Um dos pontos difíceis do desenvolvimento de jogos é criar uma história complexa, que siga uma lógica e não tenha furadas no roteiro. É praticamente um processo de tentativa e erro, mas agora existe uma ajuda em desenhar os processos e caminhos que a narratica de um jogo pode tomar, conheça o “primeiro” programa profissional para desenho de narrativa, o Nevigo.
O vídeo demonstra como funciona o aplicativo e como ele pode ajudar a montar a narrativa de forma gráfica, e nos fazer entender os pontos por onde a história está indo, os pontos de decisão e volta e inclusive juntar a esses pontos os storyboards. Inclusive vai ajudar bastante a organizar as idéias quando sua história não é linear.
Isso vai acabar um pouco com a magia dos post-its nas paredes, e anotações em papel por todos os lados, mas pode nos mostrar muito da história de nossas criações de maneira muito mais organizada, e diminuindo ainda mais os riscos de furos na história.
[Via: Edge]
Putz, muito interessante isso! Pq serve pra ajudar na escrita de qualquer tipo de roteiro. Sabe-se é Freeware, Shareware ou algo assim?
Então, ele está em beta fechado, mas será uma ferramenta paga..
Mas acho que Nevigo é o nome da empresa. O software se chama "Articy: Draft". Né?
É isso mesmo, eu confundi o nome do software, vou corrigir isso depois..
Fiquei tentado em testar, mas o produto esta em em "closed beta" ainda…
pois, eu cliquei para ver, e para pedir chave beta eles te dão… um PDF q vc tem q preencher e mandar para o e-mail deles???
Quase achei q iam pedir para mandar por fax, pq, quem diabos dá formulários em pdf hj em dia??
Na verdade, eu não consegui ver como essa ferramenta ajuda a lidar com narrativas realmente complexas… mais do que um fluxograma comum, eu digo, me pareceu só um fluxograma bonitinho…
Acho que somente em uso podemos ter uma perspectiva diferente. Eu achei interessante pelo ponto de você colocar o Storyboard de maneira organizada e com os pontos de ligação entre as mudanças, mas organizado do que trezentas anotações em papel e mil post-its espalhados.
Pois é, me pareceu muito prático e simples para a organização, mas no final você acabará tendo que transferir toda essa estrutura para o seu projeto, de qualquer maneira. Incrível mesmo seria poder utilizar uma ferramenta dessas diretamente na construção de um game e etc.
Mas não deixa de ser interessante, gostaria de testar.
Hi Sergio,
thank you for mentioning our tool. If you like you can join our beta at http://www.nevigo.com/beta.
Kind regards,
Jan
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