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Por favor, fique longe de Resident Evil: Operation Raccoon City

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A famosa série de Survival Horror, Resident Evil, morreu com Code: Veronica, no máximo com RE Zero. Depois disso a Capcom resolveu jogar todos os papéis para cima e esquecer que a série era um survival horror e tomou uma abordagem mais frenética.

Não estou dizendo que Resident Evil 4 é ruim, é ótimo jogo de ação e não é mais Resident Evil. E como a Capcom não escuta os fãs de Leon Kennedy/Chris Redfield, ela vai continuar cuspindo na série e tacando ação desenfreada e agora chamou o pessoal do SOCOM para fazer um game.

Posso resumir Resident Evil: Operation Raccoon City em ‘O que é um peido para quem está cagado?’. Se Resident agora é pura ação contra zumbis e menos sobrevivência,por que não fazer um game com cooperativo para 4 jogadores estilo Left 4 Dead e colocar o Leon e a Claire só para fazer aquele fan service da amizade?

A equipe Delta do serviço de segurança da Umbrella vai até a famosa Raccoon City destruir tudo que liga a empresa com o incidente na cidade, isso após o seu time fracassar em recuperar o G-Virus do Dr Birkin. Seu objetivo é limpar o nome da empresa para que ninguém saiba que o T-Virus é de sua responsabilidade.

Sua equipe é composta por seis personagens: Vector, Beltway, Bertha, Spectre, Four Eyes e Lupo; cada um com uma habilidade especifica que no final só funciona e tem sentido no multiplayer competitivo. Vale lembrar que cada um tem uma pequena estória, mas é tão rasa e mal desenvolvida que você nem vai ligar para eles. Isso também vale para os diálogos, são sempre sobre o que está acontecendo e eles não conversam entre si. Que tipo de equipe não conversa? Por mais malvados que eles sejam não significa que não possam fazer piadinhas uns com os outros ou apenas conversar sobre o tempo.

Acabei escolhendo o Vector pelo visual e por ser mais simples. Olhando com mais detalhes eu percebi que ele é a classe espiã do jogo, com habilidades furtivas como ficar invisível e não ser notado no mapa. Isso em nenhum momento fez a diferença na campanha, qual é o ponto desses ‘poderes’ se eles só tem sentido no multiplayer competitivo?

E como a Slant Six Games conseguiu a proeza de fazer uma inteligência artificial tão inutil quanto a Sheva de Resident Evil 5? Como o jogo é puramente multiplayer, para ele ‘funcionar’ é preciso de mais três amigos/fulanos e quando isso não acontecer (maioria das vezes) você tem que lidar com três bebes. Você tem que cuidar para que eles não sejam infectados pelos zumbis, não morram pelos policiais e ‘sipá’ curar-los quando tiver aquele spray milagroso. Isso sem contar as vezes em que eles ficam em frente da porta impendido a passagem. 2012 e ninguém acerta essa merda.

É difícil. É aquela dificuldade de um jogo quebrado, nada desafiador, ele te joga em um sala com milhares de zumbis e alguns policiais que tem life infinito para ver se você consegue sair vivo. Até que no começo é divertido, mas a repetição e falta de criatividade o torna em um shooter genérico. Os inimigos em geral parecem ter um life digno de um chefão de Final Fantasy. Várias vezes tive que descarregar o meu pente sem necessidade, minha alegria foi quando comprei uma Machine Gun com 420 balas. Pura festa.

Os chefes de ORC são uma derrota. Mesmo o Resident Evil 4 e até o RE 5 tem chefes bacanas e momentos tensos, nesse não tem nada. Muito menos com o querido Nemesis, é uma frustração só. O pior de tudo é o tal encontro com o Leon, usado como marketing ‘Ow, cê vai poder matar o Leon, compra o meu joguinho’, é talvez a pior coisa que a Slant Six fez na vida dela. Quando passei eu fiquei com aquela cara, ‘sério que tiveram a cara de pau de fazer isso? Ainda bem que eu aluguei, teria entrado em depressão se tivesse comprado’.

Eu gosto de Left 4 Dead mas a campanha dele não faz muito sentido jogando sozinho. Mas tem os seu charme, algo que ORC não tem e nem tenta alcançar. O jogo todo parece ser feito para o online, assim que você começa a campanha ele te coloca em um sala de matchmaking e as pessoas podem entrar no seu jogo a qualquer hora. O modo online de verdade é apenas um team deathmatch, Heróis (com HUNK, Leon,Claire e cia) contra a USS. Nada demais e é até divertido.

Não sou um fã xiita de Resident Evil e se eu fosse ficaria extremamente ofendido com Operation Raccoon City. Faça um favor a si mesmo e não compre, pode pensar até em alugar. É um risco, não diga que eu não avisei.

10 comentários em “Por favor, fique longe de Resident Evil: Operation Raccoon City”

  1. Alexandre Soares

    como fã da série e detentor da franquia quase que completa, um dia ainda comprarei esse game, mas vai ser igual comprei RE5, qdo o preço estiver muitoooo barato, se não me engano paguei 65 no RE5 Gold Edition, espero esse chegar no mesmo patamar, o que não deve demorar muito.

  2. Escreveu com tanto sangue nos olhos que uns errinhos passaram batidos. hehehe

    Todos falam mal desse jogo, nao comprarei. Jogos de ação tenho opcoes melhores.

      1. Segue: "E como a Capcom não escuta os fãs de Leon Kennedy/Chris Redfield, ele vai continuar cuspindo na série (…)"
        "Sua equipe é composta por seis personagens: Vector, Beltway, Bertha, Spectre, Four Eyes e Lupo; cada com sua habilidade especifica(…)"
        "Vale lembrar que cada um tem uma pequeno estória,(…)"
        "e ‘sipá’ curar-los quando tiver aquele spray(…)"

        Como disse, pequenos. 😉 A impressão que me deu ao ler o texto é que vc foi emputecendo na medida que ia digitando. A evolução da raiva no texto até que ficou bem interessante. hehehe

  3. 2 coisas que criaram um cancer nessa geração, DLC e multiplayer…..DLC pq sempre da a impressão de comprar um jogo incompleto e as empresas te obrigam a pagar por mais conteudo ainda mais vindo da Capcom né. Ao meu ver esse é um título apenas com fins de obter lucro, pouco importa a historia, gameplay, basta seguir o padrão de mercado que sao esses shooter lineares e pronto, na visão deles vai gerar lucro, etc….Pra mim o único jogo que a Capcom acertou nessa gen foi Dragon's Dogma…

  4. Gordinho do Baixaki

    É até engraçado ver um garoto de 15 anos dizendo que RE acabou em Code Verônica …
    Quando Code Verônica saiu ( 2000 ) você usava fraldas ainda , huahuahua …

    Eu joguei todos os RE ( os que prestam ) 1 , 2 , 3 , C. Verônica , Outbreak 1 e 2 ( sim ,são bons jogos ) , RE 4 , 5 ( também é ótimo ) .

    Agora os RE ruins : RE Survivor , Dead Aim , esse OPeration Raccoon City não joguei , mas só pelas críticas mundo afora já sei que é ruim , se você tivesse pesquisado melhor , não teria comprado ( ? ) essa bomba .
    Em breve pretendo comprar o Chronicles HD de PS3 , que sei que são bons jogos .

  5. Porcaria de jogo…joguei 130 reais fora..nao tem terro. É açao pura. Resident evil morreu no RE4. Esse jogo foi criado apenas para vender e nao divertir a galera. Sou fan do RE mais me arrempendi d ter comprado. Jogo mt curto. Nao tem arma infinita. Nem terror. Nem modo mercenario. Definitivamente uma porcaria. É legal…porem muito repetitivo! Nao tem nenhum pruzze nem misterio pra revelar.

  6. Pior que a Capcom ta começando a deixar a desejar (se já não deixou). Não digo em todas as séries, mas parou de fazer os Mega Man e ainda estragaram bastante a série X. (Curti até o X4 e gostei um pouco do X8). Até o Command Mission que é um RPG de turnos achei bacana. Mas X5, X6 e X7 não consegui jogar.
    Dino Crisis eu curti muito. Principalmente o 2 e o Dino Stalker que faziam eu me sentir lá no lugar dos personagens. Mas o Dino Crisis 3 que eu não joguei, dizem ser uma M. E nada de falar sobre Dino Crisis 4.
    Enfim.

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