Pular para o conteúdo
Início » Cultura Gamer » Parabéns, Tetris!!

Parabéns, Tetris!!

tetris_marathon

Se eu fosse ranquear os games casuais que mais joguei na minha vida, o Tetris estaria em primeiro lugar. Sério: numa época que eu nem sabia direito como é ter um videogame eu tinha um brick-game com um Tetris. Fora as variações e o nível de vício que este jogo tem. Tetris é viciante, e um dos jogos com o maior fator replay da história dos games. Quem gosta sempre pega e joga um pouco no computador, e o jogo aparenta não se repetir, mesmo com a sua mecânica simples e uma fórmula que nunca muda e que é fácil de aprender.

Tetris foi criado por Alexey Pajitnov, um russo que criou o jogo há exatos 25 anos atrás e só obteve reconhecimento que deveria em 1996, já que na época o jogo ficou com a União Soviética (hoje Rússia). Hoje o Tetris acaba sendo um dos primeiros testes de gamedev que a maioria dos desenvolvedores iniciantes tentam fazer, por causa da sua formula simples e facilidade de criação: basta criar algumas peças com alguns formatos, fazer elas caírem de forma aleatória e quando uma linha é completada, basta remover ela. Simples mas ao mesmo tempo viciante e que também pode ser desafiador, já que quando algum bloco chega ao topo, o jogo acaba.

O jogo é tão famoso que até recebeu até uma homenagem do Google, que criou uma das logos mais criativas que já vi do nome do buscador (veja algumas de feriados aqui):

Tem também um documentário, com mais infos do jogo, relatos de jogadores, e outros:

Tetris 25th Anniversary

Agora, caso você queira jogar Tetris pra passar o tempo, vá a este site.

[Vídeo via Hadouken]

Relacionados e Publicidade