Pular para o conteúdo
Início » Artigos » O YLOD e algumas reflexões de 3 anos com um PS3

O YLOD e algumas reflexões de 3 anos com um PS3

Google News

Sábado. 7 de janeiro de 2012. Noite. Durante muito tempo tentava achar uma saída num pátio na Síria. Ando, corro, pulo, salto um buraco no chão naquele local que teria turistas algumas horas depois. Meu amigo, o Sully, estava comigo. Até engraçado lembrar dele e pensar que o conheci num museu em Cartagena, na Colômbia, quando tentava o mesmo que ele: roubar um anel e um dispositivo que traduz mensagens num dialeto obscuro. Opa, achei uma porta que não aparentava ser o local de onde eu vim. Passo por ela, encontro com alguns amigos…e tudo fica escuro.

Desligamento automático. Ligo o PS3 com o Uncharted 3 novamente. Luz amarela no LED, seguido de luzes vermelhas piscando. “Desligo” o videogame. Ligo outra vez. Luz amarela piscando, seguido da luz vermelha piscando sem parar. Desligo, ligo novamente. Corro pro PC e entro no Youtube. O baque vem rapidamente e você descobre que o momento que eu tinha mais medo veio cedo demais. Igual a um certo momento do Dark Souls, que você sabe que vai acontecer por ter lido antes, mas que não era o momento de acontecer. 2 anos e 9 meses. Aqui jaz o PS3 deste que voz escreve. Um modelo FAT, 40 GB, que mais sofreu para gerenciar dados e que ficou com o HD quase lotado a maior parte da vida. Com vocês: Reflexões de um jogador que teve o YLOD: as luzes amarelas da morte. A versão “sonysta” das 3rl do Xbox  360. O momento que sempre chega uma hora ou outra para qualquer coisa que existe. Nada dura pra sempre.

Falar do YLOD pode ser complicado e pode não ser. A primeira coisa que me veio na mente foi na questão de uma possível ressurreição e de caçar relatos aqui e ali. O primeiro foi ver se eu conseguiria tirar o disco do videogame. Por ser um game alugado, não poderia me dar ao luxo de deixar o disco lá e gastar grana atoa com locação. Tenho um amigo próximo que teve de levar num técnico para abrir o console e tirar. Eu segui uma dica que eu li: desligar a chave do console que fica na parte de trás, segurar o dedo no botão de Eject e ligar a chave que fica atrás. O console ligou, tirou o disco e o cooler funcionou na potência máxima. Não sei se eu assassinei o PS3 depois com essa, mas, bom, isso nem importava mais.

Lembrando que isso pode não funcionar em seu videogame. Não venha reclamar comigo depois! Não é o objetivo do post passar dicas!

Jogo removido e choro no Twitter à parte, comecei a orçar mentalmente os gastos caso eu queira continuar nessa vida difícil de jogador semi-hardcore. Durante os dias seguintes, um amigo próximo me recomendou arrumar um PC novo e 2 deles um Xbox 360. Mas arrumar um Xbox no lugar do PS3 não faz sentido para mim. Consegui, em quase 3 anos, 23 jogos de caixinha, adquiridos com sacrifício, mostrando pra indústria nacional que é possível ser jogador de games originais. Vindo de 2 gerações onde só usava games piratas, é um avanço astronômico. Muitos deles são usados, o que, para a indústria, são nocivos pois a empresa não recebe a minha grana. Mas são games originais da mesma maneira. A indústria contornou isso com os passes online e os DLCs, apesar de muitas delas apelarem e caparem o game normal com o objetivo de vender pacotes adicionais para tirar mais grana do jogador. No mesmo sábado do YLOD eu tinha comprado, horas antes, o passe online do Uncharted 3. Um passe online na PSN nacional e de um game alugado. Esse paguei com gosto, e penso ainda em comprar o game completo no futuro, depois dos meus “testes”. Já platinei o primeiro, tenho o segundo  e quero ter as platinas dos 2 últimos e poder jogar os multis, que são viciantes e bem legais.

Mas voltemos ao YLOD. Com 23 games de caixinha e mais um monte espalhados em contas da PSN, não faria sentido jogar 3 anos de investimento em diversão no lixo. 1712 troféus adquiridos até então. Uma locadora a 10 minutos de casa (andando!) e com mais de 100 jogos para alugar. Desde Terminator Salvation a Batman: Arkham City. Desde Pro Evolution Soccer 2008 ao Skate 3. Poderia ficar alugando um game por semana diferente por uns 2 anos, já que o acervo de games disponíveis vai continuar aumentando. Já o Xbox 360 tem pra vender nas lojas locais, mas em sua maioria são consoles destravados e com vendas de games piratas. PC tem o Steam, mas aí vem na questão de manter e dar continuidade a essa vida de “sonysta”. O custo pra adquirir o Xisboca é o mesmo do PS3 (em termos), mas aí teria de recomprar muitos jogos que já tenho, pagando mais do que o valor de venda dos usados. E comprar alguns poucos que tenho interesse. Série Halo, Splinter Cell: Conviction, Infinite Undiscovery, Tales of Vesperia e a série Fable, citando os primeiros que eu jogaria. Poucas opções de exclusivos das plataformas Microsoft. Os jogos na Live são muito baratos, mas é uma situação muito complicada.

Já as causas do estrago podem ser inúmeras. Falha humana (minha) aliado a um console antigo e sem a salvaguarda da tecnologia. Deveria ter arrumado coolers, usar o console em pé, abrir e fazer limpeza das partes de onde deveria escapar o ar quente… Coisas que nunca pensava em fazer direito, talvez por focar demais os gastos em jogos do que cuidar do aparelho. O uso constante do PS3 pode ser um facilitador…é difícil enumerar algum culpado, mas depois do ocorrido nem vale mais a pena caçar um culpado pro meu PS3 ir pro beleléu.

Quanto à “ressurreição” de um PS3 YLOD, as opiniões são unânimes: um YLOD indica que está acontecendo alguma coisa errada com o videogame. Pode ser o cooler interno, pode ser o disco rígido (HD), pode ser a tal da “pasta térmica” que todo mundo fala. O processador, pode ser a fonte… e levar numa assistência pode ser que tenha alguma solução ou não. Mas nos diversos relatos que eu lia, muitos falavam que qualquer solução é temporária. O YLOD pode rondar novamente e novamente até ele não ter mais salvação. E um conserto de YLOD pode sair caro para um leigo que não pensa em fazer o próprio conserto. Apesar de eu ser analista de sistemas e já ter aberto o meu PC algumas vezes e ter fuçado em algumas peças, acho que só tentaria consertar se eu não achasse nenhum técnico na cidade que poderia tentar ressuscitar o videogame.

O pior nem é isso, e sim ver que existe a possibilidade de perde os saves de quase todos os jogos. É nessa hora que pesa muito a minha mentalidade e ter escolhido, desde o começo, usar uma conta brasileira na PSN. No começo eu nem ligava muito, mas quando surgiu a PS-Plus e a possibilidade de salvar os saves na nuvem, eu senti inveja de quem só usava contas americanas de maneira oficial e podendo fazer backups de saves na nuvem. A maioria dos arquivos são copiáveis para um pendrive, mas os bloqueados não. Acho que antes do YLOD eu só pensei nisso mesmo quando perdi os saves do Mass Effect 2 e tive de começar tudo outra vez. 8 horas foram jogadas no lixo. O maior problema é que dentro do game você pode ter muitos “arquivos de save”, mas no PS3 é apenas 1 arquivo, bloqueado para cópias. Num RPG você pode fazer diversas cópias e poder retornar caso você chegue num ponto onde fique bem difícil de avançar. No Mass Effect é a mesma coisa, mas essa lógica se perde num problema de travamento. Aí os mais de 20 “saves” do game vão todos pro lixo.

Com o YLOD, o prejuízo é muito maior. Exemplos: Demon’s Souls: 80 horas. Dark Souls: 75 horas de progresso. Killzone 2: 105 horas só do multiplayer, Saves bloqueados. Fora os Uncharted e outros inúmeros games que começava e não jogava “com afinco”. Eu não tenho a mentalidade de um caçador de troféus, que pega um game e o faz até o final ininterruptamente (o MyPS3 incentiva isso com o “milestone” de Velocista) e depois parte pro próximo game.. Eu sou daqueles que gosta de ter diversas opções e jogar um game hoje, outro amanhã, quando dá vontade. Afinal: videogame é diversão. Hoje jogo o inFAMOUS, amanhã posso tirar uns 20 minutinhos pra desestressar no multiplayer do Revelations, no final de semana vou pro Dark Souls, depois pro Modern Warfare 3…e por aí vai. Com tantas opções, eu poderia escolher e ir aos poucos. Se o meu PS3 não for ressuscitado, aí sim que vou perder boa parte da minha progressão na maioria dos jogos. Eu fiz backups de alguns jogos, mas nem lembro mais quais que foram e eu terei de caçar no notebook do meu irmão a localização deles.

Outra questão interessante de se comentar é que nos primeiros dias sem o PS3, ficou muito fácil ignorar e não ligar mais para as notícias do mundo Playstation. Demo de Final Fantasy XIII-2? Atualização das PSN Stores? Tudo deixa de fazer sentido, e é a mesma mentalidade que eu uso para não fazer muitos posts de outros consoles por aqui. Pra quê eu vou fazer trocentos posts de Nintendo Wii se eu não vou ter acesso ao console? Eu gosto de postar sobre games que posso jogar no futuro. Até que às vezes eu faço uma exceção, mas é algo bem raro. Sem PS3, pra quê me interessar sobre o lançamento de um Diablo III no Ps3 (se a Blizzard confirmar)? Durante alguns dias de indecisões financeiras nada mais me interessava…

…Até que eu consegui a aprovação familiar para entrar em outra dívida e ter um pouco de ajuda financeira. Sim, alguns dias depois estava encomendando o meu segundo PS3. E, desta vez, eu decidi não apoiar o mercado nacional legalizado. Fui numa assistência técnica conhecida e confiável e encomendei o console do mercado não-oficial. Antes era um PS3 160 GB, que, sem joysticks, sairiam por 900 reais. Um dos donos da assistência disse posteriormente que poderia arrumar a versão de 320 GB por 1150. O console nacional sai por 1399 reais. Desculpe Sony Brasil, sei que o trabalho de vocês está muito bem aqui no Brasil, mas o meu bolso falou mais alto. A diferença é bem grande e poderei fazer com crediário, escapando do cartão de crédito obrigatório na maioria dos grandes varejistas. Neste momento estou esperando chegar o console da loja e por isso estou sem jogar no console. Aí eu acabei indo pro World of Warcraft, chegando no level 30 com o meu anão caçador.

Se no final das contas eu não conseguir ressuscitar o antigo, terei de administrar o prejuízo e recomeçar todos os jogos outra vez. Alguns dá até desânimo e vão acabar indo pro “final da fila”, como o Dark Souls. E o Mass Effect 2 vai pro começo, já que eu tenho bastante interesse em jogar bastante o segundo e comprar o terceiro, com lançamento em 6 de março nos EUA e com uma versão demonstrativa no próximo dia 14 de fevereiro.

[Foto via Second Time Mummy]

46 comentários em “O YLOD e algumas reflexões de 3 anos com um PS3”

  1. Alexandre Soares

    Uma pergunta totalmente noob, não tem como tu colocar o HD do seu PS3 em outro PS3 e fazer o backup do HD inteiro e instalar no PS3 novo que vc vai comprar????

    Ou ainda transferir o conteúdo bit por bit que nem o Leo Dahas fez qdo o HD dele pifou e tava com aquele firmware que tinha aquele problema de instalação e tals.

    1. eu ja tentei isso com o meu,a memória vai continua a mesma (com certeza) mas se vc coloca seu hd em outro PS3 tudo oq tinha dentro dele é deletado.

  2. Meu pêsames. É triste pacas perder o console e os saves dos jogos (quase morri do coração quando quase brikei meu psp numa troca de cfw, e sempre de olho no meu ps3, apesar de ele ser 100% legal, sempre bate aquele medo).
    Espero que você consiga recuperar os saves.

  3. Pois é, são coisas como essas que me fazem considerar essa geração uma geração BUG. Já tive dois 360 com 3rls, e no final de 2011 meu HD do PS3 foi pro saco, levando junto saves juntados durante quase dois anos.

    Aí não tem como olhar pro meu Atari, pro Meu NES, pro SNES, etc e pensar: MESMO DÉCADAS DEPOIS, CONTINUAM FODAS.
    My recent post Polêmica Virtual: e quando a internet acabar?

  4. Diego de Moraes

    Então cara, acredito que isso tenha sido recentemente, só vou te dar uma dica, funcionou pra mim e to aqui jogando MW3 sem problemas.

    Meu play é um 60gb fat, mas o procedimento é o mesmo, pega um secador de potencia média com ar quente e frio(provavelmente sua mãe/irmã tem um), tire o HD do play, é simples, só procurar no google, ponha o play numa superficie fixa virado de costas para você, na parte de trás dele, onde ficam as ventoinhas, usa o secador na potência média ou máxima na temperatura mais quente possível, distribua o ar igualmente pelas duas ventoinhas, com o secador quase encostando, indo e voltando(se deixar parado pode derreter os componentes do play) durante 15 minutos, depois sem mexer o console use o ar frio do secador em potência máxima por mais 15 minutos também distribuindo igualmente o ar pelas ventoinhas, ou deixe o play no mesmo lugar durante umas 2h, é importante que vc não mova o play após aquece-lo. (aconselho deixar esfriar)

    A velocidade da distribuição do ar nas ventoinhas tem que ser meio lenta pra temperatura penetrar mesmo, não mova o play depois de aquecê-lo de maneira alguma, isso pode quebrar seu play.

    Isso é uma solução temporária mas muito útil, o que acontece é que as micro-soldas da CPU e da GPU do play soltam-se quando o play aquece demais, e isso nos ps3 fat é comum, o que fazemos com o secador é aquecer o play a uma temperatura bem maior do que ele chegaria com qualquer jogo, reconectando as soldas, e depois deixar esfriar para que elas fixem, essa gambiarra pode durar 1 mes como pode durar um dia, mas vale a pena vc tentar, pra mim funcionou muito bem, ja tenho 2 semanas sem nenhum YLOD.

    Bom, espero ter ajudado, depois me fale por e-mail se funcionou ou não ou tiverem alguma duvida!

    1. Antonio Nunez

      Isso é muito interessante, pelo menos dá para fazer backup do saves.

      1. Eu também faço saves dos meus jogos. Coloquei um hd de 640 giga, tenho mais de 50 jogos no hd, e varios saves bons. Por isso, de 1 em 1 mês faço o backup e durmo feliz e tranquilo.

        1. Leonardo Rafael

          Meu amigo, não qeuro decepcioná-lo, mas a não ser que você faça o back-up na nuven do PSN-Plus, seus saves se perderão de qualuqer forma, por que todo o hardware do PS3 é sincronizado através do MAC Adress, que é únio para cada equipamento. Meu PS3 queimou os alimentadores do Cell com uma descarga elétrica e meu técnico não conseguiu arruma, o que ele me sugeriu? Comprar uma placa mãe nova. Quanto custou? R$250. Comprei uma placa com aprox. 1 ano de uso, troquei a minha e adivinha… o leitor de BR não funcionava. Por quê? Por causa do maldito MAC Adress. Então, meu técnico (sem em cobrar absolutamente mais nada) foi atrás do raio do leitor BD da placa que eu havia comprado dele, encontrou, instalou, funcionou. Beleza, vou poder continuar meus jogos de onde pare, afiunal, meu HD está funcionando direitinho. Trouxe meu brinquedo pra casa, instalei o HD e adivinha? "Esse não está formatado para o Sistema PS3". Pensei comigo, não é possível. Tentei de tudo, mas tive que formatar. Então, meu explicou que até os registros do XMB são sincronizados através do MAC Adress. Se você tem dois HDs diferente para a mesma placa central, firmeza, pq os dois estão sincronizados com seu MAC, mas, se por ventura, vc tiver que comprar outro console, ou torcar sua placa central. Adeus aos seus saves e todo o resto que você possue nos dois HDs! Por isso, se você puder fazer seus Bck-ups pela PSN, melhor. É só uma dica de um jogador que perdeu mais de 450 horas de jogo!

          1. Nada haver kra,a unica coisa q vc precisa fazer é o backup,independente se está na psn ou não…eu fazia backup de vez em quando no meu ate q ele deu ylod e comprei outro,foi sussegado

  5. Leônidas Dahás

    Nem gosto de lembrar da época que isso aconteceu com meu fat.
    Perdi uma porrada de saves, inclusive um de 80 horas do Demons souls, e uma ativação em cada conta.
    Pelo menos o ultimo problema não existe mais, já que dá pra desativar pelo site.

    Boa sorte tentando recuperar os saves.

    1. Por falar nisso, como faço para desativar a ativação de um jogo de uma conta?
      Outra coisa, quanto aos saves, se tiver a PSN Plus, eles não ficariam guardados na nuvem?

      1. Leônidas Dahás

        A ativação não é de um jogo, e sim da conta inteira(com todos os jogos dela).
        Com Ps3 Plus, vc seleciona quais saves vão pra nuvem, podendo armazenar no máximo 150MB. Eu já preciso escolher quais saves ficam na nuvem, pois está ficando normal os jogos terem saves de alguns MB. (Fallout3, Skyrim, Jogos da campcom). A Sony lançou esse serviço uns dois meses depois de eu perder todos os meus saves :/

        Pra desativar o PS3 pelo PS3: "Gestão de Contas", "Activação do Sistema", "Sistema PS3", "Jogo", "Desactivar Sistema".
        Se for pela internet tem um probleminha. Dá pra desativar Ps3 a ps3, mas você não consegue identificar qual o ps3 que precisa ser desativado, já que são chamados My Ps3 System 1, My Ps3 System 2 e por aí vai. Até dá para renomear os dispositivos para o nome que você quiser, mas tem que descobrir em que ordem você os ativou.
        Se precisar desativar e vc não souber a ordem, tem um botão pra desativar todos eles.

        1. Quando eu acessei o site, não aparecia opção pra desativar os consoles 1 por um. Pelo site só dá pra desativar todos de uma só vez. E aí entra o problema da limitação atual da Sony pra 2 consoles, pois eu faço parte de um grupo que já tem os 5 consoles ativados. Se eu desativar tudo, pode ser que alguém perca o acesso aos jogos. Situação complicada pra mim e pro pessoal.

          1. Leônidas Dahás

            Entra neste site :https://account.sonyentertainmentnetwork.com/login.action?service-entity=psn
            Loga com tua Psn.
            Vai aparecer os Ps3 ativados (My Ps3 System 1, My Ps3 System 2, My Ps3 System 3…)
            Aí vc aperta nele.
            Aparece a opção "deactivate device".
            Isso pelo menos é o que aparece. Como eu não tenho necessidade de desativar nada ainda não apertei pra testar e ver se desativa mesmo 🙂

            Estou pensando em pegar uma conta francesa que tem pouca coisa comprada e que não compartilhei com ninguém e testar essa questão de desativar um a um, desativar todos e por aí vai.
            Podemos fazer assim, quando teu Ps3 novo chegar me avisa e vamos montar um esquema pra testar. (tem coisas compradas antes e depois de 18 de nov.).

            Essa limitação da Sony é um erro/bug absurdo.
            Ela já falou várias vezes que o que foi comprado até 18/11/01 poderá ser ativado em 5 ps3.
            Somente o que foi comprado depois disso que teria a limitação de 2 Ps3.
            Vi um cara no outerspace que tentou fazer isso e não funcionou, só ativou em 2 Ps3, mas a sony respondeu dizendo que ele pode ativar normalmente em 5. Por isso acho que é um bug desse firmware ou da própria Psn.

            1. "Estou pensando em pegar uma conta francesa que tem pouca coisa comprada e que não compartilhei com ninguém"

              Errr….eu tenho acesso a essa conta. E pode desativar tudo se quiser :p

        2. Quanto aos saves na nuvem, isso só serve pra conta corrente. Tipo, eu tenho Plus com uma conta americana, mas jogo com uma brasileira. Eu teria de copiar o save pra conta da Plus e depois fazer o upload pra nuvem. Dá um pouco de trabalho, mas funciona.

          Com saves bloqueados não, e são os saves com maior duração que eu tenho. Por isso eu rezo todos os dias pra Sony lançar a Plus no Brasil. Com ela e tendo essa funcionalidade, poderei enfim upar os saves pra nuvem.

          1. Deixa eu ver se entendi então, se mudar minha conta americana pra Plus (só uso essa), então eu posso deixar meus jogos salvos lá sem problemas, certo?

    2. Eu até hoje não consegui recuperar meus saves, e cheguei a conclusão que literalmente "foda-se", comecei alguns jogos denovo, alguns deixei de lado pra tomar ar e começar… fazer o que.
      Mas ao menos pra mim, saber que o conserto custa em médi 400 e sem garantia de que va durar muito, larguei mão e comprei outro.

      1. Leônidas Dahás

        fiz isso tb.

        Só não me recuperei ainda do save do RDR, onde só faltava a ÚLTIMA missão.
        E um dia eu acabei vendo o final do jogo sem querer. Agora mesmo que não vou jogar o jogo de novo :/
        (ou vou quem sabe)

    3. Anderson Dutra

      Boa Sorte para recuperar seu dados, eu peguei meu ps3 faz uns 15meses na lojas americanas mesmo em 12vzs…rs….e na hora optei por uma garantia estendida de + 2anos, já me precavendo de possíveis problemas..rs….em 1 ano e meio acredito que não tenha nem 50% das horas jogadas no ps3 em comparação com o seu, visto que, só tenho atualmente 470 troféus, mas não sei se pesa a "idade" do ps3 ou qtd de horas jogadas. De qualquer modo é bom saber que logo vc estará na ativa novamente.

    4. Não sei se faz sentido , mas já tentou tirar o HD do PS3 e liga-lo sem HD pra ver se muda alguma coisa ?
      Pode ter sido o HD que pifou , já que esse de 40 GB deve ser bem antigo , além de ter sido bem usado por você .
      O ideal é que se tiver um HD 2.5 sobrando , formate-o em Fat 32 e coloque-o no PS3 para testar , não custa nada e já eliminaria essa hipótese .
      Eu sou meio desconfiado com qualquer tipo assistência técnica , desde uma máquina de lavar roupa a um eletrônico , é díficil achar um honesto , fazem " gambiarras " , roubam / trocam peças … É complicado , alguns são aventureiros que não tem qualificação e usam seu produto como cobaia …

    5. Antonio Nunez

      Eu compraria um ps3 sony brasil, claro que não por 1399, no caso precisaria ter paciencia e ficar de olho nas promoções.
      Já vi promoções do ps3 por 1200 com mw3 e bf3 inclusos.

      1. Aqui em SP um PS3 160 GB é em média 850 reais , na ST Ifigênia . Há lugares porcos mas se souber procurar tem muitas lojas confiáveis e honestas , que funcionam há muitos e muitos anos na região .

        1. Hercules, sei que a pergunta não tem a ver com o seu comentário, mas aproveitando o que você mencionou: Moro em SP – Capital e estou prestes a adquirir um PS3 e assim como a grande maioria dos jogadores as minhas restrições orçamentárias não me permitem adquirir jogos novos originais constantemente. Uma das soluções mais apresentadas para esse problema é a locação de games e a compra dos mesmos usados. Você ou alguma outra pessoa saberia me indicar lugares bons/ de confiança para obter esses serviços ? Moro no Centro, próximo à Consolação, Sta. Ifigênia e etc, se é que faz alguma diferença, embora não conheça muito a região.

          Abraços !

          1. Cara , na minha opinião ,a melhor loja , que tem os melhores preços , aqui de SP , é a Housegames , tanto o site , quanto a loja física , que fica na ST Ifigênia . É só fazer uma pesquisa pra ver a diferença , a Eletromil fica em cima da housegames , tem jogo de 150 na Eletromil que custa 80 na housegames , e estou falando de jogos novos , lacrados . Outra dica é o site http://www.animaloja.com.br/games/ , apesar de ter um catálogo pequeno , tem preços excelentes , comprei Fallout New Vegas por 44 reais pra ter um a idéia , o primeiro Uncharted está por 61 reais ( todos novos , lacrados ) .
            Jogo usado eu não compro porque não acho que vale a pena , os lugares que vendem cobram quase , as vezes até mais , que um similar novo .
            Outra dica , eu sempre compro jogos de catálogo , mais antigos , que custam bem menos que lançamentos , jogos como os dois primeiros Uncharted , Heavy Rain , RE5 Gold , God of War 3 e muitos outros ótimos custam abaixo dos 90 reais hoje .

    6. Lamentável isso. Imagino a frustração que esteja passando, embora atualmente só tenha 1 PS2 parado, que raramente jogo e na época comprei ele quase no final do seu ciclo de vida. Sim, sabia da chegada do 3 e então comprei o 2 que já estava muito bem desbloqueado no brasil. Aos que apedrejarem sobre isso, meu pensamento é que as pessoas hoje compram produtos cada vez mais, mas eles duram cada vez menos. Como pode esses VGs atuais terem esses problemas. Só o Xboca já li que teve inumeras revisões de placa mãe e processadores. Mas a garantia não cobre os mais antigos, ou ao menos dá muito trabalho brigar por um direito seu.
      Enfim, é nessas horas que a gente pega raiva e olha com outros olhos para a comercialização de produtos ilegais. Vão pro inferno! Nem mesmo pagando suado por coisas originais, a PSN é invadida, seus dados podem ser roubados, e até o próprio aparelho NÂO consegue viver a expectativa de vida de 10 anos estipulada pela empresa… Aí da uma merda no seu VG e até os saves vc perde pq tem um suposto esquema de segurança que bloqueia a cópia! PQP

    7. Flausino, isso tbm aconteceu comigo. Minha sugestão é: faça o que o Diego de Morais diz. Mas só o faça depois de conseguir outro PS3, motivo: por ser solução temporaria, a ideia de ressuscitar é justamente para, enquanto ele estiver "vivo" voce transferir tudo que tem no PS3 antigo para o PS3 novo através de um cabo cross. Fiz isso no meu e consegui recuperar absolutamente tudo e 3 horas depois o antigo PS3 morreu de vez.

      Se a solução do Diego nao funcionar, voce pode faze-lo abrindo o PS3 todo(foi o que eu fiz) e usar o aquecedor(no meu caso pistola de ar quente mesmo) diretamente nas CPU e GPU e circuitos, remontar e ligar.
      Tem video no youtube mostrando como desmonta-lo por completo, faz uma busca que voce encontra.

      Essa é a UNICA forma de vc recuperar seus dados, entao so realmente o faça quando tiver outro PS3. Enquanto isso, deixe-o quieto. 😉

    8. To com pouco tempo, e tenho post pra escrever pro Selectgame. entao nem li o que ta acima, se eu repetir algo, nem ligo =D

      Primeiro meu PS3 é imortal até 2014 pois comprei uma mega garantia estendida o que faz com que ele não queime até lá afinal, as coisas só queimam quando a garantia acaba.

      Segundo meu ps2 foi doado pro meu afilhado quando comprei o PS3. Ele é slim foi comprado logo que surgiu essa versão e até hoje funciona maravilhosamente bem! Ou quase, os jogos nele não saem trofeu o/

      Terceiro se tiver como vc ligar seu ps3 por meia hora da pra desativar tuas contas e copiar os saves (MENOS OS TRAVADOS POR REGIÃO! Demon Souls nunca mais…)

      Quarto boa sorte guri! Mas NÃO faz emprestimo ou entra en divida com cartão!

    9. Amigo … acompanho seu blog a um bom tempo e gosto do modo como escreve. Poucas vezes comentei, mas agora sou obrigado a lhe dar os meu pêsames … sinto pela sua perda.
      Tambems sou usario de PS3, mas diante de algo como este que ocoreu contigo acredito que aproveitaria a perda e o momento para fazer uma mudança de vida … abandonar certos preceitos … e ir para outra plataforma … XBOX tem ótimas opções e parece que a microsft aposta mais do Brasil que a Sony … PC também é bom, mas prefiro usar o PC como ferramenta de trabalho … no meu não há jogo algum … WII parece videogame de criaça …
      Enfim … cabe esta reflexao que fez …

      Parabéns pelo BLOG … e bola para frente.

      Abraços
      My recent post Thank you Steve …

    10. Boa tarde galera,belê?
      Desculpem a minha noobse mais me tirem uma duvida por favor,com essa nova limitação de contas q a Sony nos impôs estou com um grande dilema!
      Essa limitação vale para para contas compartilhadas de um modo geral ou apenas para conteúdos das mesmas?
      Um exemplo,tenho uma conta americana q compartilho com um amigo meu,compramos Mass Effect 2 nessa conta só q ele ñ gostou,então minha dúvida é,se eu quizer passar esse jogo para outra pessoa basta ele excluir o jogo do HD dele ou ele é realmente obrigado a desativar a conta inteira do Play dele???
      Desde já agradeço a atenção recebida ok? abraço aê galera!

      1. Ele terá de desativar a conta do PS3, e isso não é garantia de que a conta da terceira pessoa irá conseguir ativar o jogo depois. Talvez o game já fique com 2 contas usadas, mesmo com o console sendo desativado. Mas pode ser que eu esteja errado. Se quiser testar e nos contar depois, fique à vontade.

        My recent post O que você jogará durante a semana (63)

    11. Vlw Flausino,chá comigo q assim q eu testar posto aqui para o conhecimento de vcs ok? abraço aê!

    12. Porra véi, o meu tbm deu YLOD jogando uncharted 3, só que eu fui mais longe, cheguei no capítulo 7 onde os bandidos colocam fogo na mansão abandonada.
      Antes de começar a jogar li que o ps3 travou com várias pessoas jogando este jogo, será que ele pode ter influenciado no YLOD?

    13. Cara, isso é foda mesmo. Acabei de comprar fifa 13 e nem tive o gostinho de jogar direito. Coloquei o game para só testar no meu PS3 FAT no horário de almoço do serviço e quando fui jogar a noite me deparei com o YLOD. Fiquei puto da vida…ainda bem que o game não estava dentro do console. Enfim já estou comprando o modelo Super Slim…vou ver se recupero pelo menos meus saves.

    14. Cara, as suas palavras são o meu pensamento nos ultimo 2 dias depois do meu ps FAT de 2008 dar YLOD! Sou Analista de Sistemas também, mas tive a felicidade ou infelicidade de ser engenheiro eletrônico também, putz… Eu achava que este “papo” de YLOD já tinha sido superado pelas assistências técnicas? Só agora vi que é A MORTE MEEEEESSSSMOOOO! PORRA! Tô me sentindo injustiçado e com raiva da Sony! Tô pensando assim: “Porra, eu nunca tive um aparelho eletrônico, um carro, uma qualquer coisa que não desse pra arrumar, mesmo que ficasse muito caro, sempre deu pra arrumar, mas essa porra de YLOD não dá?!?!!!??? Como assim????”. Dá, mais depois de 2 meses pode voltar? Hã? Dá, mais e se depois de 1 ano o BD parar de funcionar por estar velho e dar problema também, compensa? Ah vou procurar na rede… Achei um monte de YLOD que deram 1000 dicas, e eu sendo um Engenheiro Eletrônico (UahhU!) achei que iria conseguir fazer essa porra voltar a funcionar. Abri o maldito limpei os 2 Kg de sujeira e troquei a tal da porra da pasta… e Beep, Beep, Beep ghrrrrrr nada! Procurei mais e vi que podia refazer as soldas com uma caneta de fluxo, mas era temporário poderia durar no máximo uns 6 meses a 1 ano, putz que solução maravilhosa heim? Ou refazer as soldas com um processo de Reballing por 350 reais! E agora cara? Pensei no Xbox 360, mas eu sou um Sonysta, sempre defendi o Ps3, e agora cara? Comprar outro pra aproveitar meus 45 jogos de caixinha? Ou Comprar outro porque na minha conta PSN eu tenho mais uns 45 games full que ficavam no meu HD de 500 MB que eu coloquei nessa porcaria morta? O meu ps3 morreu na pior hora porque tão dizendo que o Ps4 pode chegar esse ano ainda, e eu vou comprar outro ps3????!!!!! Será que vale a pena???? Tô perdido, não sei o que fazer…. Sniff, sniff, sniff

      1. rodrigoflausino

        Os jogos da PSN podem ser recuperados ao desativar todos os devices de PS3 na página oficial da Sony Entertainment Network, só que aí você terá de refazer os download deles. Agora, se você tem 45 jogos de PS3, recomendo comprar outro pra não ficar tanto no prejuízo. Eu comprei outro e estou bem feliz, ainda mais agora com a PS-Plus dando jogos decentes todos os meses.

      2. R. Ewaldo Filho

        Com certeza vale mais a pena comprar outro , ainda mais tendo 45 jogos em caixa , outra , hoje é bem mais barato que em 2008 , por aqui ( SP ) um de 250 GB pode ser encontrado por R$800 …
        O meu é de 2009 , paguei na época R$1850 !!

        É um fat de 80 GB , há uns 2 anos troquei o HD por um de 500 GB , e esta perfeito até hoje , nenhum problema ( continue assim ) .

      3. e ai amigo já conseguiu se decidir? estava na mesma dúvida porém peguei um ps3, gde abço!

    15. PSn id Lolinha

      Excelente texto é o mesmo sentimento que estou tendo, dia 06/04/2013 o meu fat (2008) de 320 gb teve Ylod no inicio deu raiva da sony, achei que este problema de ylod ja tinha até solução, mais como o Alexandro disse é morte meeeesssmoooo o pior é que tinha comprado até um g27 pra usar no gt5 e nem deu tempo de utiliza-lo, como muitos fiquei na dúvida sobre esperar um PS4 porém como a primeira leva de consoles sempre tem algumas falhas e como vai chegar aqui custando um fortuna creio que uns 2 a 3 mil no mercado negro o minimo e tendo em vista que esta complicado ficar sem jogar nada, até me sugeriram montar uma PC pra jogo mais so uma boa placa no minimo 800,00 fora a fonte que ireir precisar que não sai por menos de 120,00 (uma fulera) resolvi então pegar um novo ps3 consegui pelo valor de 660,00 com hd de 250GB ainda mais depois de quase certa a confirmação que teremos GT6 ainda no ps3, bem é isso boa sote a todos!

    Não é possível comentar.