Provavelmente este foi um dos anúncios que mais tiveram burburinho dos jogadores de World of Warcraft, após a live de aniversário de 30 anos da franquia! Praticamente tivemos uma “versão online da Blizzcon”, já que foram muitos anúncios. Tivemos o cronograma de lançamentos de 2025 do retail, Hearthstone começando a ter mais conteúdos de outros jogos nos cards, o Mists of Pandaria Classic (que deve chegar em 2025), detalhes do início dos novos servidores do Classic Vanilla (que deve começar em breve) e o sistema de moradia!
Ou seja: em World of Warcrat: Midnight (a próxima expansão do MMO) finalmente teremos o sistema de player housing! Um pedido antigo da comunidade e que tem em outros MMOs. Muitos ficaram bem animados, e outros jogadores mais cautelosos, já que espera-se quer a Blizzard não faça algo parecido com o sistema de guarnições de Draenor. Pois o sistema de guarnições foi um sistema bem próximo, por ser uma base do próprio jogador.
Mas era aquele negócio: a gente até decorava alguns elementos das guarnições e escolhia as estruturas, mas não era a mesma coisa que ter uma casa interna para os seus personagens.
E agora o sistema foi anunciado, mas ainda não tem detalhes de como que será esse sistema. Então o céu é o limite!
Os desenvolvedores perceberam que, para continuarem mantendo o engajamento dos jogadores, tem de ter sempre novos sistemas de evergrenn e permanentes, e começamos a ter isso bastante em Dragonflight e em The War Within. Pilotagem Aérea, Bandos de Guerra e o Posto Comercial são 3 dos principais sistemas atuais, com este último sempre tendo novos itens para os jogadores comprarem todos os meses. Nem todos os meses são interessantes, mas muitos itens retornam e aparecem várias opções de cosméticos aos jogadores.
Mas o que esperar do player housing ? Será que os jogadores poderão escolher os locais onde eles poderão ter morarias ? Seria muito interessante se desse pra ter vários locais diferentes, com mobilias diferentes. Mas acho que provavelmente pode acabar tendo só um local específico no início de Midnight, e fico imaginando se será numa das novas locações da nova expansão do WoW.
Sobre a decoração interna, provavelmente teremos itens que devem ser liberados logo de cara. Apareceu uma cabeça de dragão na parede, e lembra bastante a Sinestra. Talvez o jogador enfrente o Lich Rei e consiga ter um local pra guardar a famosa Frostmourne. E o Posto Comercial pode até vir com itens pra decorar as casas dos jogadores. E até mesmo as conquistas podem render itens extras.
Só que também é aquele negócio: eu me pergunto se teria, por exemplo, locais como um quintal, com o uso de montarias lá. Comento isso já que, agora com o novo Brutossauro na loja (mesmo que seja por tempo limitado), muitos jogadores agora já tem os leilões consigo e em todo lugar, e isso pode fazer com que as cidades fiquem desertas, com os jogadores resolvendo tudo “de casa”. Eu acho bem legal ter movimentações nas cidades, apesar de que hoje em dia apenas em Dornogal que tem uma boa quantidade de players. E o Player Housing pode acabar reduzindo um pouco isso.
Aí provavelmente os jogadores ainda teriam de ir na capital da expansão recente para coletar a recompensa do cofre semanal, ou fazer algum serviço específico.
Por hora teremos de esperar por novidades de Midnight, que terá mais informações apenas na metade de 2025. A expansão mesmo provavelmente só deve ser lançada em 2026.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!