Pular para o conteúdo
Início » Artigos » Pode o Wii ser hardcore?

Pode o Wii ser hardcore?

nintendo-wii-logo-metallic

Bom pessoal, como dono de um console da Nintendo, eu encarei o desafio de tentar responder essa questão, já que amigos “heavy gamers” sempre me perguntam se o Wii é apenas casual ou se podemos ter jogos que agradem a gente que é hardcore e gosta de perder boas horas em um game imersivo e divertido.

A resposta, em um primeiro nível, é sim. Mas temos que ter algumas coisas em mente, como é um videogame voltado para entreterimento de grupo e brincadeira, acho que é o maior propósito do console, e onde a Nintendo acertou a mão, é difícil adaptar os games para atender um público mais exigentes, principalmente por causa, na minha opinião do grande diferencial do console, a jogabilidade diferenciada que o Wiimote proporciona. Ou seja, hoje ele está mais pra casual e do que para Hardcore.

Essa jogabilidade diferenciada é uma faca de dois gumes também, pois como já vi em alguns games, é essa jogabilidade que acaba estragando o divertimento e e a dinâmica do jogo, ou até mesmo uma imersão maior no game, um exemplo pra mim ao menos, é o Sonic Unleashed, um game que eu achava que ia detonar e depois de jogar algumas horas você não quer nem ver ele mais na frente.

Mas para a sorte dos donos deste console algumas empresas e consequentemente seus games souberam se adaptar muito bem, e trazer jogos fantásticos para quem tem o console da Nintendo e quer se divertir por horas em games que ofereçem sim imersão e diversão juntos.

Vou citar alguns jogos que eu considero ótimos para hardgamers, sendo que alguns se enquadram também na categoria casual, para o que o console foi desenvolvida, mas que deixa você imerso no game em si e aproveitam muito bem o uso do controle diferenciado do Wii.

Plataforma
Este é um genêro de sucesso no console da Nintendo, que agrada a gamers casuais e também quem gosta de um bom desafio, e dois bons exemplos são:

Super Mario Galaxy – Um dos melhores jogos do encanador dos últimos tempos, desafiador e ao mesmo tempo agrada e muito jogadores que só querem brincar um pouco, bem como aqueles que como eu, querem um pouco mais, com uma jogabilidade simples e que aproveita e bem o uso do controle do Wii

Crash of the Titans – Não sei para outros consoles, mas para o Wii, me agradou muito, e engana facilmente, porque ele parece fácil inicialmente, mas conforme você avança no game, tem que ser um pouco mais gamer para encarar alguns desafios.

Shooters

Esses, para mim, ao menos foram a surpresa neste console, nunca imaginei como o console poderia agradar neste genêro e mostrar como o console tem poder de gráficos sim, se bem explorados os recursos dele.

House of Dead Overkill – Uma das grandes surpresas do Wii pra mim, joguei tanto esse jogos na semana de férias que eu tirei, que acho que terminei ele umas 8 vezes. Bom, trilha sonora animal, gráficos ótimos e a jogabilidade, nem se fala, a sensação de estar em um arcade de tiros é a mesma, e você usar o controle mirado pra TV como um arma, ajudam ainda mais ainda a entrar no game, quem tem o console, vale muito a pena.

Medal of Honor Heroes 2 – fazia um tempo que eu estava me decepcionando com a série, e ela se redimiu pra mim com esse título, o estilão arcade do controle do Wii fez a experiência valer a pena em um game desafiador e com gráficos muito bons também.

RPG

Esse é um genêro que eu tenho paixão por natureza, e não tenho muitos jogos no Wii, mas o representante de tenho fala por si só:

Zelda The Twiligth Princess – Um ótimo RPG, com gráficos bons, mas um pouco atrapalhado pelo controle WiiMote, em alguns momentos a jogabilidade se torna cansativa, mas ai você da uma parada, e recomeça no outro dia.

Open Map

Não sei como se chama esse genêro, mas games no estilo do GTA, particularmente eu não gosto de GTA, mas não quer dizer que eu não goste do estilo do jogo e também temos ótimos jogos no Wii:

Driver – Paralell Lines – Joguinho extremamente viciante, e que traz ótimas horas de imersão e diversão, o único fator dele que atrapalha é a camêra que está ligada diretamente aos movimentos do controle, então as vezes ela sai de foco e te confunde um pouco, mas não a ponto de estragar a diversão do game.

No More Heroes – Outra fantástica surpresa do Wii, é um jogo maravilhoso, com gráficos em Cell Shading muito bom, e um história pra la de divertida, basicamente você é um assassino que quer se tornar o melhor e pra isso precisa passar por uma lista de 10 assassinos e ser o número 1. Extremamente viciante, cheio de submissões interessantes e a história principal melhor ainda e uma ótima jogabilidade.

_____________________________________________________________________________________________

Depois de ver esses títulos, só posso chegar a uma conclusão, apesar de não ser feito para o Hardgamer e sim para o jogador casual, o console do Wii consegue segurar os dois públicos, e fato é, a Nintendo já percebeu isso e está começando a investir neste público também, como jogos bem legais e que oferecem desafio variado. Mas como eu disse, o maior cuidado é sempre o controle Wiimote, que pode estragar alguns jogos, mas se bem empregado, como nos exemplos acima, pode lhe fazer apaixonar pelo console.

Uma última conclusão, se você procura um segundo console, para agradar os não jogadores da sua família e amigos quando vêem a sua casa, e a você com alguns desafios, este é o console perfeito.

Relacionados e Publicidade
Marcações: