O “novo console” também usaria a mesma PSN Store, a mesma comunidade do PS4 e os jogadores teriam acesso aos jogos atuais. Seria um “quase segundo console”, mas que não fosse em substituição a um console antigo, diferente de quando dava os YLODs nos consoles de muitos jogadores e a gente acabava trocando o videogame pra não perder os games que a gente já tinha comprado.

Outra informação do Giant Bomb cita que os jogos lançados a partir de outubro teriam de suportar os 2 modelos de consoles, mas não quer dizer que o “novo console” seria lançado em outubro. Apenas que os jogos deverão suportar os 2 dispositivos, e os jogos lançados anteriormente podem usufruir de mais fidelidade gráfica, bastando que as produtoras façam um update. O autor do artigo apreciaria o Fallout 4 (que teve algumas críticas quanto ao visual nos consoles), mas não quer dizer que o jogo ganharia esse update.

Há também alguns pontos interessantes citado no artigo: a Sony seria bastante rígida para os desenvolvedores, para que o console antigo não fique “obsoleto” (e no caso manter a mesma comunidade, já que teria apenas mudanças visuais aparentes), não poderia ter jogos com recursos exclusivos do “novo console” e que o “novo console” poderia baratear o PS4 original, oferecendo mais opções para novos consumidores.

Mas sinceramente acredito que a Sony está fazendo uma jogada arriscada demais, junto com um tiro no pé dos consumidores. A vida útil de um videogame sempre sugere que as produtoras vão pegando as manhas e oferecem melhorias visuais ao sugar o máximo de potencial que o console oferece no decorrer dos anos. A Naughty Dog, por exemplo, tirou leite de pedra do console e alguns jogos da série Halo tem uma direção de arte primorosa no Xbox 360, por serem produtoras first party e que, claro, tiveram a vantagem de extrair o máximo do hardware por conta de serem first parties. Mas outras produtoras também conseguiram chegar perto, como a Konami e o Metal Gear Solid V, apesar das versões de PS4/Xone e PC serem melhores nos visuais.

Final Fantasy XV - Screenshot

A gente sempre esperaria que os consoles tivessem mais tempo de vida útil nesta geração, ainda mais por serem aparelhos de custo elevado. Claro que não dá pra colocar na jogada o Wii-U, por conta do console não ter tido tanto sucesso comercial e acabou vindo com visual abaixo do esperado, obrigando a Nintendo a correr atrás com o NX (mas nesse ponto a Nintendo foi mais honesta com os consumidores, por ser um novo hardware), mas pro PS4 e pro Xbox One, a gente esperaria pelo menos uns 5 anos de existência. Por mais que a Sony tente ter um ecossistema com 2 consoles “iguais”, ela vai acabar priorizando esse NEO na questão de fabricação e preços (tipo um PS4 Slim, mas com mais hardware) e se ela é tão rígida pros desenvolvedores, pra quê não lançar novo console? Num é mais fácil oferecer mais acesso ao PS4 pros jogos conseguirem extrair mais do aparelho?

A recomendação de muita gente é de esperar a E3 pra comprar um novo console. Se a Sony anunciar esse console novo, não quer dizer necessariamente que ele será lançado esse ano, mas os consumidores que ainda não se decidiram terão mais ciência de que, ao comprar um PS4 comum, ele está tomando uma decisão. Mas pra quem já comprou acaba sendo um pouco decepcionante. Enquanto que a gente quer sempre ver jogos mais bonitos e as produtoras tirando leite de pedra, é tenso saber que isso só seria mais possível ao comprar um “console atualizado”. Pra gastar mais de R$ 2 mil em um novo console tão cedo, mais fácil comprar o Xbox One e esperar o PlayStation 5. Pelo menos o Xbox One está tendo atrativos mais interessantes, com os jogos melhores na Games With Gold e a retrocompatibilidade.

PlayStation VR com PlayStation 4

26 comentários em “O novo PlayStation 4 (de codinome NEO), upgrades e o tiro no pé nos consumidores”

  1. Kkkkkk… Sem palavras, apenas o que eu já disse aqui antes, a Sony adora explorar trouxa.

  2. Você só esqueceu que 2.000 se paga no Brasil e comprar aí é “investir”. No resto do mundo não Costa tanto do seu salário, e ninguém pensa como investimento.

    1. Thalles Ell Kalil

      QUE ? ta achando que o povo é otário ? ai que você se engana… No Brasil é capaz do povo trocar, lá fora as coisas são diferentes, nego não gasta dinheiro atoa não… basta você ir em vídeo propagando de tênis sendo vendido a 100 dólares como o Kobe Flyknit e ver nego se recusando a comprar… Já no Brasil nego compra Adidas SpringBlade por 1000 conto e acha q ta tirando onda, eu duvido que esse PS4 venda tanto lá fora… Até pq desde que console é console, não existe investimento a parte, a não ser por compra de jogos

    2. Bruno Nicolino

      Frequento blogs e comunidades de games americanas, e posso dizer que eles também consideram os 400 dólares do ps4 um investimento enorme, e esperam que dure bastante. Não é questão só de quanta parte do seu salário significa, mas de qual o valor que dão ao produto.

      Nesse quesito, os brasileiros são até menos econômicos, temos o costume de pagar milhares de reais em nossos smartphones, já que nossas operadoras hoje dão descontos pífios. Lá eles atualizam smartphone todo ano, mas vc dificilmente vc vê alguém pagando mais de 200 dólares num iPhone, pois fazem pelas operadoras. Então 400 dólares em algo que só serve pra entretenimento já considerado bastante grana.

      Basta visitar qualquer forum ou blog americano e vc vai ver que estão tão putos como nós.

    3. Concordo com o que o Bruno falou. A insatisfação dos consumidores americanos é tão grande quanto a nossa com os valores que pagam nos consoles. Basta visitar qualquer fórum estrangeiro e irão ver.

  3. Os dois podem coexistir, não vejo problemas em lançar hardware atualizado. Acontece o tempo todo com PC e nem por isso deixa de ser atraente.

    1. Mas no PC você sabe o que está comprando, sabe que é fácil trocar peças, placas de vídeo, etc etc etc. Console não. Então eu vou lá comprar um console 1 ano após o lançamento, pra ver que ele ficará obsoleto tão rápido? A Sony, claro, está com uma enorme base de vendas do console, mas é revoltante ver eles praticamente inutilizarem. Que deixem o console do jeito que está, pros jogadores continuarem jogando e etc, mesmo com o VR disponível!

      1. Para quem gostar de ter o console mais top da fabricante pode ser frustrante. Entretanto não quer dizer que o mais antigo se torne ruim, o novo pode vir com um Plus digamos assim. No meu ponto de vista o importe é não deixar o antigo na mão.

      2. OK, concordo em partes com seu texto. Mas a Sony está deixando claro que não quer que a versão anterior fique obsoleta, os mesmos jogos funcionarão nas duas plataformas, a mesma PSN. E quando este PS4K sair, provavelmente já terá passado de 3 anos de PS4, o que pode não significar tanto na história dos consoles mas é um bom prazo num mundo com tanta obsolescência programada.

        Lembrando que PS3 e X360 também lançaram versões aprimoradas, com placas-mãe melhores e clock mais alto e não vi toda essa choradeira (choradeira mesmo era quando apareciam as malditas 3 red lights).

        Abraço.

    2. O tempo de vida de um console é o que conta pro publico VG. (2 anos e meio pra já ter um upgrade de hardware (não é um melhoramento no processo de produção, é foda). Vida útil mínima estimada de 5 anos. Quero ver extrair leite de pedra, como Uncharted 4 e alguns exclusivos e não isso.

  4. Se isso acontecer não compro mais. isso e chamar o consumidor de trouxa,acaba sendo melhor investir em um pc pois vc sabe oque ta colocando na maquina e o rendimento que vai ter. Sony fudendo com seus consumidores.

  5. Fabiano Oecksler

    Por isso que vendi meu PS4 com 5 meses de uso e catei um PC, não me arrependo!!

  6. Thalles Ell Kalil

    Já não basta a Sony CAGAR na cabeça de quem tem Ps4, Rede online bosta, Pouquissimos jogos de boa qualidade como exclusivos, deixar o jogo todo capado só pra colocar em 1080p (por puro marketing) e ainda faz você passar raiva sabendo que do outro lado os caras ganham bons jogos por assinar a rede online, enquanto você ganha menos jogos e jogos piores (só indie bosta)… e Agora vem isso ?! um novo console pra ferrar de vez quem tinha um PS4… Tô saindo fora!

  7. bem, nao to preocupado, vai rodar o final fantasy ta blz, quando acabar o jogo eu vendo e pronto, vai se foder Sony.

  8. Muitos estão falando sobre este “suposto” novo console, mas, o que muitos aqui não lembram foi que o xbox 360 ofereceu modelos diferentes, assim como o playstation 3. Modelos slim, ultra slim, etc… Sem contar que já foi dito que o XBOX ONE também terá um novo modelo assim como o PS4. Então de nada adianta, enquanto houver pessoas para comprar estes consoles, assim como as DLC’s ficará exatamente da mesma forma.

    OBS: Enquanto o WII U que era para fazer isto, manteve o console até agora e vai sair um novo agora.

    1. meu amigo mais ai eram diferenças minimas alguns ate tinham diferenças de hardware mais nem chega perto da possível diferença desses dois consoles.mudança visual e uma coisa agora de hardware e outra fera.

  9. Erlando Martins

    Acredito que se for verdade o ps4k é a ferramenta para não perder espaço para o Nintendo nx que aparentemente vai contar com suporte ao 4k. Uma jogada audaciosa que mesmo dando total suporte ao Ps4 normal nos vamos sentir a diferença os jogos novos para o neo.

  10. Lourival Bogéa

    Sinceramente eu acho que não vai ser um salto tão gigantesco de qualidade entre os gráficos… talvez o maior diferencial seja poder usar o 3d da realidade virtual…. mas por min eu acho até bom que assim talvez os jogos de ps4 fiquem mais baratos…. não tenho pressa de migrar pra outro…ha e também teria que comprar uma tv 4k… o que inviabiliza ainda mais a compra…

  11. Frederico Veloso

    Pelas especificações o ganho em performance será bem pequeno. De forma que o máximo que ele suporte, talvez, seja manter todos os jogos em 1080P 30fps. Essa melhora aí, a princípio, não chega nem em 30% de ganho geral.

  12. Enquanto eu respeito a opinião da pessoa que criou a matéria, o senhor Rodrigo Flausino, ou é desinformado ou maldoso, dando um parecer muito estranho sobre o console, enquanto se estas especificações forem futuramente reveladas serem verdadeiras seria mais como um New 3ds, no qual não substitui de forma alguma meu 3ds xl por exemplo, e de forma alguma roda jogos em 4k. Claro que querer ter algo mais potente é só uma parte do ser humano, mas de forma alguma significa que voce precise ter algo mais potente pra usufruir, afinal de contas, se você já tem um ps4 você teve as devidas condições e ja aproveitou de alguns bons jogos como bloodborn e esta chorando de boca cheia. E de qualquer jeito formar um tipo de opinião ofensiva sobre algo que já acontece em quase tds os meios, – TV, celular , computador e agora como era de se esperar do tipo de ‘desenvolvimento sustentável’ que o mundo já se direciona a anos – parece ignorância da parte do autor.

    1. Você quer comparar celular com videogame? São 2 dispositivos completamente diferentes, com TEMPO DE VIDA ÚTIL DIFERENTES. Videogame foi feito pra durar bastante tempo. 5 anos pelo menos, e não 3, como aconteceu anteriormente com o PS3 e o Xbox 360 com seus tempos de vida útil enormes.

      Outra, estou me sentido bem lesado com esses rumores. Ter um console igual, mas potente desanima quem comprou o console anteriormente, e quem comprou recentemente deve estar com cara de trouxa. “Opa, poderia ter esperado um pouco mais”. Não é reclamar de barriga cheia (pois SIM, eu tenho o console, e SIM joguei diversos jogos recentes) e sim pedir mais transparência por conta das produtoras. Algo que infelizmente não estão fazendo direito.

      Esse novo console é pulverizar a base de jogadores e, de quebra, pode favorecer quem jogará no novo console. Framerate melhor, dependendo do jogo, pode trazer vantagens, como um PvP de Dark Souls III. E outra: um usuário comentou num grupo sobre o próprio desenvolvimento do jogo: para o PS4 normal os devs vão fazer o jogo de qualquer jeito para o mais fraco e vão dizer que era por falta de hardware. O Black Ops III é o melhor exemplo disso.

      Com mais “memória” daqui a pouco o próximo Call of Duty pode ter mais recursos no “NEO” e em PCs mais potentes. Aí que é tenso.

      1. Acredito que irão usar a solução de colocar opções de graficos, não comparei com o celular e sim com quase todo produto eletrônico hj em dia. Esperar que consoles como o ps4 ou o xone que podem ser chamados de defasados sendo lançados em tempos de 1080p, sem a capacidade de rodar nessa resolução, dure 5 anos em uma indústria que quer nos empurrar o 4k parece um tanto surreal. Claro que ocultar o próximo produto é uma tática básica pra manter as vendas do produto em linha atualmente. Mas, td isso pode acabar apenas sendo rumores, embora eu acredite que exista verdade neles.

  13. Deveriam ter vergonha de falar em 4k, sabemos que no fundo a sony vai abusar do downsampling!

  14. Concordo Rodrigo. Quando li pela primeira vez o boato não acreditei. Aí se passaram mais uns, e outros boatos que simplesmente admitiram ter lançado um console atrasado pra época. Lembrou me a época que comprei o DC e meses depois li que ele seria descontinuado. Meu sentimento foi o mesmo.

Não é possível comentar.