Se tem algo que o Destiny sabe fazer muito bem é oferecer recompensas para as atividades online. Hearthstone também. MMOs idem. Mas a Contenda do Overwatch, o laboratório da Blizzard de testar modos de jogo e funcionalidades aleatórias, aparentemente, não ganhou o mesmo apelo e interesse dos jogadores. Isso pro não ter motivos para fazer a Contenda.
Em Hearthstone o jogador ganha um booster extra na primeira vitória. No Destiny tivemos a Bandeira de Ferro nesta semana, com novas armas e equipamentos, além de ter sempre o Crisol e muitas recompensas diárias e a chance de pegar armas ao final de cada partida. No Overwatch tem apenas a diversão na Contenda, mas acho que nem isso é suficiente dependendo da semana e do dia.
Por exemplo, nesta semana temos apenas a Pharah e Mercy, tendo aumento de carregamento de ultimate, tempos de recarga e habilidades 75% mais rápidos e os mapas Hanamura, Templo de Anúbis e Indústrias Volskaya. Até aí tudo bem, mas além da demora em encontrar uma partida (hoje mesmo foram mais de 15 minutos) é um festival de pula-pula de Pharahs bem irritante, tanto pra equipe que vence, quanto pra equipe que perde. Ou os jogadores podem jogar de maneira “clássica”, mas ainda assim desvia totalmente da personagem, que tem essa habilidade de saltar e planar, ajudando bastante em certas situações.
A quantidade de recompensas que o jogo poderia oferecer na Contenda é enorme: uma loot box extra (aquela que o jogador ganha ao passar de nível), algum item cosmético raro ou épico aleatório por semana, ter algum bônus de experiência ou mesmo algum spray e ícone semanal e exclusivo. Ou mesmo ter uma seleção de loot adicionada toda semana, com o jogador ganhando um ícone novo. Similar ao competitivo, mas menor.
Overwatch é um dos melhores multiplayers deste ano. Mas aparentemente os jogadores só estão indo para o jogo rápido se divertirem ou talvez o competitivo por conta das armas douradas, o spray e o ícone exclusivo e posicionamento global, mas ainda assim o jogo peca um pouco quanto ao próprio sistema de recompensas, que se limita mais ao sistema da caixa de item concedida a cada nível de experiência. Espero que a Blizzard possa oferecer mais incentivos na Contenda, já que provavelmente a Contenda só terá uma boa quantidade de jogadores nos primeiros dias, e nos finais de semana, onde tem mais gente online, você só encontra a galera jogando no jogo rápido ou no competitivo.
Por fim, tem um tópico no Reddit onde os jogadores pedem para ter recompensas na Contenda. Já tem mais de 6 mil votos até o momento, e espero que a Blizzard possa melhorar o modo de jogo em um futuro próximo!

Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!