Pular para o conteúdo
Início » FIFA 12 » [Prévia] FIFA 12

[Prévia] FIFA 12

Google News

Aproveitando que a demo de FIFA 12 chega essa semana e que o jogo completo sai no final do mês, vamos dar uma passada pelas principais novidades anunciadas para aquele que deve ser o melhor jogo de futebol do ano.

Nova engine de física: Talvez a maior novidade dessa edição, a nova engine de física do jogo (chamada Player Impact Engine) promete revolucionar as interações entre os jogadores em campo. Até agora, quando dois jogadores se trombavam em campo, o jogo calculava o resultado do encontrão e tocava uma entre várias animações pré-gravadas. Por mais que visualmente o resultado já fosse interessante, obviamente o número de animações é limitado e acaba por ficar repetitivo.

Nessa nova versão, foi implementado um sistema que calcula de fato as interações entre os corpos dos jogadores nos pontos de colisão, de forma parecida com o mundo real. Então, quando um jogador entrar de sola no joelho do outro, é o resultado desse choque que veremos na tela. E mais, esses cálculos servem não somente pra animação, mas também pra cálculos de fatiga e contusão, simulando o comportamento muscular dos atletas.

Mais liberdade nos dribles: Combinado com a física, essa deve ser a novidade que mais vai impactar na jogabilidade dessa versão. O novo sistema tratá mais liberdade nos dribles e promete tornar mais fácil driblar em espaços curtos. Além disso, há bola irá se comportar de uma maneira menos previsível, fazendo com que o resultado seja diferente a cada novo drible.

Novo modo online: Nos anos anteriores, o modo online “principal” consistia em encontrar adversários através do matchmaking e acumular pontos ganhando ou empatando jogos. Com esses pontos, seu nível aumentava e adversários mais experientes passavam a ser encontrados pelo matchmaking. E só. Não havia nenhum grande prêmio (além de conquistas/troféus) por ganhar várias partidas em seguida ou experimentar clubes diversos.

No FIFA 12, teremos um sistema parecido com o que apareceu no jogo da Copa do Mundo e também na Master League Online do PES 2011. O Head to Head Seasons será um modo de jogo que irá distribuir os jogadores em dez divisões diferentes e você irá subir ou descer nessas divisões de acordo com seu desempenho nas partidas.

Serão dez partidas e cada divisão terá valores diferentes para promoção/rebaixamento. Por exemplo, na décima divisão, onde todos jogadores começam, são necessários 12 pontos para subir para a nona. Os pontos são o padrão do futebol: 3 por vitória e 1 por empate. Quem conseguir os 12 pontos ao longo de dez jogos avança. A cada divisão, os requisitos para subir vão ficando maiores, aumentando o desafio.

Esse modo também apresenta uma novidade interessante na escolha de times. Normalmente, todo mundo acaba jogando com um mesmo grupinho de times no modo online, já que nada adianta eu escolher o meu time predileto que no jogo tem 3 estrelas, quando meu adversário vai pegar o Barcelona com suas 5 estrelas. Agora a seleção de times acontece antes do matchmaking, então o jogo irá encontrar um adversário apropriado para seu nível de habilidade E o nível do time que você escolheu.

Amistosos online: Pra quem prefere jogar online com os amigos, o FIFA 12 tratá um pouco mais de molho pra essa brincadeira. A ideia é que as partidas entre amigos agora são automaticamente tratadas como temporadas de dez jogos, com regras parecidas com o modo descrito acima, mas só entre você e seu amigo em questão. Ao final de dez partidas, o título será dado pro campeão, com direito a desempate por saldo de gols e tudo, se necessário. A partida seguinte já abre a segunda temporada e por aí vai.

Inteligência artifical: Em jogos de esporte, é comum que a gente controle somente um personagem por vez, portanto a inteligência dos adversários e de seus companheiros de time é de grande importância para tornar o jogo mais fluído e realista. Esse ano foram adicionados alguns recursos bem bacanas que estão sendo chamados de Pro Player Intelligente. O vídeo abaixo mostra uma dessas aplicações. Aqui, o jogador controlado pela IA tem conhecimento dos seus companheiros de time e de suas habilidades. Com isso, vão agir diferente em cada situação de acordo com suas opções. Nesse exemplo, ao perceber que tem um jogador bom em jogadas aéreas, a IA opta por um cruzamento e quando seu companheiro não é bom nesse fundamento, um passe é escolhido como melhor opção.

Múltiplos narradores: Apesar de tudo indicar que continuaremos sem a narração em português, os comentários em inglês trazem novidades. Além da troca do narrador principal (sai Andy Gray, entra Alan Smith), continua no jogo o comentarista das últimas edições Martin Tyler e as partidas de torneios serão narradas pela dupla Clive Tyldesley e Andy Townsend. Isso mesmo, agora teremos uma variedade maior, já que serão dois times de narradores.

Modo carreira melhorado: Meu modo de jogo preferido e que já era fantástico no FIFA 11 deve ficar ainda melhor.  Agora jogadores que não estão sendo escalados podem querer sair do time, a imprensa vai ficar em cima e até mesmo espalhar rumores, contusões vai ter que ser tratadas com cuidado, já que jogadores retornando do departamento médico não ficarão felizes em jogar logo de cara, negociações de transferências serão mais detalhadas com múltiplas rodadas de negociação, e muito mais.

Ligas e times: A série FIFA é conhecida pelo número insano de campeonatos, times e jogadores contidos em cada jogo e a coisa não deve mudar muito nessa edição. Serão mais de 500 times e 15000 jogadores licenciados. Infelizmente, no campo das ligas, os campeonatos tcheco e turco foram excluídos (não que vá fazer realmente muita falta, não é?). De resto são as mesmas ligas no ano passado. Sobre os times brasileiros, estão confirmados Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Botafogo, Coritiba, Flamengo, Grêmio, Corinthians, Cruzeiro, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco. Os outros times da primeira divisão devem aparecer como nos outros anos, com todos os nomes de jogadores corretos, mas com nome do time e escudo trocados.

FIFA Ultimate Team no disco: Pra quem não conhece, uma rápida introdução: o FIFA Ultimate Team (FUT) é um modo de jogo que era vendido como DLC na versão 10 e passou a ser gratuito no 11, onde você monta um time utilizando cartas de jogadores, uniformes, estádios e outros itens diversos. Essas cartas são compradas com pontos obtidos no jogo ou comprados com dinheiro real e vêm em pacotinhos similares às cartas de Magic, por exemplo (com a diferença que aqui as “figurinhas” são virtuais). É um modo de jogo divertido e com dedicação dá pra montar um time bacana pra enfrentar seus amigos ou competir nos campeonatos online.

Aparentemente esse modo também tem dado um bom dinheiro pra EA, que decidiu torná-lo gratuito no ano passado deixando seu lucro (nesse modo de jogo ao menos) totalmente baseado em microtransações. Dessa vez, o FUT já virá no disco do jogo, então nem o trabalho de fazer o download será mais necessário. Isso deve ajudar a popularizar esse modo de jogo, já que não será mais preciso esperar algumas horas até o arquivo terminar de baixar para experimentá-lo.

Versão de PC igual às dos consoles: Depois do desastre que foi o FIFA 10 para PC, o jogo do ano passado trouxe o mesmo gameplay dos consoles, mas o restante ainda era ultrapassado. Nada de FUT, o modo carreira ainda era o antigo, não era possível jogar com o goleiro e várias outras novidades ficaram de fora. Dessa vez, finalmente quem prefere jogar nos PCs não vai ficar pra trás. As versões serão iguais, com os mesmos recursos no Xbox 360, PS3 e PC, incluindo pela primeira vez o Ultimate Team. Apesar de já ter comprado minha versão para PS3, admito que essa deve ser a melhor das três versões, afinal será a única a suportar gráficos em FullHD e ainda terá um preço menor, como é comum em jogos de computador.

Bônus de pré-venda: Quem comprar o FIFA 12 até o dia 01/10 irá receber junto do jogo um código para download de 2 pacotes ouro do FUT por seis meses. Além disso, as versões de PS3 e Xbox 360 compradas em pré-venda aqui no Brasil virão acompanhadas de uma camisa “Sou Fifeiro” de brinde.

Queda de preços no Brasil: Nos consoles a queda é razoavelmente pequena, o jogo irá custar 10% menos do que o de costume (R$179,90 ao invés do habitual 199,90). No PC a queda é maior e o jogo será vendido por R$59,90, sendo R$99,90 o padrão da plataforma. Por um lado, dá pra entender essa queda em função da baixa do dólar, já que outros jogos (como o Fórmula 1 – 2011) também estão sendo lançados com um preço menor, mas não podemos esquecer que ano passado o Pro Evolution Soccer saiu por aqui por R$49,90 nos PCs. Num país tão ligado ao futebol como o nosso, é natural ver o FIFA cortando seu preço para competir com seu grande (mas nem tanto assim) rival.

Capa nacional exclusiva: A capa do jogo (imagem acima) que sairá por aqui será exclusiva do Brasil. O brasileiro Kaká e o inglês Wayne Rooney, dividirão a capa exclusiva do mercado nacional. O mesmo acontecerá em vários outros países pelo mundo, que terão estrelas nacionais em suas capas.

Data de lançamento e plataformas: A demo do FIFA 12 chega essa semana, mais precisamente no dia 13/09. A versão final sai dia 27/09 nos EUA e no dia 30/09 no resto mundo, incluindo o Brasil. FIFA 12 sairá para PS3, Xbox 360, PC, Nintendo Wii, PSP e PS2. As novidades comentadas neste post dizem respeito só às versões de PC, Xbox 360 e PS3. Nos outros consoles estes recursos podem não estar disponíveis.

Fontes: MyGames, Eurogamer, G1, The Official Xbox Magazine, Ultimate FIFA, FIFA Soccer BlogEA Origin e EA [1] [2] [3].

 

 

Marcações: