Se você não pode fazer corridas reais num novo circuito, o jeito é partir para o videogame. Segundo o Globo Esporte.com, Felipe Massa e Rubens Barrichello usaram, além dos simuladores oficiais, o jogo Formula 1 2011 para treinar no circuito da Índia, a nova etapa do campeonato este ano. Por ser um circuito inédito, eles apenas fizeram antes treinos virtuais e um passeio à pé pelo circuito, para reconhecer a pista. Até o Rubinho comentou que a esposa dele está com raiva dele ter gastado muitas horas jogando e, na minha opinião, eles podem ter usado volantes oficiais para ter mais eficácia no “treinamento”.
Eu ainda não cheguei a jogar nenhum dos games da franquia, mas sei que o mais recente recebeu uma ótima nota da crítica especializada e está na lista de jogos que penso em jogar. Sabemos que os pilotos usam simuladores avançados, mas é raro vermos eles comentando sobre simuladores nos videogames. Ou eu que estou meio por fora mesmo.
Por fim, caso queira saber como é o circuito, veja este vídeo do UOL Jogos, do game:
Atualmente como desenvolvedor de software backend, mas já foi jornalista e editor de conteúdos por mais de 10 anos, trabalhando também em portais importantes como o START UOL, Card na Manga e A Pá Ladina, além de outros sites de esports e MMOs. Hoje cobre com especialidade jogos como Fortnite, World of Warcraft, souls-likes, animes, games, cultura pop e é fã de cosplays!