Aconteceu ontem entre as 22:15 e 23:30 a Press Conference da Sony na CES – Consumer Electronics Show. Fiquei sabendo graças ao amigo Bruno Julião, e acompanhei pelo UStream. Decidi então que era hora de sair do limbo e escrever alguma coisa, mesmo que eu e o Flausino ainda não tenhamos chegado a uma conclusão sobre minhas pretensões salariais… Então, vamos ao resumo.
Abertura
Logo de cara foi exibido um vídeo de abertura com tecnologia 3D, o que por si só já dava o tom da noite. De cada 10 palavras faladas pelo Howard Stringer (CEO) ou Stan Glasgow (COO) 7 eram “3D” (enquanto as outras 5 eram “nós da Sony somos foda”).
Assim como o aumento do BD (mais abaixo), este é um assunto que foi publicado pelo nosso colega Sérgio Lopes ontem mesmo.
Miscelânea
Dentre vários anúncios meia-boca, alguns não mereceram destaque, mas vou destacá-los assim mesmo:
- A Sony fechou parceria com o espírito de Jimmy Hendrix, e irá disponibilizar material do mesmo em sua “PSN Plus” (mais sobre isso adiante);
- Outra parceria foi com a Ford, para alguma coisa que ninguém disse o que era;
- Quatro horas de interpretação e discussão do slogan make.believe, como um pseudointelectual que interpreta um quadro de arte moderna pintado por um macaco com suas fezes.
Outro anúncio foi o do Dash, a mais nova tentativa da Sony em perder dinheiro. O Dash é um porta-retratos digital com conexão à Internet (provavelmente por WiFi) e que roda applets. É sério, eu disse tudo o que ele é. Alguém lá dentro deve achar que é uma boa idéia acordar ao som de uma rádio online ou levar o porta-retratos para a cozinha porque é nele que está a receita do gnocchi da sorte.
Câmeras
Um dos anúncios que me pegou de surpresa é o de que as câmeras da Sony (séries Handycam e Cybershot) passarão a suportar cartões SD e SDHC. Isso vindo da Sony (“We can’t be wrong! We are Sony!”) foi um tapa na cara, já que a impresa desde mil-novecentos-e-vovó-surfava tem tentado dominar esse mercado com seus excessivamente caros e de baixa capacidade Memory Sticks. Claro que os MS ainda serão suportados, mas será este o primeiro prego no caixão do formato?
De olho no mercado de orkuteiros, punks de boutique, recém incluídos digitalmente e emos, também foi feito o anúncio da Bloggie, uma câmera específica para vbloggings, que provavelmente terá qualidade e capacidade inferiores a uma câmera de verdade, custará o dobro do preço e será sucesso na favela.
3D: O Foco da Conferência
Voltando aos assuntos que realmente importam, tudo se resume ao 3D:
- Haverá uma nova linha Bravia chamada NXA100 com suporte a 3D, a partir de março;
- O tal do Monolithic Design está presente em tudo da Sony (PS3… Monolito… Hã? Hã?);
- Lançamento do Bravia Internet Video Plataform, um serviço como YouTube para as TV’s Bravia, que terão acesso à rede;
- Mostrado o protótipo da TV 3D OLED.
Além disso Glasgow informou que haverá demonstrações da tecnologia 3D em vários países como USA (claro), e alguns europeus, além da América Latina posteriormente. Os primeiros filmes já serão disponibilizados nos próximos meses.
PlayStation e PlayStation Network
Finalmente, o que realmente importa para nós, gamers: Kazuo Hirai subiu no palco.
A PSN vai ter um novo serviço premium, mas não é a tal “PSN paga” de quem os rumores falam. É um serviço específico para vídeos e que obviamente deixa de fora qualquer um das terras tupiniquins pelo bloqueio de IP. Logo, aproveitei o momento para esquentar uma pizza no microondas.
Algo que realmente chamou a atenção foram as mudanças que a companhia está executando no que diz respeito à mídia online:
- Lembram do Bravia Video Plataform? Você poderá utilizar a mesma ID que a PSN;
- Não somente isso, mas todos os serviços online da Sony serão centralizados em uma única conta;
- Eu suponho que sua wallet também será única;
- Uma empresa foi criada com o objetivo de gerenciar isso tudo: a Sony Network Entertainment, Inc.
Conclusão
Não existe outra: o 3D está vindo para ficar. E mais rápido do que se espera, as primeiras TV’s com tecnologia devem chegar ao mercado americano no primeiro trimestre. Uma conta de padaria rápida e especulamos que o Brasil terá suas TV’s 3D em meados de 2154, justamente quando estivermos colonizando Pandora, olha que coincidência!
Ainda, mesmo saindo atrás das outras empresas no ramo do entretenimento via rede, a Sony parece que entendeu que este é um caminho sem volta. A criação de uma empresa especificamente para gerenciar este ramo de negócios mostra que a empresa resolveu levar a sério a Internet e decidiu parar de nadar contra a corrente.
E, claro, o Dash é uma merda.
[Via Sony Electronic @ UStream]