Após os jogadores terem descoberto a decisão da Sony de remover o DRIVECLUB da PSN Store, o ex-diretor do jogo Paul Rustchynsky comentou nas redes sociais que o fechamento se deve a questões envolvendo licenciamentos.
“É uma decisão padrão na indústria, de ter acordos por 5 anos em média. Então você pode comprar o jogo antes que ele se vá para sempre”
Provavelmente esses licenciamentos são dos carros, onde a produtora tem de entrar em contato com a montadora para que o modelo possa ser usado no jogo. E isso pode acabar explicando também decisões anteriores de jogos como o Gran Turismo 6, que também foi removido.
O ex-diretor também comentou que o desligamento dos servidores online é algo diferente, e que deve ter sido uma decisão de negócios:
Ou seja: pode ter sido redução de custos, ou mesmo alocação dos servidores oara outros títulos, como por exemplo o Gran Turismo Sport, também exclusivo do PlayStation.
DRIVECLUB (incluindo a versão VR, o DRIVECLUB Bikes e todos os DLCs) serão removidos da PSN Store em 31 de agosto de 2019. Já os servidores online serão desligados em 31 de março de 2020. Ainda será possível jogar o game no modo offline, mas como tem troféus online, pode ficar impossível platinar o game. Então o ideal é correr atrás dos troféus, caso você ainda tenha o jogo.
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!